IN_AND_OUT

Como iniciar - ajuda.

19 publicações neste tópico

Boa tarde,

Desde já, o meu obrigada a quem me elucidar nas minhas dúvidas. Quanto mais leio por aí, mais confusa fico.

Estou a pensar em abrir um negócio como empresária em nome individual (pastelaria). Pelo que li, não preciso de capital social, posso escolher o regime simplificado em que não preciso de de contabilistas nem TOC's. Tenho isenção de IVA se os lucros não forem superiores a 10 mil anuais e tenho isenção da SS no primeiro ano. Está correcto?

As minhas questões são as seguintes:

- Se eu pedir isenção de IVA, mas os lucros depois forem superiores ao limite, basta fazer o pagamento ou mais vale não pedir a isenção? É que no negócio que vou abrir, não tenho garantias dos lucros.

- Para abrir uma ENI, como e quando apresento os lucros às finanças? E que tipo de IRS farei?

- Basta ir a uma 'empresa na hora', inscrever-me nas finanças e na SS?

- Qual o regime melhor a escolher? Simplificado, organizado, etc.

Obrigada desde já.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Não há capital social.

- Pode escolher o regime (simplificado ou contabilidade organizada)

- Não é lucro, é volume de negócios até 10000.

- Na 1ª vez que se inicia actividade tem isenção de pelo menos 12 meses de SS.

- A isenção é para volume de negóciosaté 10000. O que para uma Pastelaria só facturar uma média de 833/mês é muito pouco.

- Para apresentar os rendimentos da actividade como ENI, é através do anexo B ou C do IRS, que é entregue junto à sua declaração de irs.

- Basta ir às finanças e entregar a declaração de inicio de actividade, ou então pode fazer isso via portal das finanças na internet.

- Para dar uma opinião sobre a melhor opção para o regime de tributação, é preciso saber que previsões tem em relação a vendas/serviços, despesas, encargos com funcionários,...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta!

Pelo que percebi então, não terei isenção de iva. Bem, isso é o menos...

Funcionários serei só eu, pelo menos no início, despesas serão as normais, como renda, luz, água, produtos para fabricar os produtos (serão feitos no estabelecimento assim como as bebidas) e, muito importante, o valor a pagar pelo microcrédito.

A nível de volume de negócios é algo que ainda não sei prever mas a minha previsão é que seja média/alta visto que se trata de um negócio ainda não existente e num sitio com bastante pasagem de pessoas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação ao IVA, é mais que previsivel que terá um volume de negócios superior a 10000, logo tem de ficar enquadrada no regime normal do IVA.

Em IRS, tem duas opções de regime:

- Simplificado, em que a actividade é tributada em 20% do volume de negócios. Ou seja, neste regime eles entendem que o lucro é 20% do total de vendas/serviços de restauração.

Não precisa de toc.

- Contabilidade organizada, em que a actividade é tributada pelo lucro efectivo. Ou seja, é mais justo, porque se lucra 1000 é tributado por 1000.

Precisa de toc.

Mas tudo depende dos valores envolvidos, margens de lucro que pensa ter, investimentos em maquinaria/mobiliário que possam reflectir-se nos lucros dos anos seguintes, etc. e visto ser uma actividade tributada em IRS, a situação do agregado familiar / rendimentos do agregado, também têm de ser tidas em conta.

Assim às escuras, é dificil dar-lhe uma opinião do que será melhor para o seu caso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a ver que é um assunto muito complicado.

Por um lado, preferia ter a contabilidade organizada, a ajuda de quem sabe na área é sempre uma mais valia, além de que, como diz, é muito mais justo.

Mas depois fico a pensar que o TOC será outro encargo que não sei se conseguirei suportar...

O investimento será todo inicial e através de microcrédito.

Sobre o agregado, diga-me que informações necessita de ter.

Muito obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O facto de ser mais justo, não quer dizer que seja mais vantajoso. A si interessa-lhe pagar o menos possivel de imposto, dentro da legalidade claro, e não acrescentar muitos custos à actividade.

Por isso era necessário ter umas previsões de vendas e despesas, de forma a fazer uma simulações.

Quanto à situação familiar... é tudo o que tem influencia em IRS. Casado/solteiro?, filhos?, tipos e valores de rendimento do agregado?, despesas de irs?, etc.

É preciso ter uma base por onde começar para chegar a uma conclusão que lhe permita saber que, por exemplo, até x de volume de negócios e de lucro compensa um regime, ou depois de x compensa o outro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou tentar dar então, o maior número de informações possível. Os valores são uma estimativa.

Despesas: €500 (renda, empréstimo, água, luz, produtos, tv. Faltará a SS e impostos e talvez algo que me esteja a esquecer).

Lucros: €2400 +/-

A nível de agregado, sou casada com um dependente, temos um irs baixo e o que fica retido na fonte é o que nos é 'devolvido' pelas finanças. Despesas são as normais, casa, saúde...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando diz "lucros: 2400" quer dizer vendas por mês? dando 2400 x 12 = 28800 por ano?

Se assim for, até não é um volume de negócios muito alto, e talvez aí compense o regime simplificado. Em simplificado será tributada por 28800 x 20% = 5760, ou seja, como se lhe atribuissem 5760 euros de lucro num ano.

Por esses valores, após o periodo de isenção da SS, ficará enquadrada no 1º escalão 124,09 / mês, enquanto na contabilidade organizada o minimo é o 2º escalão (186,13)

Não precisa de TOC, e pode você própria tratar da contabilidade / declarações fiscais. Apesar de eu aconselhar arranjar alguém entendido que lhe trate das coisas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É a minha estimativa, cerca de €120/dia x 20 dias... No máximo uns €200/dia. Talvez me surpreenda e seja mais mas como se trata de um negócio específico, nem toda a gente adere.

Sim, terei sempre apoio de um profissional da área, mas como eu própria já trabalhei no ramo, o mínimo consigo fazer. Daí eu não querer despender recursos com um TOC.

Relativamente ao IVA. É pago anualmente, trimestralmente?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fica enquadrada no regime normal trimestral do IVA.

Todos os trimestres tem de apresentar a declaração do IVA ... e pagar, caso dê a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

chamo apenas a atenção que o regime simplificado não precisa de fazer contabilidade organizada, agora se calhar vai continuar a precisar de contabilista, existem obrigações legais tais como a declaração periódica de IVA, que dada a quantidade de papelada envolvida num negócio desse género (facturas de fornecedores, produtos em stock, imobilizado, vendas aos clientes, etc), se tiver empregados, precisa de processar salários, ou seja  pode não se safar sozinha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

chamo apenas a atenção que o regime simplificado não precisa de fazer contabilidade organizada, agora se calhar vai continuar a precisar de contabilista, existem obrigações legais tais como a declaração periódica de IVA, que dada a quantidade de papelada envolvida num negócio desse género (facturas de fornecedores, produtos em stock, imobilizado, vendas aos clientes, etc), se tiver empregados, precisa de processar salários, ou seja  pode não se safar sozinha.

Não terei empregados e fornecedores directos não os terei praticamente.

Mas sim, como eu tinha dito acima, terei sempre o apoio de um contabilista.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada, penso que neste assunto já estou esclarecida.

Agora tenho uma dúvida, talvez parva.

Pagarei o IVA trimestralmente, os tais 20% sobre o lucro. E o IVA sobre os produtos vendidos, já está englobado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não confunda IRS com IVA.

O IRS é que é calculado sobre 20% das vendas. Ou seja, eles pegam em 20% das vendas efectuadas e juntam aos restantes rendimentos do agregado familiar e a partir daí é que calculam o irs do seu agregado. E é anualmente junto à declaração de irs.

Em IVA, período trimestral,  será o iva incluído nas vendas menos o iva pago nas compras / despesas / investimentos essenciais à actividade. Deste apuramento sairá o valor a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, agora percebi!  :)

São as chamadas despesas dedutíveis correcto? Como o IVA das compras no Recheio, por exemplo.

Relativamente ao IRS, são então os 20% que falámos anteriormente que vão entrar no IRS mas a nível de pagamento às finanças, terei de fazer algum? Tipo retenções na fonte por exemplo.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nas suas vendas terá de incluir o iva, de forma a cobrá-lo ao consumidor. É o chamado iva liquidado.

Nas compras, despesas ou investimentos essenciais à actividade... o iva incluído nas facturas é deduzido ao iva liquidado. É o chamado iva dedutível.

Iva a pagar = iva liquidado - iva dedutível

Não, nesta primeira fase não terá de fazer nenhum pagamento.

Após apresentar a declaração anual de irs, onde vai declarar todos os rendimentos, é que haverá o acerto de contas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, muito bem.

Afinal, depois de uma boa explicação, torna-se simples!

A nível de despesas, contará as dos fornecedores, contas e compras. O crédito não contará, pois não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cara,

por aquilo que li, as suas dúvidas são mais do que muitas, para quem está a pensar em abrir um negócio.

Se tem o apoio de um contabilista, fale com ele. Faz confusão entre o IVA e o IRS, entre o IVA dos fornecedores e o IVA dos clientes, alem de que o negócio em causa, terá produtos com diversas taxas de IVA a ajudar à confusão.

Depois estou a achar o valor das despesas 500€ (renda, empréstimo, água, luz, produtos, tv) muito baixo. As arcas frigoríficos de um café/pastelaria gastam alguma luz, o valor da água para o comércio é diferente do valor para uso doméstico. Terá que ter um haccp. Se tiver esplanada terá que pagar uma taxa à câmara. Se tiver publicidade exterior, terá que pagar uma taxa à câmara.

Sinceramente não vejo como comprando produtos de valor inferior a 500€, consegue lucros de 2400€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu compreendo que ache confuso, mas o meu negócio não será uma pastelaria/café usual. Não terei arcas e muito pouca maquinaria. O único fornecedor directo que terei será do café, o resto serão compras, não terei publicidade e tão pouco esplanadas e mesas, será pegar e levar.

Sim, estava a fazer alguma confusão com os IVA e IRS e como eu já disse, terei apoio de um contabilista. Neste momento estou a tirar o maior das minhas dúvidas pois necessito de organizar um dossier para apresentar a terceiros, e por isso, recorri ao fórum. Quando realmente começar a montar o respectivo negócio, aí sim, entrarei em contacto com todos os profissionais necessários.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead