ivogomes

Constituir poupança

43 publicações neste tópico

Boa tarde a todos. Este é o meu primeiro post neste magnífico e muito útil fórum, sou leitor assíduo e tenho aprendido muita coisa aqui. Agora vamos ao que interessa :

Estou prestes a constituir uma poupança mas estou indeciso em relação ao produto que devo escolher. Pelo que leio aqui penso que a melhor solução é fazer um DP no Privatbank, "Pé de Meia" que permite reforços, pois a minha ideia é entrar com capital e ir reforçando mensalmente. Será que existe no mercado alguma solução melhor do que esta?

Já li algures que este banco não emite cartões de débito isso é verdade? Sei também que as comissões por transferência baixaram para 0.30€ o que é muito bom! Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ivo para dar uma melhor opinião tens que nos dizer qual o valor que pretendes investir de inicio, qual a tua cidade de residência e se tens uma outra conta que possas usar no dia-a-dia uma vez que o banco em questão é, na minha opinião, mais virado para a poupança.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor inicial são 5000€ e a ideia era fazer reforços mensais entre 400/500€ sem necessidade de movimentar essa conta durante 1ano. Tenho uma conta à ordem para o uso diário de onde vou fazer as transferências para a conta-poupança. Vivo no Porto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesse caso não vai encontrar melhor rentabilidade de DPs em nenhum outro banco.

Se vive no Porto, não vejo nenhum inconveniente em abrir conta lá. Eles até gostam de conhecer pessoalmente os clientes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E qual a diferença entre este DP e a conta-poupança que eles têm? Esta "só" dá 3% TANB .

A nível de custos de manutenção e transferências ? É verdade que baixaram para 0.30€ se for pela internet? Mesmo assim para resgatar todo o capital no fim do prazo terei de pagar um cartão qualquer, estou certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma conta-poupança permite reforçar e retirar dinheiro a qualquer altura.

Uma DP com reforços permite reforçar mas não retirar

Ver aqui as definições básicas dos DPs: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/752.html

E a respeito das transferências no Privat aqui: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/3024.html

Resumindo, ao resgatar, pode fazê-lo 2000€ por transferência (com o custo de 0,3€ + IS por transferência).

Ou então pode pedir um cartão de códigos e transferir até 20000€ de uma vez (o que recomendo no longo prazo para quem transfira montantes elevados).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que vou mesmo fazer esse DP "Pé de Meia" , vou me descolar a agência aqui no Porto para tratar disso. Há muitas burocracias neste banco, ou o processo de abertura de conta é rápido e simples? Também estive a ver o Invest Money Box e pareceu-me interessante mas não consegui muita informação acerca desse produto. A diferença acho que é para além de rentabilidade ser inferior 4% a possibilidade de mobilização a qualquer momento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também tenho o Money Box, e para mim é a melhor conta-poupança do mercado (ou seja, tirar e pôr dinheiro quando quiser). O pé-de-meia do Privat é o melhor DP com reforços.

Logo, não uso o Money Box para ir amealhando dinheiro cada mês (para isso uso o PrivatBank), mas sim para pôr de lado de dinheiro que penso vir a precisar dentro de um mês ou dois.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Pelo que li, a tanb dessa conta poupança é de 3%.

Porque é que não vê o depósito a prazo do banif, denominado "depósito rendimento imediato"?

http://www.banif.pt/xsite/Particulares/Contas/DepositoRendimentoImediato.jsp?CH=5506&PCH=3767

Dá 4% tanb. O inconveniente é que é um depónito mão mobilizavel antecipadamente. O prazo é de 10 meses.

E tem balcão em qualquer lado e não se paga taxas pelas transferências bancárias nacionais (coisa que nunca paguei nos bancos onde tenho conta = CGD, BES, BANIF).

Eu tenho gostado dos DP que eles têm apresentado. Também têm um depósito promocional, que ocorre uma unica vez por semana, onde têm dado 4,2% tanb.

Para mim tem sido a alternativa aos bancos online, esses sim, dão uma taxa de juro mais alta. No entanto, como estou a residir no arquipélago dos Açores, para já, não quero nada com esse tipo de banca!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enganei-me  :P

O pé de meia dá mais juros, 5,35% a 6 meses e 5,45% a 1 ano.

Aproveita.

A comissão pelas transferências bancárias é que é um roubo! 1,5 € por uma transferencia online? lol

Nunca paguei tal coisa!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enganei-me  :P

O pé de meia dá mais juros, 5,35% a 6 meses e 5,45% a 1 ano.

Aproveita.

A comissão pelas transferências bancárias é que é um roubo! 1,5 € por uma transferencia online? lol

Nunca paguei tal coisa!

Antigamente era esse o valor, agora é 0,30€! Para valores acima de 10.000 consegue-se negociar a taxa, tanto no Porto como em Lisboa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Privatbank ao baixar a comissão de 1.5€ para 0.3€ tornou-se ainda mais a melhor opção, e para além disso também permite reforços coisa que é rara quando se tem estas taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E pelo que sei as taxas são para manter!! O que tambem é sempre bom nesta epoca em que alguns bancos estão a descer taxas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E pelo que sei as taxas são para manter!! O que tambem é sempre bom nesta epoca em que alguns bancos estão a descer taxas!

Penso que o PrivatBank, por nao ser portugues, esta' a salvo das pressoes do Banco de Portugal para baixar as taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Supostamente o Barclays também estaria, mas depois daquelas promoções o mês passado voltou a baixar as taxas

Eu aproveitei a taxa de 5% que eles tiveram até o final de Junho, agora o melhor que têm é 4%.

Penso que a tendência de baixar as taxas é generalizada, independentemente se são portugueses ou estrangeiros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também sou dessa opinião ivogomes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez o Barclays apenas se preocupe em nao dar menos que os portugueses.

O tempo o dira', mas historicamente o PrivatBank tem tido taxas sempre razoavelmente acima dos outros bancos. No inicio de 2009 tinham um DP a 12 meses com 7,50%, quando o segundo melhor era o BPN com o maximo historico de 6,50% pouco antes de "dar o berro". E todos os outros de 6% para baixo.

A verdade seja dita, se nao for pelas taxas muito boas, nao vejo o que levaria os clientes portugueses ao PrivatBank. So' se for pelas "letonas" ao balcao.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São letonas que estão no balcão??? hum, temos de averiguar isso, mas também diga-se de passagem ha letonas e letonas ahhaah!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Peço desculpa ao IvoGomes o off-topic mas o assunto é o mesmo (contituir poupança). Sou um membro recem-registado mas tenho lido por diversas vezes o fórum.

Tenho uma 1ª questão. 10000€ em certificados de tesouro por 5 anos, (sem necessidade de resgatar antes) SIM ou NÃO?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Peço desculpa ao IvoGomes o off-topic mas o assunto é o mesmo (contituir poupança). Sou um membro recem-registado mas tenho lido por diversas vezes o fórum.

Tenho uma 1ª questão. 10000€ em certificados de tesouro por 5 anos, (sem necessidade de resgatar antes) SIM ou NÃO?

Cumprimentos

Os certificados de tesouro são interessantes para quem quer segurança e liquidez, as taxas penso que nem chegam aos 5% certo? Há soluções mais rentáveis mas com mais risco como é lógico.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tambem é minha ideia. No simulador dá cerca de 2550€ iliquidos final de 5 anos. Mas fala-se da possibilidade de existir o tal haircut e isso é que me deixa de pé atrás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

5 anos , 6,8%

Os certificados de tesouro são interessantes para quem quer segurança e liquidez, as taxas penso que nem chegam aos 5% certo? Há soluções mais rentáveis mas com mais risco como é lógico.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende...

Se é para ir para a dívida pública, prefiro Obrigações do Tesouro. As obrigações a 5 anos estão com uma yield de 9.8%.

Com um nível de risco mais baixo, temos o melhor DP do PrivatBank a 5 anos, com 6% (tabelado), ou com um bocado de sorte mais (negociado)

Eu por mim não sou grande fã dos CTs, pois penso que há melhores alternativas tanto para mais rentabilidade ou então para mais segurança

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead