Mar

Pai dos meus filhos quer passar casa para eles

4 publicações neste tópico

Tenho a seguinte dúvida e gostaria que me ajudassem:

O meu ex marido, pai dos meus únicos dois filhos, resolveu que quer passar a casa que herdou do pai para os meus filhos. Mas o que me preocupa é se ele terá pago  o IMI!! Digo isto porque ele não tem rendimentos e o pai dele já morreu há uns 5 anos. Há coisa de uns dois anos essa casa do século XVIII passou para o nome do meu ex marido. Poderá ele passar a casa para o nome deles (meu filho com quase 18 e minha filha com 13) e consequentemente também a dívida desse imposto? Terei eu que pagar essa dívida se isso acontecer? Pode ele passar essa casa para o nome deles sem a minha autorização?

Não me importo que eles fiquem com a casa, ou mesmo a vendam e ponham dinheiro para a formação deles, só não quero que tragam as dívidas da casa!!

PS: Tenho a certeza absoluta que o IMI não tem sido pago, porque ele nem a pensão de alimentos ele dá. Não trabalha, portanto...

Agradecia resposta urgente, porque ele falou que para a próxima semana iria tratar de tudo.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem que primeiro informar-se sobre todos os se's que está a levantar, aqui não fazemos futurologia. Veja que você nem sabe quanto paga a casa de IMI, sendo tão velha deve pagar uma ninharia. Informe-se primeiro com o seu ex-marido sobre qual é a razão para ele querer mudar a casa para o nome dos filhos, vai na volta e tem alguma dívida e não quer perder a casa numa eventual execução, mas isto já sou a divagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, o problema é que nem consigo conversar com ele porque ele não quer conversa. Vou ver se os meus filhos tentam saber o endereço direito e vou depois tentar saber nas finanças. Só achei estranho ele querer fazer isso, visto nunca dar nada aos filhos. Só pus aqui a questão para saber se poderá passar a casa para o nome deles tendo dívidas em relação à mesma. Se a lei o permite!

Obrigada pela resposta!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, o problema é que nem consigo conversar com ele porque ele não quer conversa. Vou ver se os meus filhos tentam saber o endereço direito e vou depois tentar saber nas finanças. Só achei estranho ele querer fazer isso, visto nunca dar nada aos filhos. Só pus aqui a questão para saber se poderá passar a casa para o nome deles tendo dívidas em relação à mesma. Se a lei o permite!

Obrigada pela resposta!

A doação da casa é feita na conservatória e dívidas de IMI, se as houver, respeitam às finanças, pelo que uma coisa não invalida a outra...

No entanto, o IMI é um imposto anual, portanto, as dívidas passadas só dizem ao proprietário da casa nesses anos, a menos que ele já tivesse falecido e daí passaria, eventualmente, para os herdeiros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Para deixar um comentário é necessário estar registado

Criar uma conta

Registe uma conta nova na nossa comunidade. É fácil!

Registar uma conta nova

Entrar

Já está registado? Entre aqui.

Entrar agora