D@vid

Futuros Euribor

4 publicações neste tópico

Decidi abrir este tópico porque tenho curiosidade, e penso que todos o terão, em ver a evolução das taxas da Euribor, seja por termos contraido empréstimos seja por termos depósitos a prazo, ora a melhor forma de anteciparmos a evolução das taxas, é consultar os contratos de futuros das mesmas, vendo assim a espectativa que o mercado tem em relação ás suas evoluções, como poderão ver pelo link da Eurex, os contratos de futuros da taxa da Euribor a 3 meses está cotado actualmente para entrega em Dezembro nos 96,50, o que se traduz numa espectativa de taxa a 3,50% (100-96,50=3,50), neste momento esta econtra-se nos 3,853%, portatanto não muito longe, mas se formos mais alêm no tempo, verificamos que para entrega em Setembro de 2009 a cotação se econtra nos 97.60, ora deste modo o mercado está á espera de uma taxa da euribor a 3 meses nos 2,40%, mas tambêm se verifica que neste momento espera-se uma subida a partir dessa altura.

Na minha opinião pessoal, talvez tambêm seja um desejo já que ficaria bem mais aliviado a nivel de prestação de CH, a minha espectativa é de uma taxa da Euribor a 3 meses nos 3% até ao fim do ano, e até Março estar a rondar os 2,50%, mas tudo isto passa pelo o que o BCE poderá fazer nas próximas reuniões e a evolução dos mercados.

http://www.eurexchange.com/trading/products/INT/MON/FEU3.html?mode=quotes

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

fazer futurologia é complicado. Mas vou arriscar umas ideias soltas sobre este assunto.

i) o BCE irá baixar a tx directora enquanto não houverem sinais de retoma económicos;

ii) em 2009 o sector financeiro continuará a lamber as feridas, sendo de esperar ainda muitas falencias/intervenções/nacionalizações, pelo que o credito às empresas e familias continuará a ser reduzido;

Ou seja, tendo em conta a forma como o sistema económico-financeiro funciona, acho que, enquanto o sector financeiro não tiver sido "expurgado" dos excessos que aconteceram no passado recente, a economia não vai poder arrancar. Logo as taxas de juro deverão manter-se a niveis reduzidos, pois o BCE tem margem para o fazer e os governos europeus irão pressionar nesse sentido. Caso este cenário se confirme, não me espantaria se a euribor chegasse aos 2%-2.5%

Já nos EUA, as coisas deverão ser bem piores pois a recessão será, provavelmente, acompanhada de inflação e da desvalorização do dolar.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O futuro é complicado de prever mas a minha ideia é que o BCE seja "obrigado"  a descer as taxas ate aos 2% ou 2,5%...

Menos que isso não me parece, uma coisa que nós não nos podemos esquecer é de quanto custava o dinheiro á uns 15 ou 20 anos?

No entanto nesse tempo a economia era muito diferente, não se pode comparar com a actualidade...

O credito a empresas e particulares acho que nunca mais vai ser como nestes ultimos anos, vai existir uma maior restrição especialmente para os particulares.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que se dizia em 2008 :D

1

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead