Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante a_s_a

Dúvida passagem regime contabilidade organizada recibos verdes

2 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Tenho rendimento de categoria A e de categoria B (actividade de comissionista -  na área da intermediação bancária). Em termos de valores nada de extraordinário. Acontece que estou em vias de realizar um negócio de uma vida (no ramo imobiliário) que dará uma comissão acima dos 200.000 Euros. Assim, tenho as seguintes questões:

- Na intermediação bancária estou isento de IVA pelo art 9º - nº 27. Na intermediação imobiliária tenho de cobrar o IVA?

- Sendo comissionista mas passando recibos a uma instituição bancária, posso passar um recibo verde numa situação de comissões imobiliárias sem lugar a qualquer alteração nas finanças? No fundo trata-se de um acto isolado em termos imobiliários.

- Tendo contabilidade simplificada, com essa comissão suponho que passo automaticamente para a contabilidade organizada em 2013 certo? Mas acontece que nos anos seguintes não terei novamente rendimentos desse nível e voltarei a ter rendimentos bem mais modestos e todos relacionados com a intermediação financeira. Assim, é possível voltar para a contabilidade simplificada para 2013? O que tenho de fazer?

Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

Atentamente

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Sim, a intermediação imobiliária está sujeita a iva. Pode é haver o caso do prestador do serviço estar isento pelo artigo 53º civa.

- Na minha opinião, deve pedir alteração da actividade, acrescentando a nova actividade, Isto porque, em termos do seu enquadramento de iva está isento pelo artigo 9º, devido à única actividade que tem... mas a nova actividade vai obrigá-lo a iniciar o enquadramento em iva, passando a ficar abrangido por um sistema misto (por um lado isento e por outro sujeito). Como prevê um grande volume de negócios, terá de cobrar o iva, e fazer a declaração trimestral do iva.

Depois volta a retirar a nova actividade, ficando tudo como antes.

- Certo, por imposição legal ficará abrangido pelo regime de contabilidade organizada em 2013. Se durante o ano 2013 voltar a facturar pouco, automaticamente cairá de novo no regime simplificado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0