Pirexx

Desconto para o IRS

9 publicações neste tópico

Boas Tardes!!!!!

Gostava de saber a percentagem que desconto para o irs, mas não sei como acha-la. Eu e a minha mulher trabalhamos os dois e temos um filho, sei que pertencemos a tabela III, também sei que é sobre o salário bruto que se faz as contas. Eu um mês destes recebi 1034.72 brutos e descontei 182.30, isto sendo 100.30 para a segurança social e os outros 82.00 para o irs, isto segundo esta no meu recibo, sei que 11% são para a segurança social. E qual será a percentagem que desconto para o irs???? Se me poderem ajudar agradeci

obrigado

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda....

Eu já estive a ver a tabela, mas ainda tenho algumas duvidas como é que calculo o valor para chegar a essa percentagem??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que nesses 1034,72 estão incluídos valores não sujeitos a irs, nem a SS.

Primeiro tem de ver realmente que valores estão sujeitos a irs.

Exemplos de valores sujeitos: Salário base, prémios, subs. alimentação na parte que exceder 5,12/dia, ...

Depois de separar o que realmente está sujeito a irs, vai à tabela III, na coluna da esquerda vê em que escalão se enquadra o valor... e segue a linha até à coluna 1 e vê a percentagem.

Após fazer umas contas, palpita-me que o dependente não está a ser tido em conta.

Se quiser colocar aqui os valores discriminados que completam esses 1034,72 fica mais fácil para o ajudar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que nesses 1034,72 estão incluídos valores não sujeitos a irs, nem a SS.

Primeiro tem de ver realmente que valores estão sujeitos a irs.

Exemplos de valores sujeitos: Salário base, prémios, subs. alimentação na parte que exceder 5,12/dia, ...

Depois de separar o que realmente está sujeito a irs, vai à tabela III, na coluna da esquerda vê em que escalão se enquadra o valor... e segue a linha até à coluna 1 e vê a percentagem.

Após fazer umas contas, palpita-me que o dependente não está a ser tido em conta.

Se quiser colocar aqui os valores discriminados que completam esses 1034,72 fica mais fácil para o ajudar.

Boas Noites!!!!

já fiquei um pouco mais esclarecido, mas ainda um pouco confuso.... Deixo um link em baixo com tudo referente a esse valor. Gostava que me pode se ajudar.

vencimento1.jpg]http://vencimento1.jpg

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então para saber o valor total sujeito a irs, soma: Vencimento base + Trabalho nocturno + Subs alimentação sem isenção + Horas extras.

Dá um valor de 911.84.

Agora vá à tabela III e procura na coluna " Remuneração mensal " ( a da esquerda ) em que escalão o valor 911,84 se enquadra... Enquadra-se no "Até 988,00", porque é maior que o anterior (907) e menor que 988. Agora nessa linha procura a coluna do nr de dependentes igual a 1, vai ver que dá a taxa de 8%.

Agora para testar, 911,84 x 8% = 72,94

Dá diferente do que descontou no recibo (82)

Onde está a diferença?

Se testar com taxa da coluna 0 (zero) dependentes, 9%, dá 911,84 x 9% = 82

Pois... era o que eu suspeitava, o dependente não está a ser tido em conta.

Penso que deve comunicar esse facto à entidade patronal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deverá mesmo comunicar, porque a entidade patronal pode não ter conhecimento da existência desse dependente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então para saber o valor total sujeito a irs, soma: Vencimento base + Trabalho nocturno + Subs alimentação sem isenção + Horas extras.

Dá um valor de 911.84.

Agora vá à tabela III e procura na coluna " Remuneração mensal " ( a da esquerda ) em que escalão o valor 911,84 se enquadra... Enquadra-se no "Até 988,00", porque é maior que o anterior (907) e menor que 988. Agora nessa linha procura a coluna do nr de dependentes igual a 1, vai ver que dá a taxa de 8%.

Agora para testar, 911,84 x 8% = 72,94

Dá diferente do que descontou no recibo (82)

Onde está a diferença?

Se testar com taxa da coluna 0 (zero) dependentes, 9%, dá 911,84 x 9% = 82

Pois... era o que eu suspeitava, o dependente não está a ser tido em conta.

Penso que deve comunicar esse facto à entidade patronal.

Agradeço a explicação.... e já estou a tratar com a entidade patronal

Só mais uma coisa porque é que só se soma o sub. de alimentação sem isenção? e não o sub de alimentação normal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O subsidio de alimentação até ao valor de 5,12/dia está isento de irs.

Como o seu subsidio alimentação ultrapassa 5,12, o excedente é tributável em irs.

Daí eles terem distinguido isso no recibo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor