joaocastilho

IRS - 1º vez

3 publicações neste tópico

Bons dias,

Eu primeiro que tudo tenho que admitir que já tive uma cadeira de fiscalidade mas nesta altura as dúvidas estão a começar a surgir novamente.

Em breve terei de fazer o meu primeiro IRS e queria saber se há algum local onde me possa informar de como se processa este procedimento todo de preenchimento, entrega, reembolsos, etc.

Queria particularmente saber de datas de entrega, quando é que normalmente surgem os reembolsos e outras informações como que tipo de serviços/produtos posso descontar ou deduzir no IRS.

Comecei a trabalhar no início deste mês e como aufiro de um rendimento superior ao mínimo nacional vou ter de declarar o IRS em 2009 correcto? Se não é bem assim expliquem-me.

É só dúvidas, eu sei :(

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, o melhor sítio para tirar dúvidas é aqui ;) Mas em qualquer repartição de Finanças ou mesmo através dos contactos disponíveis no site das declarações electrónicas (http://www.e-financas.gov.pt) podes tirar essas dúvidas todas.

A forma mais prática de preencher a declaração de IRS é mesmo online. Podes desde já ir pedindo a senha electrónica, registando-te no site, porque ainda leva alguns dias a chegar a tua casa, por correio.

Tipicamente se só tens rendimentos como trabalhador por conta de outrem ou de pensões, metes o IRS na primeira fase. Caso tenhas outro tipo de rendimentos, fazes a declaração na 2ª fase. Os prazos variam caso a entrega seja feita em papel ou via Internet (via Internet são mais tarde) mas tipicamente a primeira fase é em Fevereiro/Março e a segunda em Abril/Maio (no site das declarações electrónicas tem também um calendário onde podes consultar isso).

Quanto aos reembolsos, se os vais ter ou não depende do conteúdo da declaração. às vezes as pessoas ainda têm a pagar, não a receber ;)

Olhando para a declaração vais perceber logo uma série de coisas que podes descontar no IRS. Há uma lista disso (não exaustiva) aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,41.0.html

Julgo que como este ano não auferes 14 salários mínimos de rendimento bruto não tens que declarar IRS. Mas se o fizeres também não te acontece nada por isso - metes a declaração e não tens nada a pagar... Às vezes até pode fazer jeito, nunca se sabe...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, o melhor sítio para tirar dúvidas é aqui ;)

Nem mais  ;) ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead