Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
pbdias

Revisão Trimestal e Anual do meu empréstimo

7 publicações neste tópico

Bom dia.

Tenho o meu empréstimo habitação no BES com a taxa Euribor 3M.

Para além das revisões trimestrais o banco na anuidade do empréstimo faz uma revisão com a média anual da taxa Euribor 3M em vez da média mensal do mês anterior. 

Isso é prática corrente?  É permitido ? 

Cumprimento

Pedro

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Decreto-Lei 240/2006:

Artigo 3.º

Taxa de juro

Quando a taxa de juro aplicada aos contratos de crédito abrangidos pelo disposto no presente decreto-lei for indexada a um determinado índice de referência, deve a mesma resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros.

No entanto, este mesmo decreto refere que

Artigo 2.º

Âmbito

O disposto no presente decreto-lei aplica-se aos contratos de crédito referidos no artigo anterior que venham a ser celebrados após a sua entrada em vigor e aos contratos em execução, a partir da refixação da taxa de juro, para efeitos de arredondamento, que deve ocorrer logo após o mencionado início de vigência.

(pois este mesmo decreto faz referências à fórmula de arredondamento que deve ser usada para cálculo da taxa de juro).

Portanto, se o teu empréstimo for anterior a 2006 (ou mesmo dos primeiros dias de 2007) pode não estar abrangido por este DL no que diz respeito à forma como se calcula a média da Euribor. Se for posterior, parece-me que a lei é bem clara...

Aliás, sendo a Euribor 3M uma taxa trimestral, a vigorar durante 3 meses, parece-me que não faz sentido aplicar uma média anual...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, deves aproveitar e perguntar ao banco o porquê dessa fórmula de cálculo. Até porque, em princípio, tu concordaste com ela quando contrataste o empréstimo, não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado.

O empréstimo é de fim de março de 2007. 

Eles só me falaram na revisão trimestral nunca falaram numa revisão anual.

Porque no meu caso em março/abril de 2009 vão fazer a média anual desde março de 2007 o que vai dar uma taxa bastante superior, do que se for a taxa do mês anterior, que irá ser provavelmente inferior a 3,5 (se continuar a descer ao ritmo actual)

Que razões poderei eu utilizar para argumentar com o banco, que os levem a alterar este método ?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas como sabes em primeiro lugar que eles estão a usar esse método?

Porque não te queixaste em Março 2008 quando provavelmente fizeram o mesmo? (ou aí ficaste todo contente porque a média anual era mais baixa e decidiste não dizer nada a ninguém?)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas como sabes em primeiro lugar que eles estão a usar esse método?

Porque não te queixaste em Março 2008 quando provavelmente fizeram o mesmo? (ou aí ficaste todo contente porque a média anual era mais baixa e decidiste não dizer nada a ninguém?)

LOL isso é sempre um pau de dois bicos porque agora acontecia o contrário    ;D 

E só me falaram nisso noutro contexto que só me lembrei agora que andei a fazer uma contas...

Mas é apenas uma questão de termos, chamam de revisão anual porque coincide com a anuidade do contrato, mas a taxa é actualizada com o valor do mês anterior. Já estou é sempre de pé atrás com os bancos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas é apenas uma questão de termos, chamam de revisão anual porque coincide com a anuidade do contrato, mas a taxa é actualizada com o valor do mês anterior. Já estou é sempre de pé atrás com os bancos.

Portanto, mentiste na tua primeira mensagem deste tópico, foi isso? Ou então agora sou eu que não estou a perceber nada...  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0