Spor

Qual a melhor duração do depósito a prazo atualmente? Escolho privat ou invest?

67 publicações neste tópico

Olá a todos.

Tenho cerca de 20.000 euros para aplicar (poderei ir até aos 25.000). Estou com algumas dúvidas sobre o prazo de duração do depósito a prazo. Como todos sabemos houve uma redução da % dos depósitos a prazo, por isso, não sei até que ponto será mais rentável apostar num depósito a médio prazo (1 ou 2 anos) com uma taxa superior, aproveitando assim as % ainda interessantes que os depósitos a prazo apresentam.

Se eu optar por prazos curtos a 3 ou 6 meses, no fim do prazo os depósitos (quer curta/média duração) poderão estar com taxas inferiores às praticadas atualmente. Logo fico a pensar que perdi uma boa oportunidade.

Concordam com esta ideia?

Outra dúvida que vos queria apresentar é sobre o banco a escolher. Pelo que tenho analisado os bancos com taxas mais interessantes no momento são o private e o invest, gostaria de saber a vossa opinião sobre os mesmos e eventuais "catch" que os ditos possam ter.

Obrigado a todos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também concordo com tentar garantir taxas altas para os próximos 1-2 anos (e até 3).

Não estou a ver as taxas de juro de referência a subirem tão cedo.

Nesse aspecto o PrivatBank é a melhor escolha, já que no Invest a melhor taxa é apenas a 1 ano.

Tendo 20.000/25.000, já possui poder negocial no PrivatBank, pelo que é capaz de conseguir uma taxa bastante superior à do Invest.

Logo o meu conselho para esse montante é que tente averiguar qual a taxa que consegue no Privat a 3,6 meses e 1,2 ou 3 anos. No Invest não passará dos 5.25% a 1 ano

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá ruicarlov. (parabéns pelo seu blog)

É essa a minha interpretação, mas mais do que 1 ano penso que poderá ser um pouco arriscado tendo em conta o estado da economia europeia e até mundial...

Sobre o banco a escolher, já vi que é fã do privat, acha mesmo que conseguiria negociar uma taxa ainda mais atraente no balcão?

Já agora alguém sabe a solvabilidade destes bancos? Ou existe algum ranking nacional ou mundial?

Outra questão que gostaria de levantar é sobre a famosa expressão "todos os ovos no mesmo cesto". Eu parto do pressuposto que o fundo de garantia é uma "coisa" séria em que podemos confiar, se assim é, penso que a expressão de não colocar "todos os ovos no mesmo cesto" só se deveria aplicar em quantias superiores a 100 mil euros, ou em aplicações de risco elevado.

Eu estou a optar por juntar o bolo ou grande parte dele para assim ter mais retorno. Se temos dúvidas em relação a um banco ou a uma aplicação nem sequer metemos lá o dinheiro, eu pelo menos é o que eu faço.

Cumprimentos.

P.S- não gostei nada de saber que o fundo de garantia pertence à Letónia. Não é o problema de pertencer à Letónia, o problema será em caso de catástrofe fazer a ligação entre 2 países...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Arriscado pôr mais de um ano?

Ao investir em depósitos a prazo o maior risco é o de oportunidade, ou seja, de as taxas subirem enquanto o dinheiro está aplicado. A meu ver, o risco de oportunidade de momento é baixo, já que há uma tendência global de descida das taxas de juro, devido à desaceleração da economia mundial.

Em relação a negociar a taxa no Privat, deve conseguir negociar, pois já foi relatado aqui no fórum isso, para capitais semelhantes (esqueço-me sempre de quem foi, mas é activo aqui no fórum :P) .

Realmente diversificar é importante, mas por outro lado concentrar um pouco pode dar vantagens quando se tratam de DPs, como é este o caso.

A questão que levanta em relação ao fundo de garantia da letónia é válida, mas penso que há acordos com o banco de Portugal para estas situações (tanto que anteriormente a garantia era partilhada), pelo que creio que há mecanismos em funcionamento que impeçam as coisas de serem muito complicadas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Arriscado, melhor, moderamente arriscado, pois se a Espanha dá o estouro se a Itália segue o mesmo caminho, a banca vai certamente sofrer.

Isto é como ver o horizonte, vemos até certo ponto, depois não sabemos bem o que nos irá aparecer.

Tenho de tirar a limpo esta questão do fundo de garantia.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu com esse dinheiro comprava esta obrigação que tem uma taxa boa de  6,6% e uma segurança das melhores do mercado[table]  [tr][td]Caixa Geral de Depósitos 8 09/28/15[/td][td]6,6%[/td][td]1.000,00[/td][td]103,75%[/td][td]8,000%[/td][td]2015-09[/td][/tr]  [/table]

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, mas eu como sou leigo no que diz respeito a esse tipo de investimentos prefiro não ganhar tanto e dormir descansado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para além disso,  chamar das melhores seguranças do mercado a essas obrigações.....

Talvez dentro das obrigações emitidas por empresas portuguesas, sim, seja.

Agora dizer isso quando se está a falar em depósitos a prazo pode induzir em erro as pessoas a e fazê-as acreditar que essas obrigações são mais seguras, o que não são.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu fazia um eurovida a 3 anos com 4,25%/ano liquidos, ou, claro, uma carteira de fundos de investimento  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu fazia um eurovida a 3 anos com 4,25%/ano liquidos, ou, claro, uma carteira de fundos de investimento  ;D

Muito falas tu em fundos de investimento, qual é o fundo que estás a gerir que eu compro umas UP´s :P ;D

Concordo com o D@vid, aproveita o eurovida a 3 anos porque 4,25%/ano líquidos é raro hoje em dia nos DP´s ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas isso do euvida é um depósito a prazo? Pertence a que banco? Estive a ver no site deles e não encontro esse depósito. Se puderem colocar o link eu agradeço.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Epa gosto de fundos Cardoso haha, não é um depósito Spor, é um seguro ligado a fundos de investimento da Eurovida e é subscrito no Banco BEST.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Epa gosto de fundos Cardoso haha, não é um depósito Spor, é um seguro ligado a fundos de investimento da Eurovida e é subscrito no Banco BEST.

ehehe Eu não gosto nada, mas isso deve-ser ao facto de só ver os da CGD :P 

Spor tal como o D@vid disse, não é um Depósito a Prazo e estaria a enganar-te que não há risco (existe em qualquer aplicação) mas o Eurovida a 3 anos seria uma opção bastante atractiva caso não precises do capital. É claro que não aconselho esta aplicação a pessoas com um peril de risco conservador...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não aconselhas a pesoas com perfil conservador Cardoso24? já leste o folheto informativo do produto?

"Perfil do Tomador de Seguro O Eurovida Renda 2015 – 3ª Série “Não Normalizado” é recomendado a investidores com baixa tolerância ao risco que privilegiem aplicações com pagamentos anuais, por redução do número de unidades de conta detidas e que estejam dispostos a manter os montantes investidos por um período de 3 anos."  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em caso de resgate, é possível? Penalização de juros 100%?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

afinal de contas esse eurovida não acredito que não tenha umas obrigações pelo meio e se calhar com mais risco que as referidas da caixa geral de depositos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, parece que não vou nem para o private ou invest. O private tem taxas fabulosas, mas os problemas no site e o facto do banco ser estrangeiro em caso de colapso, pode trazer complicações desnecessárias. O invest, com os problemas que as construtoras estão a apresentar e o banco a apresentar prejuízos sucessivos, fazem soar o meu "red alert".

De resto, o único DP que me chama atenção é o do BIG a 1 ano, com 4,15 TANB. Estou a negociar com eles via email a ver se consigo a possibilidade de mobilização antecipada mesmo com penalização de juros a 100%.

O tempo das vacas gordas está-se acabar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

MAs porque queres fazer um DP se pensas que poderás desmobilizar antes do prazo e com 100% de penalização?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Se te permitirem a mobilização antecipada com perda de 100% significa que não ganhas nada!! Tiveste o dinheiro parado a dar zero... é a mesma coisa que te-lo no colchão... :(

Pq não meter num deposito a prazo a 3 meses, por ex... Assim, dá dinheiro e tendo necessidade, podes utilizar de 3 em 3 meses!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também acho que não faz sentido, eu ia para o Eurovida ou então se o spor coloca a hipotese de desmobilizar antecipadamente o valor então fundos de investimento, ha fundos sem comissões de subscrição e resgate com risco minimo a dar acima dos 4%, pode-se meter tirar sem penalizações, spor queres melhor que isto?  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu então para não perder tempo tenho-o sempre á ordem disponivel e ainda recebo juros de 3,5% no final de cada mês no invest

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, não é mau, mas com um ligeiro esforço fazia-se render mais. Só uso o Money Box (e o fundo ES liquidez) para dinheiro que penso vir a mobilizar dentro de relativamente pouco tempo. Fora isso, faço outras aplicações (Eurovida, DPs no PrivatBank) para tentar esticar um bocado as poupanças.

Não é assim tão trabalhoso. Não quando se vem a este fórum aprender  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me expliquei bem.

Eu não pretendo mexer no dinheiro, só que pode acontecer um problema de saúde grave, um acidente, uma coisa qualquer que não esteja nos planos.

Mas esqueçam o Big não altera as condições. O Best não se chega à frente para se aproximar da proposta do BIG.

E o que me dizem do ActivoBank? TEm lá um depósito a 4,25 TANB a 1 ano para 25000€, esse é mobilizável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é para ir por esse caminho, acho que não faz muito sentido desistir do Invest. O depósito 5% dá para fazer mobilização antecipada com 50% de penalização, o que não é nada mau.

Se as contas do Invest lhe metem medo, lembre-se que o Invest é um banco pequeno e mais facilmente "coberto" pelo FGD. E o medo que tem relativamente à activação do fundo da Letónia para o PrivatBank não se aplica aqui, já que é o fundo português.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead