JPLBG

IVA em automóveis

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tive conhecimento deste forum, e gostaria de tirar uma dúvida:

-Possuo uma empresa cujo objeto é o "comércio de veículos automóveis", correspondente ao CAE 45110-r3.

-No passado mês de Julho, a empresa adquiriu, por intermédio de uma leiloeira em Lisboa, uma viatura oriunda de uma rent-a-car, e em que cuja fatura aparece o valor de venda e o IVA respetivo.

-Quando falei na contabilidade com o toc, sobre a possibilidade de deduzir o iva, com base no art.21, nº2 a), o mesmo informou-me que apenas as viaturas "comerciais" (ditas de 2 lugares) poderiam deduzir o iva, e que apenas poderia deduzir 50% do valor do gasóleo, e que a viatura comprada, sendo de turismo, não teria lugar à dedução.

O que me leva a pensar que poderei deduzir o iva é o facto de a viatura em questão enquadrar-se em"...quando respeitem a bens cuja venda ou exploração constitua objecto de actividade do sujeito passivo..." (CIVA- art.21, nº2 a)

Apesar de ser em "segunda-mão", acredito que a rent-a-car tenha deduzido o iva na altura que comprou a viatura e agora tenha de liquidar o iva da venda, e que a minha empresa possa deduzir o iva da compra, e, no momento da venda, a tenha de liquidar.Agradeço em antecipado todas as respostas que forem colocadas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Obrigado pelo seu esclarecimento... No seu comentário verifiquei que fala em legislação...

Neste caso onde poderei ir buscar a mesma para me basear nessa distinção entre "mercadoria" e "Activo Imobilizado , e dessa forma fazer valer o meu ponto de vista?"

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead