Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
joaocastilho

Cartões de débito vs cartão de crédito

14 publicações neste tópico

Boas :)

Eu creio que compreendo ambos os conceitos e continuo sem perceber bem a grande vantagem de um cartão de crédito.

Para mim um cartão de crédito é um cartão que pode ou não ter um limite máximo que se encontra associado a uma conta a ordem e que permite a sua utilização sendo debitado no final do mês (não sei se ha outras variações a este prazo) o valor que gastamos com ele na conta a ordem associada ao cartão. A vantagem é poder fazer compras com dinheiro que não possuimos naquele momento e obtemos também alguns descontos que muitas vezes se encontram associados a este tipo de cartões.

Os cartões de débito são cartões que mal seja efectuado o pagamento é nos debitado da conta o valor. Alguns permitem um planfond até determinado valor.

A meu ver o cartão de débito é o cartão que permite melhor controlo das nossas finanças. Com ele temos sempre uma ideia real do dinheiro que possuímos na conta enquanto que com um cartão de crédito as pessoas têm tendência a gastar muito mais e depois a terem de se preocupar com o pagamento de juros. Parecem-me então que os cartões de crédito são bem mais perigosos para a saúde financeira de uma pessoa e que a vantagem que apresentam é na realidade uma desvantagem "disfarçada".

Que vantagens é que não estarei a ver para a utilização de cartões de crédito e será que tenho ambos os conceitos correctos?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A grande "vantagem" é mesmo essa - permite-te gastar dinheiro sem teres que o ter disponível na hora.

Algumas pessoas aproveitam o diferimento do prazo de pagamento para por o dinheiro a render, numa ocnta à ordem, por exemplo, fazem as suas compras e, no fim do mês, pagam essas compras e acumularam alguns cêntimos de juros.

Noutros casos tiram partido de bónus que a utilização do cartão de crédito lhes proporciona.

Uma pessoa que gira as suas finanças pessoais de forma minimamente rigorosa consegue tirar algum partido de um cartão de crédito, como podes comprovar neste tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,249.0.html . Se não se pertencer a esse grupo de pessoas e se for um bocado mais desleixado ou, simplesmente chegar à conclusão que não consegue gerir as suas finanças dessa forma, mais vale manter-se afastado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tal como o Pauloaguia afirma, basta a pessoa em questão ser minimamente rigorosa com as suas finanças e consegue tirar bom partido dos cartões de crédito, não é algum.

Passo a dar o meu exemplo:

1. Tenho o cartão de crédito associado à conta de onde me são descontadas as despesas fixas, tais como CH, seguros e etc. De referir que a essa conta não tenho cartão de débito associado para não me serem descontadas as habituais anuidades, que estes agora também pagam.

2. Tenho outra conta ordenado, onde sempre que recebo transfiro imediatamente o valor de despesas fixas mensais para a conta anterior.

3. Todas as compras onde me seja possível pagar com crédito, pago com o mesmo. E de dois em dois ou mais, faço transferência desses valores gasto para a conta onde tenho o C. crédito associado, sabendo sempre dessa forma o valor que tenho efectivamente ao meu dispor ao longo do mês.

4. Todos os C. Crédito são isentos de juros se pagar a totalidade das despesas.

5. Todos os C. Crédito são isentos de anuidade a partir de um determinado valor mensal, que não é assim tão alto quanto possa parecer.

6. Conforme o nosso perfil, devemos verificar qual o cartão que melhor se adequa às nossas necessidades, pelo que sei todas as instituições bancárias têm variadas hipóteses de escolha.

7. Alguns creditam na conta associáda 1% do valor usado na prestação anterior, e se fizerem uma média de gastos de cerca de 500 € mensais, ao fim do ano têm um ganho de 60 €. Digam-me qual o cartão de débito que dá esse valor.

8. Outros estão associados a outros cartões como por exemplo o fastgalp, onde são creditados 5 pontos por cada 5 € usados. E actualmente se descontar 200 pontos do seu cartão fastgalp reduzem-lhe mais 5 cêntimos por litro (acumulável com talões de desconto modelo e continente)

9. Ou então existe também a solução de determinda percentagem do valor usado ser creditado num PPR, que por sua vez é dedutível em sede de IRS.

Não estou aqui a tentar promover nada, nem ninguém. Simplesmente eu também era do tipo que dizia  "cartão de crédito é para quem não tem juízo". Hoje digo o contrário "cartão de crédito é vantajoso e bastante para quem tem juízo"

Desculpem a homilia ser longa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não estou aqui a tentar promover nada, nem ninguém. Simplesmente eu também era do tipo que dizia  "cartão de crédito é para quem não tem juízo". Hoje digo o contrário "cartão de crédito é vantajoso e bastante para quem tem juízo"

Para quem tem juízo e organização. Tenho pena mas nunca conseguiria esse controle, apesar de ser uma pessoa relativamente ajuizada

Como cada caso é um caso, eu prefiro alguma distância dos c. de crédito ;) Gasto o que posso, mais nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cartão de crédito é bom se uma pessoa souber controlar os seus gastos mensais.

Duas perguntas (se for possível):

1.ª Para quem raramente usa cartão de crédito (apenas férias e algumas compras eventuais) qual é o melhor cartão de crédito?

2.ª Actualmente, alguns cartões de crédito vem por um prazo superior a 1 ano. Nesse caso, pode-se anular o acordo a qualquer momento ou temos de esperar pela proximidade da data indicada.

Obrigado

Francisco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1.ª Para quem raramente usa cartão de crédito (apenas férias e algumas compras eventuais) qual é o melhor cartão de crédito?

Um que tenha anuidade gratuita. E, se conseguires que tenha algum seguro associado para as ferias tanto melhor.

2.ª Actualmente, alguns cartões de crédito vem por um prazo superior a 1 ano. Nesse caso, pode-se anular o acordo a qualquer momento ou temos de esperar pela proximidade da data indicada.

Julgo que podes anular o cartao quando quiseres. Mas e´ uma questao de consultar as respectivas condiçoes gerais...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cartão de crédito é bom se uma pessoa souber controlar os seus gastos mensais.

Duas perguntas (se for possível):

Obrigado

Francisco

Verifica as condições que o banco ou bancos onde tens conta oferecem. Se fores sócio da DECO, tens uma boa opção no cartão de crédito deles, isento de anuidade e que ainda devolve 1% das compras, ao semestre.

Se nenhum das opções se satisfizer, nas condições que indicas, tenta um Citibank, embora eu pessoalmente não aconselhe muito tendo em conta os problemas que alguns membros deste fórum já tiveram com essa entidade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho o cartao light do santander.

Nao pago anuidade(35€) porque:

- Faço no minimo 1200 euros de compras anuais.

so tenho pena de o cartao nao ter seguros de viagem associados, mas de borla nao se pode pedir muito.

Como com o Credito habitaçao me obrigam a ter um cartao de credito, esta foi a forma de ter um sem custos.

Pago o cc sempre totalmente, logo nao pago juros e tenho um cartao de borla, para viagens e eventuais compras.

Tb me permite adiar os pagamentos de compras sem pagar juros, por exemplo:

Compro a 21 de Janeiro algo caro. só vou ter que pagar o valor a 1 de Março.

Pego no dinheiro e meto a render numa conta a prazo, nao da muito, mas sempre sao mais uns tostoes sem fazer nenhum.

Mas nao aconselho cc credito a quem nao tenha a disciplina de um budget mensal.

Nelson

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho cartão de crédito há vários anos, nunca paguei 1 cêntimo de juros, anuidade também não pago pois é com facilidade atinjo o valor mínimo para me isentar disso.

Nas férias (como as pago com o cartão) tenho sempre um seguro de viagem, com bastantes vantagens (que felizmente nunca precisei de usar) e o melhor, sempre que vou ao cinema pago apenas 1 Euros por bilhete.

Estas são as vantagens do meu cartão de crédito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho cartão de crédito há vários anos, nunca paguei 1 cêntimo de juros, anuidade também não pago pois é com facilidade atinjo o valor mínimo para me isentar disso.

Nas férias (como as pago com o cartão) tenho sempre um seguro de viagem, com bastantes vantagens (que felizmente nunca precisei de usar) e o melhor, sempre que vou ao cinema pago apenas 1 Euros por bilhete.

1 euro por bilhete é muito apelativo, qual é esse cartão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora aproveito para perguntar uma coisa:

Qual é em vossa opinião o cartão de crédito com seguro associado mais em conta do mercado (se a anuidade for grátis melhor)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cartão SOMA da CGD, por cada 5 Euros gastos com o cartão, dá 5 pontos no cartão Fast Galp e com o cartão Fast Galp, em troca de X pontos tenho os bilhetes de cinema a 1 Euro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora aproveito para perguntar uma coisa:

Qual é em vossa opinião o cartão de crédito com seguro associado mais em conta do mercado (se a anuidade for grátis melhor)?

Alguma ideia?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0