manuelo

Mais-valias

6 publicações neste tópico

Boa noite.

É o primeiro post que escrevo, mas antes de ir ao assunto, queria dar os parabéns aos autores; é excelente!

É verdadeiramente serviço publico e um espaço de cidadania; é um exemplo para todos nós. Sinceros parabens pela iniciativa.

Vamos às minhas duvidas:

1. Em 2000 adquiri uma casa em Azeitão para habitação própria que então foi registada por 85.000 euros.

2. Por razões profissionais e pessoais vim morar para Aveiro em 2004 e coloquei a casa em venda em 2005.

3. Em 2005 adquiri uma casa em Aveiro recorrendo à totalidade de empréstimo.

4. Devido às dificuldades de mercado, só em 2008 vendi a casa de Azeitão por 109.000 euros (reais).

5. Esse dinheiro foi directamente para liquidar o empréstimo.

Pergunta:

1. Que mais-valias terei que declarar?

2. Como adquiri uma casa depois de ter vendido esta o que isto implica?

3. Se tiver qe declarar mais-valias o que posso deduzir?

4. Quanto tempo tenho para as declarar?

Agradeço a todos a vossa preciosa ajuda... esta não é decididamente a minha especialidade.

Podem-me surgir novas duvidas....

Cumprimentos,

Manuel Oliveira

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mais valia corresponde à diferença entre o preço porque a vendeste e o preço da casa em 2000 (corrigido segundo o coeficiente de actualização). A este valor abates ainda os gastos que tenhas tido com obras na casa nos últimos 5 anos, as despesas suportadas com a compra (como o IMT e o custo da escritura) e as empresas suportadas com a venda (como a comissão da imobiliária). Ou seja, 109.000 - 85.000 * 1,25 - IMT - escritura - obras.

Na declaração de IRS deves declarar metade do valor assim obtido.

Pelo que percebi não adquiriste a casa depois mas antes da venda. Seja como for já passaram 3 anos, portanto nunca terias o direito a considerar isso como reinvestimento. Para além disso o dinheiro foi aplicado na amortização do empréstimo, o que também não é considerado reinvestimento.

Tens que declarar as mais valias com a próxima declaração de IRS.

Mais informações em http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743 . Podes também fazer uma pesquisa pelo fórum (a partir da página de entrada no fórum, para garantir que abrange todos os tópicos) pois este assunto já foi abordado por várias vezes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estimado Pauloaguia,

Muito obrigado mas só faço mais esta pergunta porque as contas saiem estranhas:

Valor compra é (85.000*1.25)=106.250 euros

Valor venda 109.000

Diferença: 2.750

50% mais valias= 1.375 euros, sem considerar IMT e escritura, ou seja, sem as considerar terei menos valias.

Terei que declarar na mesma?

O meu muito obrigado.

Manuel Oliveira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda que mal pergunte - porque é que é estranho  ???

Do que está só falta retirar aos 2.750 o valor do IMT e da escritura. Divide-se o resultado ao meio e é isso que deve constar na declaração de IRS.

50% mais valias= 1.375 euros, sem considerar IMT e escritura, ou seja, sem as considerar terei menos valias.

Sem as considerar vejo lá um valor positivo logo não percebo de onde vêm as menos valias. Considerando essas despesas é que pode já passar para valores negativos (se essas parcelas somarem mais de 2.750). Nesse caso não encontrei em lado nenhum o que fazer, mas se a declaração deixar meter valores negativos, porque não? Se não deixar, a questão nem se coloca.

É preciso não esquecer que deve manter a documentação comprovativa de todas as despesas referidas... Até porque, não declarando, há fortes probabilidades de o fisco vir bater à porta a pedir jsutificações...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro PauloAguia,

Dizia que me parecia estranho porque depois de fazer as contas segundo as tuas instruções e dar negativo.... ao fisco as contas dão sempre a pagar.... ;)

As menos valias resultam de que o valor de SISA e IMT é superior a este valor.

Mas obrigado pela ajuda; declaro o que tenho a declarar e logo se vê.

Mas como pensava que teria que pagar uns milhares de euros, estava a achar fartura a mais. ;D

Muito obrigado.

Um abraço,

Manuel Oliveira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, vendi o meu apartamento por 137500 e e comprei por 70000e há 8 anos, ainda devo 51000e ao banco, entretanto comprei casa por 215000 e vou contrair novo emprestimo no valor que precisar dependendo do valor que me sobrar do abatimento do primeiro emprestimo, o k me vai acontecer com as mais valias será que fico isento?? ou que posso ficar?

ObrigADO

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead