Pipocas

Fraudes

21 publicações neste tópico

Seria interessante neste site falar-se nas fraudes:

"burlões que tentam enganar-nos de modo a levar o nosso dinheirinho que tanto nos custou a ganhar..."

Já recebi 2 mails sobre este assunto:

Nesta, o público alvo, são as pessoas que têm casa à venda na Net:

Monsieurs , Madames

Je suis Mr. KELE Claude , je suis exploitant de produit tropicaux vivant en Cote d'Ivoire , j'ai vu votre annonce pour la vente de la maison et  je me rapproche de vous en vue d'un eventuel achat mais tout d'abord j'aurais  imperativement besoin de quelques photos et informations  ainsi que votre prix ferme de vente .

J'attends votre reponse afin de pouvoir en discuter avec mon epouse et ensuite vous recontacter par téléphone ou par mail 

Cordiales salutations

Se a pessoa responder, o mail seguinte é este:

Bonjour,

je suis très intéressé par conséquent je désire donc entamer la procédure d'achat et bien donc je vous envoie mon état civil avec une copie de ma pièce d'identité que vous allez remettre a votre notaire afin que celui ci établisse un compromis de vente.

1- Faites moi parvenir votre RIB pour encaissé les 20% Personnellement et a mon arrivé vous me mettez en contact avec votre notaire pour la signature c'est encore facile et très rapide.

-2 Pour le versement , je compte vous faire un virement 20% du montant de la maison et comme je compte arriver chez vous d'ici le 10/04/08 je viendrai donc pour signer le compromis et régler le reste

de l'affaire.

MON ETAT CIVIL:

votre nom  :  LEUNIER

vos prénoms:  CLAUDE KELE

vate de naissance: 05/11/1962 à MARSEILLE en FRANCE

votre adresse :  01 bp 974 abidjan 01, PLATEAU ABIDJAN

votre profession :  OPERATEUR ECONOMIQUE DANS LE DOMAINE DU CAFE ET DU CACAO 

le nom , l'adresse et le téléphone de votre notaire:  Me ANGOUA  ;  01 BP 845 ABIDJAN 01, plateau , rue des banque immeuble air france

le nom de votre épouse  ;  LEUNIER né CATHY KELE

son nom de jeune fille  :  CATHY KELE

sa date de naissance  : 12/12/1968

son adresse si elle est différente de la votre: LA MEME ADRESSE

sa profession :  EXPERT COMPTABLE,  DAF de SOCIETE

Nous sommes mariés depuis le 10/10/2001 à la mairie de COCODY , en COTE d'IVOIRE

sous le regime de séparation de bien

pour le banquier il est en cote d'ivoire , la banque est la B.O.A (BANK OF AFRICA)

JE SUIS A VOTRE ENTIERE DISPOSITION

DANS L'ATTENTE DE VOUS LIRE

Este, enviam-no a qualquer pessoa:

Excelentíssimo Senhor / Senhora,

Estou MRS. LILIAN KHUMALO a esposa de MR. RUDY KHUMALO do Zimbabwe. Pode ser uma surpresa para você quando eu comecei o contato entre a África do Sul rede de informação on-line) (SA comércio centro Durante a actual crise contra os agricultores do Zimbabué pelo defensor do nosso presidente Robert Mugabe para reivindicar os brancos propriedade fazendas no nosso país , O meu marido foi um dos agricultores que ceder as suas explorações agrícolas para o seu partido e os seus membros seguidores. Meu marido foi um dos melhores criadores do país e sabendo que ele não apoiar o presidente da ideologia política, o presidente da apoiantes invadiu o meu marido da fazenda, queimada tudo tiro dele e como resultado das feridas sustentada Ele ficou doente e morreu depois de dois dias, e após a sua morte, eu decidi-me deslocar para fora do Zimbabué para a segurança das nossas vidas à África do Sul

Mas, antes que ele morresse, ele escreveu sua vontade, que lê minha amada esposa, gostaria de chamar a atenção para a soma de (FIFTEEN MILHÕES DE ESTADO UNIDOS DOLLARS) (E.U. $ 15 MILHÕES) que eu depositados em uma caixa com uma empresa de segurança na África do Sul Caso da minha ausência na terra causado pela morte só, você deve solicitar a um parceiro fiável estrangeiros para ajudá-lo a transferir este dinheiro em seu nome, e ele pode ser reclamada por si só com o depósito código, todos os documentos, estão com os seus Mãe cuidar da família, a partir do acima você vai perceber que o viver eo futuro da minha família depende desse dinheiro, tanto eu serei muito grato se você puder ajudar-nos, agora estamos vivendo no sul da África como um político requerentes de asilo E as demonstrações financeiras do Sul África lei não permite que os requerentes de asilo certos direitos financeiros para tal quantia enorme de dinheiro.

Em vista disto, não posso investir este dinheiro em África sul, portanto, peço-lhe para nos ajudar a transferir o dinheiro para fora do sul africano para fins de investimento. Por seus esforços, estou disposto a oferecer-lhe 25% da soma total, enquanto 5% serão reservados para as despesas locais e internacionais e 70% serão mantidos para a minha família e eu finalmente, as modalidades de como será feita a transferência será Encaminhados para você uma vez que estabelecer a confiança entre nós. Olhando para o futuro a sua resposta urgente.

Por favor, entre em contato com o meu filho (MR.DESMOND KHUMALO) no endereço abaixo para obter mais informações sobre a forma de prosseguir com a operação.

NOME: MR. DESMOND KHUMALO

E-mail (nilkumalo12@yahoo.com <http://us.f460.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=nilkumalo12@yahoo.com> )

Tel. +27820848447

BEST RESPEITA

MRS LILIAN KHUMALO

www.zimbawesituation.com <http://www.zimbawesituation.com/>

Têm conhecimento de mais alguma?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda hoje, por coincidência recibi um negócio para ficar com o dinheiro que um certo senhor da Namíbia! tinha deixado para obras de caridade (e me estavam a tentar aliciar a mim para ficar com ele).

Estes são os esquemas que saltam à vista que são fraudes. Há até quem se dedique a tentar enganar os burlões e os faça enviar dinheiro de volta, fotos em poses engraçadas, etc. Normalmente ao fim da primeira linha (se chegar tão longe) já carreguei no botão de Apagar o mail e pronto!

Pior do que estes mails óbvios (escrito numa língua estrangeira, frequentemente com vários erros de ortografia e propostas altamente duvidosas) são aqueles esquemas que podem passar por legítimos: também já recebi vários mails do género "ganhe 500€ por semana sem sair de casa" ou "você ganhou um prémio" vindo de fontes que nunca tinha ouvido falar nem se identificam minimamente? Normalmente ao entrar em contacto, a resposta é algo do género "envie X em dinheiro para processar o seu pedido". 

E estes, principalmente quando bem escritos ou bem disfaraçados, podem levar a pessoa a cair na esparrela.

Há por aí muitas páginas onde se podem encontrar dicas para evitar este tipo de fraudes. Os principais conselhos normalmente são:

• Não coloque o seu endereço de email na net em sítios públicos (como este fórum, por exemplo - foi para isso que inventaram as mensagens privadas). Se tiver mesmo que o fazer disfarce-o (por exemplo, meu.endereco[arroba]dominio.pt). Se não conseguirem ter acesso ao seu endereço, não terão como lhe mandar mensagens
  • Pelo mesmo motivo evite enviar mensagens para muitos destinatários (daquelas mensagens com piadas ou de correntes de amizade). Se cada um deles reencaminhar a mesma, normalmente o seu endereço de email e o de todos os outros irá surgir nessa mensagem reencaminhada. Ao fim de vários reencaminhamentos poderá ir parar uma bela colecção de endereços às mãos de alguém menos bem intencionado. Se quiser mesmo mandar esse tipo de mensagens, habitue-se a colocar os destinatários no campo BCC e sempre que reencaminhar uma mensagem apague o cabeçalho da mensagem anterior, onde surgem todos os endereços. Pelo menos assim só se arrisca a divulgar o seu endereço e não o dos seus contactos. Aconselhe os seus amigos a fazer o mesmo.
  • Desconfie à partida de mensagens vindas de pessoas que não conhece e que não solicitou. Não abara anexos destas mensagens
  • Desconfie de destinatários que se identificam com apartados ou sem uma morada fixa
  • Nunca dê os seus dados pessoais a desconhecidos nem os coloque em lugares públicos.
  • Se tiver que enviar dados pessoais através da internet (por causa de uma compra, por exemplo) ceretifique-se que o site é seguro (normalmente surge um pequeno cadeado e o endereço deve ser do tipo https:// (em vez de http://)
  • Certifique-se que ensina estas regras aos seus filhos para que eles utilizem a net de forma segura
  • Se receber uma proposta de emprego não envie dinheiro. Não pague para trabalhar. Se houver uma justificação plausível para as despesas, sugira que lhe descontem do primeiro ordenado.
  • Se receber uma boa proposta desconfie. Normalmente o que parece bom demais para ser verdade é porque é

E é o que me ocorre por agora... há muitas outras cautelas a tomar.

Normalmente um pouco de bom senso é suficiente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

'esquemas de fraude' na net:

http://www.scambusters.org/scamcheck.html

'Rumores', falsas notícias e 'lendas urbanas'

http://www.snopes.com/

'Phishing'

http://www.phishtank.com/

Convém sempre tentar saber mais sobre o que recebemos e lemos. :-\

Infelizmente quase diariamente recebo 'spam' de amigos e colegas com fwd de mails deste tipo.  >:(

Sempre que posso respondo com o link da fonte onde se verifica a veracidade ou não dos factos.

Também sigo com alguma regularidade estes blogs:

http://www.f-secure.com/weblog/

http://blog.trendmicro.com/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A catrefada de porcaria e aldrabice que se recebe é abismal. Na Internet (e muito especialmente no email) a regra é duvidar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem recebi mais um:

Good Day,

I wish to introduce myself to you. I am Al Juna a top Sudanese Goverment official who opposed the war in Dalfour in my country Sudan.Due to my oppostion to the war, the goverment of my country has been persecuting me and my family.Consequently my wife,children and I managed to enter a red cross airplane that was evacuating foreigners and we are presently in Cape Town,South Africa.

We wish to invest in properties in your country with your assistance and cooperation.If you are in a good position to help my family, please send an e-mail to the e-mail address below indicating your desire to help my family invest this funds in your country.

best regards

Hope to meet you soon.

God bless,

Al Juna

E-mail:as566agl@yahoo.com.hk

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipocas acho que não devias perder tempo e responder a esse email lololol.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid, não faço tenção de responder a este nem a outro mail que me apareça do género.

Já bastaram os 6 dias que perdi quando andava iludida com o outro mail do francês da Costa do Marfim que me "queria comprar a casa" ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é mesmo que há pessoas que não têm o discernimento necessário e são enganadas por estes burlões. Pior ainda é que depois do erro cometido já não há muito a fazer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este recebi-o hoje:

Greetings

I am sorry for using this medium of communication in contacting you, but be informed that it is based on the urgent nature of this deal that I am about to present to you now for your consideration.

First, it will be my great pleasure to introduce myself to you. I am  Mr. Sakalidis Ioannis Theodoros, native of Thessaloniki, Greece, and the executive fund Manager with Safeway Financial Services, BD15ZG, Bradford, UK and I handle all our Investors Capital Project Funds. I was able to divert 1.2% investors Excess Return Capital Funds to our Safeway Trust Funds Account whereby I can easily present anyone of my choice to claim the funds. On this note, the total sum of 5.745Milion GBP has been diverted representing the 1.2% Excess Return Capital Funds from the Investors Capital Project Funds for 2005/2006/2007.I need a reliable and trustworthy person that can work this deal out with me so that we can claim the funds as mentioned above.

If you are interested,A memorandum of understanding will be drawn up between parties clearly defining the benefit ratio as we progress in this project. I would therefore appreciate further information on your company, that is what your company does, what you propose to do with my funds and I will appreciate also your general comment s and thoughts about the investment opportunities in your company, country and beyond.  I am interested in real estate, stocks/share (capital market), information technology and communication.  However, all these are subject to your sound investment advise as I shall rely greatly in your judgments.

kindly reply back to enable me provide you with in further details on how we shall proceed to realize the transaction

Sincerely,

Mr. Sakalidis Ioannis Theodoros.

E-mail: Mr. Sakalidis Ioannis Theodoros. [saka3@unminfo.com]

:P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não te largam Pipocas lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já recebi uma proposta parecida, mas pela venda de um carro!

Se não estamos atentos... lá se vai o património!

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Encontrei o site http://fraudes.no.sapo.pt/default.htm que considero de grande interesse para a matéria aqui tratada e outras com as quais somos diariamente abordados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hoje foi-me proposto entrar num jogo, onde teria de investir 100 euros e arranjar 2 pessoas e que quando conseguísse estar no meio que receberia 800 euros. obviamente despertou-me interesse.

com alguma pesquisa deparei-me com o modelo de 8 bolas.

ao que parece e considerado fraude e nunca consegui perceber muito bem como se joga

mas o que e certo e que se consegue ganhar dinheiro com isso. só não entendo como.

alguém já "jogou"? algum testemunho?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

com alguma pesquisa deparei-me com o modelo de 8 bolas.

ao que parece e considerado fraude e nunca consegui perceber muito bem como se joga

mas o que e certo e que se consegue ganhar dinheiro com isso. só não entendo como.

Trata-se de um modelo piramidal.

Pela descrição, uma pessoa convida outras duas para o jogo. Cada uma destas 2 tem que pagar 100 euros. Para saber mais, cada uma delas tem que arranjar mais duas, que pagam 100 euros cada uma que são entregues a quem estáno nível acima. No terceiro nível já são 8 pessoas. Nesta altura, o primeiro, que está no topo da pirâmide já ganhou 1000€ e salta fora, entregando 100€ a cada um dos dois que convidou para compensar o que pagaram e dizendo que se querem ganhar os 800€ prometidos devem fazer o mesmo, passando cada um deles a ser o topo da sua pirâmide.

Quando a base da pirâmide deixar de conseguir encontrar pessoas para "jogar" a pirâmide desmorona-se e as pessoas que já pagaram o dinheiro para "jogar" ficam a ver navios porque os topos da pirâmide foram saíndo com ele.

É fraude porque basicamente se está a estorquir dinheiro aos outros sem dar nada em troca (excepto talvez uma lição para não se tornarem a meter noutra). Para além disso, se não tiveres capacidade de convencer duas pessoas para alinhar contigo vais simplesmente perder o dinheiro que "investiste". Neste tipo de pirâmide, quase 90% das pessoas vão perder dinheiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quando falaram comigo disseram que estão a arranjar pessoas suficientes, para estar sempre a dar a volta assim eles chegariam sempre ao topo e receberiam sempre o dinheiro.

tecnicamente estaríamos a ajudar-nos todos mutuamente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quando falaram comigo disseram que estão a arranjar pessoas suficientes, para estar sempre a dar a volta assim eles chegariam sempre ao topo e receberiam sempre o dinheiro.

Pois, a questão é que as probabilidades de te rebentar nas mãos são grandes. E, mesmo que ganhes dinheiro, será sempre à conta de muito mais pessoas o perderem.

O meu conselho continua a ser: Não Te Metas Nisso!

Se ninguém o fizer antes, mais logo à noite, com tempo, deixo aqui as contas que explicam onde é que esse negócios podem correr mal.

Entretanto, aqui fica o resumo: http://www.thinkfn.com/forum/viewtopic.php?t=14165&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para além de quase todos ficarem a perder, essa práticas são ilegais em Portugal.

Consulta http://fraudes.no.sapo.pt/mlm.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim eu já fiz alguma pesquisa.

dai a minha duvida e ter falado aqui.. quando me falaram eu não sabia que era ilegal nem que podia ficar a perder com isso.

só com alguma pesquisa e conselhos percebi isso.

obrigados a todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aconteceu-me ha 3 dias algo que convém alertar, nomeadamente para quem é cliente BPI ( e ha aqui muitos).

Costumo estar bastante atento a mails duvidosos, spam, etc etc, tenho recebido mails da "CGD" e "BES" a solicitar as cordenadas de cartões etc, logo eu que nem sou cliente de nenhuma das instituições  >:( , e por isso como disse costumo ter cuidado, acontece que na 4ª feira, acedi ao BPInet via link que tenho nos favoritos, quando abro a página pareceu-me tudo normal, apenas uma coisa estava diferente, para além do nº/nome de adesão e do código, também pedia uma cordenada do cartão, engracado é que eu nem achei tal facto estranho,vai-se lá saber porquê, e eu puz tudo e entrei na página, ao fim de algum tempo a página bloqueou e não consegui mais aceder ao BPInet, o meu Pc começou a ficar muito lento, mais do que já estava  :D , e pensei mesmo que o Pc finalmente tinha chegado ao fim de vida  :D a memória estava lentissima, a ligação da net em vez de 10Mb estava a 1MB, ainda pensei que fosse da net, mas como já era tarde deixei a questão para 5ª feira.

Na 5ª feira por volta do meio dia ligaram-me do BPI directo, a pessoa perguntou se eu tinha tentado aceder ao BPInet e se eu tinha entrado e se não achei nada estranho, e eu disse que de facto a única coisa estranha que detectei foi aquela opção da coordenada.

Conclusão, um vírus alojou-se no meu Pc, que faz com que altere a página do BPInet para mais aquela opção de coordenada  e assim alguém ter acesso á minha conta, o sistema de segurança do BPI imediatamente, quando eu entrei na 4ª feira no site, alterou a minha conta apenas para consulta para que desse modo ninguem pudesse fazer transacções, foi imediatamente cancelado o cartão de coordenadas, e alterado um dos códigos de acesso, ontem quando fiz o teste anti virus detectou de facto um virus (Cavalo de Tróia) e no qual tinha executáveis (.exe) em nome de CGD,Montepio, Barclays, o que me faz entender que se eu fosse cliente desses bancos ao entrar também me ia alterar a página, apaguei o virus mas ficou na mesma, ontem formatei o disco e parece que já está tudo bem, falta só alterar a conta no banco para global.

Fica o lerta, no banco BPI, no serviço BPInet, eles APENAS pedem o nº/nome de adesão e o código, nada mais, as coordenadas só são pedidas nas transacções. 

O BPI também aconselha a aceder a este tipo de páginas directamente na barra de endereços, e não atravez de links nos favoritos ou motores de busca (google, sapo, etc..)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor