vanessajsilva

Poupar com pouco dinheiro

18 publicações neste tópico

Olá! Já ando por aqui há uns meses, só a ler e hoje decidi registar-me e pôr as minhas dúvidas, pois ando indecisa. Tenho algum dinheiro de parte (entre 250 a 400 euros) os quais gostava de pôr em alguma conta que me trouxesse regalias, permitisse reforços e a sua mobilização em caso de emergência (carro, hospital, desemprego). Sei que não é uma quantia elevada, mas queria dar-lhe um bom fim. Já li sobre o Privat Bank, o Money box...alguém pode ajudar esta jovem de 28 anos a dar um rumo aos trocos que conseguiu poupar? :D

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema principal neste ponto não se prende com o montante inicial ou os reforços que pretendas fazer! O capital para abertura de conta num dos bancos online a que te referes é que pode ser o "problema". Por exemplo, o Banco Invest onde se pode utilizar a Money Box, exige um depósito minimo inicial de 5000€ para abertura de conta, sendo possível mobiliza-los logo de seguida. Quanto ao Privat Bank não te posso esclarecer pois não trabalho com eles e numa visita rápida ao site não encontrei referência a um montante mínimo, mas certamente há aqui pessoas mais capazes que eu para te esclarecer. Com um capital inicial tão pequeno, pessoalmente penso ser mais vantajoso e exequível aderir a algum DP que seja comercializado pelo banco com o qual trabalhas. Geralmente quase todos os bancos que pertencem à banca tradicional disponibiliza DP's a partir de 250€, inclusive alguns menos, com taxas de juro, que tendo em conta o montante envolvido, até são bastante competitivas! Depois quando tenhas mais algum capital disponível já podes pensar em outras alternativas! Espero ter ajudado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se fossem 500€ dizia-te já onde o meteres  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se fossem 500€ dizia-te já onde o meteres  ;)

Ok, penso que agora com o próximo salário consigo 500 euros. Chutem opiniões. 8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O PrivatBank não exige um mínimo para abertura de conta.

O Depósito pé-de-meia não tem mínimo de constituição e pode ser reforçado quando se quiser. Parece-me a melhor opção de momento para esse dinheiro. Já para não falar da rentabilidade, que é imbatível em depósitos a prazo: 5,35% 6 meses ou 5,45% 1 ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E a mobilização Rui? é sem perda do juro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há perda de juros, mas pode-se mobilizar antecipadamente.

Se o objectivo é manter lá o dinheiro, só mesmo retirando para emergências, penso que é aceitável.

Caso contrário, ou seja, se o cenário de ter de retirar de lá o dinheiro antecipadamente é bastante provável, sempre há o depósito Plus, para montantes mínimos de 500€ e com juros até 4,95%, mas que paga juros mensais, não se perdendo os juros dos meses que já passaram.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há perda de juros, mas pode-se mobilizar antecipadamente.

Se o objectivo é manter lá o dinheiro, só mesmo retirando para emergências, penso que é aceitável.

Caso contrário, ou seja, se o cenário de ter de retirar de lá o dinheiro antecipadamente é bastante provável, sempre há o depósito Plus, para montantes mínimos de 500€ e com juros até 4,95%, mas que paga juros mensais, não se perdendo os juros dos meses que já passaram.

É bastante interessante, mas não pode ser reforçado. É a única contra partida que vejo. Estou a ler as condições do que me têm falado até agora. Continuarei a pesquisar e a ler o que me forem enviando. Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É bastante interessante, mas não pode ser reforçado. É a única contra partida que vejo. Estou a ler as condições do que me têm falado até agora. Continuarei a pesquisar e a ler o que me forem enviando. Obrigada.

Se não for indiscrição, posso perguntar qual o banco ou bancos onde tens conta à ordem actualmente? é que na volta, eventualmente, para a quantia em causa, poderá não compensar o transtorno de te deslocares a um banco apenas com 2 balcões em Lisboa (e 1 no Porto) e que não funciona tão bem quanto os seus clientes desejariam, a constatar não apenas pela minha experiência, como pela de outros utilizadores aqui do fórum....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho conta na Caixa de Crédito agrícola.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, o CA não é um banco que dê grandes taxas....

A meu ver abrir conta no Privat compensa. Ainda que não seja o supra-sumo da simplicidade operacional, as taxas são simplesmente irresistíveis. Também ninguém mexe nele tanto como num banco de dia-a-dia. É só meter lá poupanças, deixá-las a render. Também não é nenhum bicho de sete cabeças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Tens o BIG, e se pesquisaresa pelo forum vais ver que em qualquer lugar é facil abrir conta com eles.

As taxas:

https://www.bigonline.pt/TaxasDepositos/TodosDepositos

digo-te que na minha modesta opiniao, falar de diferenças de 1% a mais ou a menos, nas taxas de juro, num deposito a prazo de 500€, a 1 mês é algo que temos de pensar em beneficios práticos: o juro ganho são 31 cêntimos. Será que vale a pena batalhar tanto por 31 centimos? será que se gasta mais a ir ao local, abrir conta, passar o tempo, do que aqueles valores?

Agora, creio que os ter numa conta só para poupança é muito bem pensado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Tens o BIG, e se pesquisaresa pelo forum vais ver que em qualquer lugar é facil abrir conta com eles.

As taxas:

https://www.bigonline.pt/TaxasDepositos/TodosDepositos

digo-te que na minha modesta opiniao, falar de diferenças de 1% a mais ou a menos, nas taxas de juro, num deposito a prazo de 500€, a 1 mês é algo que temos de pensar em beneficios práticos: o juro ganho são 31 cêntimos. Será que vale a pena batalhar tanto por 31 centimos? será que se gasta mais a ir ao local, abrir conta, passar o tempo, do que aqueles valores?

Agora, creio que os ter numa conta só para poupança é muito bem pensado.

Abrir conta no BiG é mais fácil, claro. Mas daí a dizer que abrir no Privat é baralhar muito também me parece um exagero.

Para além disso, há aí outra falácia. O objectivo é abrir conta para ir poupando dinheiro. Certamente que a Vanessa não vai abrir conta só para beneficiar de depósitos durante um mês, só com 400 euros. É preciso pensar nisto como um plano para o futuro. Os 400 euros que ela tem agora poupar podem ir-se acumulando com outras poupanças e chegar a 4000 daqui a uns anos.

Perde-se tempo para abrir conta uma vez, mas depois ela já fica aberta para quaisquer outras aplicações que se queiram fazer. Tendo em conta que historicamente o Privat sempre tem tido taxas superiores ao BiG, com o tempo a diferença de rendimentos num e noutro banco vai aumentando consideravelmente.

Ora vejamos, os depósitos para clientes não novos a 1 anos dão 3,75% no Big e 5,45% no Privat. Isso é 1,7%.

Se com 400 euros, isso traduz-se numa diferença de 6,8 euros por ano, com 4000 já são 68 euros por ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E por falar em falácia fazendo bem as contas 400 € a um ano:

BIG (3,75%): Liquido 11,25 €

Privat (5,45%):  Liquido 16,35 €

A diferença é 5,1 € e não 6,8 €

E acho que o âmbito deste caso é 400€ a um ano. No futuro não sabemos quais serão as taxas, num ano muda muita coisa (por ex o ActiveBank tinha bons juros).

Agora se vale a pena por 5,1 € cada um é que sabe o trabalho que dá abrir conta aqui ou ali, ou a segurança/conforto que sente com o banco A ou B mas temos de decidir com os dados correctos. Pessoalmente eu optaria pelo Privat porque dá mais e tenho os 2 perto de casa :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lol, tanta coisa e fui errar nas contas  :P

Pronto, mas o ponto principal nem são as contas exactas. É mais o facto de uma vez aberta conta no Privat, como esta não tem despesas de manutenção, a qualquer altura poder aproveitar as taxas melhores. Desde que sigo as taxas do Privat, elas foram SEMPRE superiores às do BiG, Activo e companhia, com excepção de depósitos especiais (novos clientes, utilização de cartão de crédito etc...)

Logo ainda que seja uma apenas uma diferença de 5,1€ para 400 euros, é muito provável que continue a existir essa diferença, ou então, pode-se aproveitar os tais depósitos para novos clientes, e quando estes acabarem, voltar para o Privat, onde os depósitos regulares são os melhores. É mais ou menos isto que faço com os meus DPs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho o invest parece-me o melhor do mercado paga-me 4% com o dinheiro sempre á ordem e paga juros ao fim do mês sem quaisquer penalização de juros levante quando quizerem e o valor que desejar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma vez que o banco Privatbank é um banco ucraniano, nao há o perigo do banco ir à falencia como foi o banco islandes Kolping Bank ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Todos os bancos têm risco de ir à falência. Sejam eles portugueses, espanhóis, letões, italianos, islandesess.

Até um banco alemão tem risco de ir à falência, embora seja incomparavelmente menor.

Mas não creio que o Privat esteja numa posição muito má. Estamos pior nós e os espanhóis, com as necessidades de recapitalização da banca.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor