Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ccom

material informatico

15 publicações neste tópico

gostaria de saber se alguém me poderá explicar sobre uma questão em relação ao material informático que se pode por no irs

tem de ser todo o material comprado num só ano e posto de uma só vez ate 2011 ou podemos comprar em vários anos e depois por tudo de uma só vez ate 2011

obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As despesas com a aquisição de computador de uso pessoal, incluindo programas e aparelhos de terminal até 250 Euros, podem ser deduzidas em 50%. Para tal deve-se inscrever o valor no quadro 7 do anexo H, usando o código 708, desde que sejam satisfeitas as seguintes condições:

- taxa normal do sujeito passivo inferior a 42%;

- equipamento adquirido em estado novo;

- contribuinte ou membro do agregado frequentar o ensino;

- factura conter o número de contribuinte (NIF) do adquirente e constar a menção "uso pessoal".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só faltou mesmo responder-lhe à pergunta ;)

Aquilo que encontrei numa página que era linkada a partir do artigo que está no Blog sobre o OE2009 (http://www.orcamentoestado.com/media/documentos/Deducoes%20a%20colecta%202009.pdf) diz:

Dedução aplicável até 2011, uma vez por cada membro do agregado familiar, desde que frequente um nível de ensino.

Ou seja, se efectivamente é assim, se o teu agregado familiar fores só tu e frequentares um nível de ensino só podes fazer a dedução uma vez e deves procurar escolher o ano em que gastares mais dinheiro. Assim como assim, há limites para a dedução (gastos até 500€), por isso optar por fazer as compras todas de uma vez talvez também não adiantasse de muito se ultrapassasses esse limite de qualquer das formas.

Se o teu agregado familiar tiver mais pessoas a frequentar um nível de ensino, podes usar o benefício fiscal mais vezes...

Isto partindo do princípio que o texto que transcrevi corresponde ao que efectivamente estiver em vigor, não fui confirmar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A legislação diz "desde que frequente um nível de ensino"

Isto quer dizer que o mestrado também está incluído?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A legislação diz "desde que frequente um nível de ensino"

Isto quer dizer que o mestrado também está incluído?

Sim

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pelas vossas respostas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- taxa normal do sujeito passivo inferior a 42%;

o que querem dizer com isto?

Eu quero comprar um portatil novo mas só o faço agora em Dezembro se for incluido nos bebeficios fiscais!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que querem dizer com isto?

Significa que não podes estar no último escalão do IRS para tirar partido desses benefício fiscal. No ano de 2008 esse escalão aplicava-se a rendimentos superiores a 62.546€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De que forma é que as finanças sabem (ou não) que um membro do agregado está a estudar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Significa que não podes estar no último escalão do IRS para tirar partido desses benefício fiscal. No ano de 2008 esse escalão aplicava-se a rendimentos superiores a 62.546€

bem... axo que ainda não atingi esse escalão LOL obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De que forma é que as finanças sabem (ou não) que um membro do agregado está a estudar?

Porque tu lhes dizes ;)

Mas, se eles te pedirem, é bom que tenhas a documentação para o corroborar (um cartão de estudante, um certificado de matrícula, etc).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

elbmurcs  :)

Apresentando despesas de educação em nome do estudante (ex: propinas), bem como os docs que o IM pauloaguia indicou.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tendo em conta que um dos membros do agregado terminou o ano lectivo em Julho (ano lectivo 07/08), uma factura deste ano ainda é válida?

Ou pelo contrário, teria que estar a estudar em Setembro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entretanto, se me permitem, uma duvida muito básica...

podem ser deduzidas em 50%

Isto quer dizer literalmente que se comprar um PC por 500€ o estado me devolve 250€? (subtrai no valor a pagar no acerto do IRS, ou adiciona no valor a devolver pelo estado)

E com a quota máxima de 250€, significa que qualquer que seja o valor, desde que superior a 500€, o estado só devolve 250€, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entretanto, se me permitem, uma duvida muito básica...

Isto quer dizer literalmente que se comprar um PC por 500€ o estado me devolve 250€? (subtrai no valor a pagar no acerto do IRS, ou adiciona no valor a devolver pelo estado)

E com a quota máxima de 250€, significa que qualquer que seja o valor, desde que superior a 500€, o estado só devolve 250€, certo?

Certo. 50% com o limite máximo de 250 Euros!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0