Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante FACF

testamentos

4 publicações neste tópico

O meu avo fez dois testamentos em datas diferentes, um ha dez anos outro ha 3 anos e nesses testemantos quer dar a Quota disponivel a uma filha e no outro testamento quer dar ao um filho.  A minhas pregunta e, Quem e que tem direito a essa Quota. Quando ha mais de que um testamento em que a Quota disponivel e dada a dois filhos e nao aos outros dois.  Pois que sao quatro filhos.  O meu avo ja morreu e a minha avo tambem.  A minha avo morreu primeiro. Obrigado FCF

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No código civil diz:

ARTIGO 2313.º

(Revogação tácita)

1. O testamento posterior que não revogue expressamente o anterior revogá-lo-á apenas na parte em que for

com ele incompatível.

2. Se aparecerem dois testamentos da mesma data, sem que seja possível determinar qual foi o posterior, e

implicarem contradição, haver-se-ão por não escritas em ambos as disposições contraditórias.

Se o testamento mais recente não disser que revoga o mais antigo, prevalece o recente em tudo o que for incompatível com o antigo.

Nesse caso, são incompatíveis, pois os dois atribuem a quota disponível por completo.

Assim, na minha opinião, o mais recente é o que será tido em conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado Ra pela sua ajuda.

FACF

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No código civil diz:

Se o testamento mais recente não disser que revoga o mais antigo, prevalece o recente em tudo o que for incompatível com o antigo.

Nesse caso, são incompatíveis, pois os dois atribuem a quota disponível por completo.

Assim, na minha opinião, o mais recente é o que será tido em conta.

E no caso do último testamento dizer que a quota disponível fica para XXX (neste caso 100%, uma vez que não tem conjuge, ascendentes nem descendentes) e não referir que anula o testamento anterior que divide os bens por diversos herdeiros? O que prevalece?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0