Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
m.elis

Inflação no Zimbabué

4 publicações neste tópico

Li e não queria acreditar. Vou transcrever: 231 milhões por cento (231 000 000%)  ??? é o valor da inflação no Zimbabué, a mais alta alguma vez registada no mundo.......

Como viverão aquelas pessoas? É nestas ocasiões que sinto que temos sorte, muita sorte!

Conheci aquele país, na transição, de Rodésia para o Zimbabué e ninguém, nessa altura, previa isto!! O jornalista Cáceres Monteiro, prematuramente falecido, fez a reportagem da independência, ainda guardo o Jornal.... Era tanta a esperança dos habitantes e ......é uma tristeza!!

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As pessoas ou usam divisa estrangeira ou recorrem à troca directa. Usar uma moeda que vai perdendo valor à medida que discutes o preço, simplesmente não é viável. Imaginem só:

- Quero uma pastilha elástica. Dou-te 1000ZWD por ela.

- 1000? Isso era o preço hoje de manhã. Agora já vai em 1010.

- Ora deixa cá ver se tenho trocado... uma moeda de 1000... eu acho que tinha uma de 10 para aqui algures... cá está ela!

- Desculpa, mas agora o preço já vai em 1012. Tens que procurar o dinheiro mais depressa... :P

Imaginem o que é receber o salário e, quando se vai depositar no banco, já só vale metade. Acresce que os juros estão muitíssimo abaixo do valor da inflação (tipo para aí 100 ou 1000 vezes mais baixos). Portanto, recebe-se o pagamento e vai-se logo trocar por divisa estrangeira que é para não desvalorizar tão depressa. Acresce que esse tipo de operações é feito muitas vezes no mercado negro onde as taxas cambiais ainda são mais desfavoráveis... mas as pessoas sujeitam-se porque ficar com uma moeda que não vale nada ainda é pior!

Com este tipo de desvalorização, a emissão de novas notas é quase constante - cada duas ou três semanas é preciso lançar uma nova com mais um "0", as moedas mais baixas deixam de ter qualquer valor, etc. Ou seja, gasta-se rios de dinheiro só para manter dinheiro em circulação... as pessoas não têm tempo para se habituar, o número de fraudes aumenta e todos preferem fazer as trocas comerciais em moeda estrangeira (o que desvaloriza ainda mais a moeda)

Quem vive da agricultura ainda pode tentar trocar uma consulta por uma galinha ou uma couve. Eventualmente o médico até agradece porque se fosse comprar essa couve ao mercado ao fim dia, ao ir para casa, ficava-lhe mais caro que o que receberia pela consulta.

Agora imaginem um professor que é pago pelo Estado em dinheiro... o que faz ele com aquilo? E será que lhe actualizam o salário todos os meses? Ou mesmo todas as semanas? Torna-se difícil fazer um contrato seja em que moldes for...

:(  :-[  :-X  :-\

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto, é uma situação impensável!

No Zimbabwe, no dia em que se recebe o ordenado, ou o que quer que eles ganhem, têm de ir a correr gastá-lo todo nesse dia para comprar tudo o que precisam nesse mês (95% ou mais será alimentação, imagino), porque passado um ou dois dias, com o dinheiro que receberam já não conseguem comprar nada. Imaginem como serão esses dias, em que milhões de pessoas vão ao mercado e às lojas ao mesmo tempo, em que milhões de pessoas transportam tudo o que precisam (dezenas de produtos por cada um) nos mesmos autocarros, nos mesmos comboios... Deve ser mesmo aflitivo... E depois pensar na vida que senhores como Mugabe e outros que tal levam... É asqueroso!

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nem vale a pena correrem para o ir gastar. Ele não vale nada!

Tal como diz o Pauloaguia os agricultores, se é que há estabilidade para cultivar as terras, ainda poderão trocar o que a terra dá por outros bens - voltaram à troca directa!

O mercado negro é o único que funciona, de acordo com o que sei . E não deixa de ser caricato, se não fosse triste,  gastarem rios de dinheiro para manter o dinheiro em circulação :-\

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0