vjmgoncalves

Reorganização Poupança

17 publicações neste tópico

Viva, sou novato no forum mas após consultar vários tópicos e aprendido algumas coisas cheguei a conclusão que não tenho as minhas poupanças bem geridas.

Neste momento tenho 10K investidos em certificados do tesouro já faz mais de um ano. Devido a vários avisos de uma reestruturação da divida portuguesa que li neste forum, fico com receio de ter todas as minhas poupanças num único instrumento de poupança. Além disso, devido a vários factores, identifiquei que precisarei do dinheiro dentro de 6 a 7 anos.

Vários bancos oferecem DP a taxas interessantes e a DECO Invest diz que obrigações Portugal são atractivas. Mas a verdade é que não tenho a minima ideia de distribuir o dinheiro por esses instrumentos de maneira a reduzir o risco e obter um maior rendimento para um prazo de 7 anos.

Resumo situação:

Montante ->10.000€

Prazo Resgate-> 6 a 7 anos

Risco-> Conservador

Instrumentos Preferenciais-> DP e (eventualmente) Obrigações

Reforços: 500€/mes (apartir de Janeiro)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mesmo DP e Obrigações para esses 10k? e para os 500€/mês? pensas também colocar só em DP?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mesmo DP e Obrigações para esses 10k? e para os 500€/mês? pensas também colocar só em DP?

Obrigado pela resposta.

Bom eu não queria ser mente fechada mas  não estou disposto a perder muito dinheiro nesta fase da vida porque quero mesmo fazer um investimento com este dinheiro mais tarde. A parte boa dos DP é que pelo menos têm o fundo de garantia e acho que ainda têm taxas boas.

Outros instrumentos, além de não terem essa garantia são mais complexos e não os percebo bem (fundos, accções, etc...). Não faço a minima ideia se é um bom investimento ou mesmo se ao comprar "agora" é uma boa altura para entrar.

Mas, repito, tenho mente aberta para ouvir os vossos concelhos  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que acontece é que ha produtos teoricamente de alto risco que na prática acabam por não o ser, mas isso depende sempre da prespectiva da pessoa  ;) vou dar um exemplo, acreditas que nos próximos 3 anos a PT ou o BES possam entrar em insolvência?  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que acontece é que ha produtos teoricamente de alto risco que na prática acabam por não o ser, mas isso depende sempre da prespectiva da pessoa  ;) vou dar um exemplo, acreditas que nos próximos 3 anos a PT ou o BES possam entrar em insolvência?  :)

Acho que não... Mas estás-te a referir aos CLN da PT ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo sim...paga-te 43,75€ por mês durante 3 anos, ou seja taxa de 5,25% liquidos/ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo sim...paga-te 43,75€ por mês durante 3 anos, ou seja taxa de 5,25% liquidos/ano.

Essa opção poderia ser interessante mas se alocasse tudo nesse investimento estaria a cometer o mesmo erro que agora tenho. Além disso existem também DP com taxa muito perto disso. O que eu gostaria era que percentagem recomendariam por (por exemplo) nos CLN PT, percentagem por num DP e (eventualmente) uma parte a manter nos certificados tesouro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que não... Mas estás-te a referir aos CLN da PT ?

D@vid

Deter CLN tem algum custo associado como tem as obrigações, que podem promover uma redução na rentabilidade liquida? Tais como:

• Comissão de Guarda de Titulos
  • Comissão de Pagamento de Juros
  • Comissão de Reembolso do Capital Investido

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

DPs com taxa liquida de 5,25% ? estamos a falar em 7% brutos, não vejo DPs com essas taxas...queres diversificar os 10k é isso? mas como falaste em 500€/mês podias colocar os 10k tudo num produto e fazer dos 500€ um complemento de poupança, ha fundos de investimento com médias acima de 4% liquidos muito certinhos sem risco praticamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid

Deter CLN tem algum custo associado como tem as obrigações, que podem promover uma redução na rentabilidade liquida? Tais como:

• Comissão de Guarda de Titulos
  • Comissão de Pagamento de Juros
  • Comissão de Reembolso do Capital Investido

Só a guarda de titulos sim é verdade, mas estamos a falar á volta dos 7€ por trimestre.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Bom eu não queria ser mente fechada mas  não estou disposto a perder muito dinheiro nesta fase da vida porque quero mesmo fazer um investimento com este dinheiro mais tarde. A parte boa dos DP é que pelo menos têm o fundo de garantia e acho que ainda têm taxas boas.

Outros instrumentos, além de não terem essa garantia são mais complexos e não os percebo bem (fundos, accções, etc...). Não faço a minima ideia se é um bom investimento ou mesmo se ao comprar "agora" é uma boa altura para entrar.

Mas, repito, tenho mente aberta para ouvir os vossos concelhos  ;)

10k não dá para negociar nenhuma taxa de jeito para depósitos a prazo, logo só mesmo olhando para as taxas tabeladas. E nesse caso não há grande problema em dividir o dinheiro. Investir em obrigações com menos de 10k é que já é preciso ter mais cuidado, pois as comissões podem começar a pesar um pouco se não se escolher bem o banco o a obrigação.

Olhando unicamente para a parte dos DPs, a melhor aplicação a longo prazo é a do PrivatBank, com 6% brutos a 5 anos.

Se calhar pode dividir parte entre isso e por exemplo, alguma outra aplicação como o seguro ligado a fundos de investimento da Eurovida - Renda 2015 3ª série. 5,6% a 3 anos (já com todas as comissões internas do fundo incluídas).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid deixaste de falar em fundos para falar em CLN ehehe ;D  isto está a melhorar :P  o próximo passo é começarmos a falar de warrants ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tento falar de tudo um pouco Cardoso24 haha, pelo menos naquilo que sei, warrants como não estou familiarizado com o produto em questão não me vou pronunciar para não dar barraca  ;D mas como sou mente aberta agora só por tua causa vou estudar esse assunto e começar a falar em warrants, certificados, cfd's, forex... :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tento falar de tudo um pouco Cardoso24 haha, pelo menos naquilo que sei, warrants como não estou familiarizado com o produto em questão não me vou pronunciar para não dar barraca  ;D mas como sou mente aberta agora só por tua causa vou estudar esse assunto e começar a falar em warrants, certificados, cfd's, forex... :o

ehehe vamos a isso e olha que se leres sobre warrants vais gostar ;)  CFD´s também era bem falado ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CFD´s parece ser interessante, warrants também tem a sua piada, mas como sou mais para o "conservador" prefiro outras aplicações  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CFD´s parece ser interessante, warrants também tem a sua piada, mas como sou mais para o "conservador" prefiro outras aplicações  ;D

Conservador? ninguém diria :P  CLN´s consideras apropriado para que tipo de investidor?(Pergunta que fiz num outro tópico)

Mas concordo contigo quanto aos warrants mas é preciso ter muito controlo (e dinheiro claro)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O CLN? para qualquer um desde que seja em complemento de mais aplicações, penso não ser descabido mesmo para um investidor conservadlr e clm um montabte de 50k aplicar 10 ou 20k..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead