davidmleal

Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

1.044 publicações neste tópico

Este produto financeiro tem sido nos ultimos tempos muito divulgado neste forum em vários tópicos. Acho que faz mais sentido concentrar num unico topico de modo que todos nós podemos entender melhor este tipo de investimentos.

Coloquei um link de um video (em inglês) de 6 minutos a explicar o que é um CLN.

Explicação em português dada por membro deste forum:

author=D@vid link=topic=7053.msg56029#msg56029 date=1345297624]

Credit Linked Notes (CLN)

Uma Credit Linked Note é um activo financeiro que consiste na combinação de um CDS e de uma Medium Term Note , ou seja, apresenta características quer de um derivado quer de uma obrigação.

gra6.jpg

Estas Notes dão ao investidor a possibilidade de ter exposição ao risco de crédito de um determinado emitente sem que para isso seja necessário deter o activo desse emitente em carteira. Esse risco é obtido através da CLN que é emitida por uma entidade ­ vendedor de protecção e emitente da CLN - que faz um CDS com quem quer comprar protecção para o risco de crédito e que em simultâneo emite a CLN que vende ao investidor. Com o dinheiro da venda da CLN o emitente adquire obrigações de rating elevado e o retorno da CLN consiste na combinação do retorno das obrigações de rating elevado com o pagamento periódico que o comprador de protecção faz. Assim, o investidor na CLN está disposto a correr o risco de crédito associado ao título de crédito que o comprador de protecção detém, em troca de um cupão mais elevado. As CLN são utilizadas sobretudo por quem não tem acesso directo ao mercado de swaps de crédito (por exemplo por falta de linhas de crédito) ou por quem não quer ter um CDS directamente em carteira...

O risco associado a este tipo de produto centra-se no evento de crédito, que poderá ser a Insolvência tanto da Entidade de Referência (PT) como da Entidade Emitente (BESI).

A pergunta que um investidor terá de fazer para si mesmo nestes tipos de produtos é a seguinte: É possivel a Portugal Telecom ou o BESI entrarem em insolvência nos próximos 3 anos? Eu respondo desta forma, possivel é, tudo é possivel, mas analisando que estamos a falar numa empresa que detem a maior cota de mercado de telecomunicações, lider com o MEO, TMN, detem toda a rede de distrubuição em Portugal....e o BESI? também é possivel, mas quando um grande grupo financeiro como o Espirito Santo abrir falência então tudo já para tras abriu falência e já estaremos num caos...

É assim que eu vejo este produto, que a partir de 1000€ pode ser subscrito, pagamento de juros mensais, e taxas bem acima dos DPs, de salientar que as CLNs, plo menos no BEST, esgotam rapidamente e que as Entidades de Referência são quase sempre entidades de rating alto, e empresas de boa saúde fiannceira, PT, EDP, Telecom Italia...etc.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa ideia  david. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Algumas perguntas de quem está apenas familiarizado com obrigações (em mercado secundário)

1) Neste caso, o risco vem do emitente das obrigações + do emitente das CLN, certo?

2) Tipicamente, as CLN terão uma rentabilidade inferior ou superior às das obrigações que estão subjacentes?

3) Os custos de subscrição, custódia e reembolso no Best são semelhantes aos das obrigações? Sabes se a comissão de custódia é a mesma (e uma só) para produtos dos 2 tipos?

4) No video são referidos 2 cupões, sendo que se tudo correr bem se recebe um mais alto e se ocorrer um downgrade recebe-se um mais baixo. No exemplo que indicaste da EDP só referem o cupão de 8%, pensas que neste caso se a EDP sofresse um downgrade no rating o cupão não seria afectado?

5) A subscrição de CLN no Best faz-se directamente no site (em que secção)? Ou tem que ser via PFA?

Muito obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia!

1) Certo.

2) Têm uma rentabilidade superior. Se reparares as yield de obrigações EDP para a mesma maturidade andam nos 5%.

3) Não existem custos de subscrição ou reembolso para as CLN. A comissão de custódia é uma só para os dois tipos.

4) Nas condições de emissão destas CLN não havia nenhuma referência a um cupão menor. Se houver um evento de crédito por parte da EDP, as CLN serão convertidas em obrigações cotadas obrigatoriamente abaixo do par.

5) Acho que tem de ser via PFA.

Espero ter ajudado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que é entendido concretamente por evento de crédito? Insolvência? Ou algo mais?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que é entendido concretamente por evento de crédito? Insolvência? Ou algo mais?

Os cenários de Evento de Crédito:

•Insolvência

•Falha no Pagamento

•Reestruturação dos termos originais contratualizados de obrigações, crédito ou emprestimos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Partilho do que disse o davidmleal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estas CLN sendo eu cliente BEST como subscrevo ?

Atraves do site nao encontra nada. E preciso ter conta BEST Trading PRO ou tenho que contactar o meu PFA ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

MoneyPT, pode ser uma conta qualquer, e sim tem de ser com o PFA, ele é que tem de te dizer quando este produto está em subscrição e qual o valor que se pretende para pedir o plafond.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os cenários de Evento de Crédito:

•Insolvência

•Falha no Pagamento

•Reestruturação dos termos originais contratualizados de obrigações, crédito ou emprestimos

Em 1º Lugar parabéns ao davidmleal e aos outros membros que contribuíram com comentários bastante úteis para perceber um assunto que agora é (spam :P ).

Relativamente ao cenário falha no pagamento em que condições pode ocorrer? Colocariam as CLN em que nível de risco?

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apenas queria dizer que na explicação que dei sobre as CLNs que foram aqui reproduzidas, foi dado o exemplo da PT porque era a CLN existente na altura, contudo a explicação é igual para empresas como a EDP etc...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CLN EDP 3 anos 6,25% TANB.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CLN EDP 3 anos 6,25% TANB.

Quando é que começa às subscrições...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando é que começa às subscrições...

Falta sair o prospecto, mas este tipo de produto tem de ser reservado antecipadamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falta sair o prospecto, mas este tipo de produto tem de ser reservado antecipadamente.

Pois, estou a espera de contacto do meu PFA a duas semanas... ele já sabe o montante que quero subscrever.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve estar para sair, até porque o limite de subscrição é dia 27 se não estou em erro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

confirmou hoje a minha PFA que vai sair ainda esta semana os propetos de informação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual a data de subscrição desse CLN?

Se houver muita procura há rateio?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

até dia 24 do corrente ainda que a minha gestoura de conta disse que até á manhã segunda tinha que dizer sim ou sopa para reservar encomenda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

e haverá rateio, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

aqui não há rateio é reservado o montante e quando acabar para os clientes do banco acabou . o que me adiantou foi que no proximo mês vai haver outro investimento só que com taxas provalvelmente mais baixas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E lá subscrevi hoje 51500 euros em obrig. EDP em (clns) até 2015 com juros ao mês a 6,25 % para dar um jurosito de 200 euros ao  mês livre de impostos .............. até ver !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead