Visitante soniasilva

Ajuda Valores de Indemnização

9 publicações neste tópico

Olá bom dia, gostaria de uma ajuda se fosse possível.

Trabalho numa empresa faz 5 anos (1 estágio + 3 contratos + 1 ano efectiva)

A empresa está a propor um acordo de revogação do contrato e a indemnização que quer pagar são os 2 ordenados e meio em atraso mais o proporcional de metade do sub de férias e metade do de natal..

Gostaria de saber que valor posso estipular de indemnização visto nunca ter gozado os 3 dias extra de férias que por lei temos direito e nunca ter tido qualquer tipo de formação contínua (nem os meus colegas)..  E o mês por cada ano de efectividade  não entendo se no mínimo tem que ser 3 meses como fala em alguns lados..

Obrigado

S

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

em relação ao ano de estagio não sei...mas acho que a empresa lhe tem que pagar 1 mês por cada ano de serviço..neste caso pelo menos 4 meses (pelos 3 anos de contrato e 1 efectivo) acrescido de mais 3 meses (ordenado, mais subs de ferias mais natal)...a partir de out de 2012 já só lhe devem pagar 20 dias por cada ano e não 1 mês segundo o novo CT

Nota: estes 20 dias por mês a partir do final do ano deve de ser ainda reduzido para 8. (0 dava muito nas vistas).

Conclusão: pelo menos 7 meses de salário tem que receber. Isto se o estagio não contar...se contar são 8. E esses dias de ferias em falta também têm que ser pagos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta :)

Eu pensava que apenas contavam os anos de efectividade na empresa.. o estagio foi pelo iefp.. talvez assim tb conte..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois em relação ao estagio também não tenho a certeza..se não contar (e é provável que não conte uma vez que foi feito através de outra entidade) tem direito aos 7 meses de indemnização

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá boa tarde,

já me informei na Act e realmente é 1 mês por cada ano trabalhado.. Mas agora eu pedi esse valor e a empresa não quer acordar.. aliás riram-se na minha cara porque dizem se quisessem pagar o que é meu por lei que me despediam em vez de fazer "um acordo de cavalheiros"...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para haver acordo, as 2 partes têm de concordar, ora se a lei prevê um valor mínimo, não vejo qualquer acordo possível.

Informe-se bem e não permita reduções nos seus direitos, já bastam as reduções impostas pelo governo.

Estando efectiva só poderá ser despedida com justa causa, senão terá de haver acordo entre ambas as partes, sendo este, por vezes superior ao mínimo estipulado pela lei.

Já agora, permita-me alertá-la para o motivo de despedimento declarado: Tratando-se de extinção do posto de trabalho terá direito ao subsídio de desemprego. Outros motivos que fundamentem o acordo, não lhe dão esse direito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, o acordo para mim já é deixar que eles façam um acordo.. eles é que estão a pedir para fazer o acordo não sou eu.. eu até pedi mais do que por lei tenho direito e ainda se riram na minha cara.. a minha decisão depois foi o valor que me devem mais o que por lei tenho direito que são 4 ordenados.. agora estou a aguardar o feedback deles..

Realmente há com cada coisa.. e ainda me responderam com um "Se nós quiséssemos pagar alguma coisa, despedíamos em vez de fazer um acordo"..

Obrigado

S*

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho 21 anos de casa e fui alvo de um despedimento colectivo, qual o valor a receber por indemnização?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nita77 tem razão. Atenção ao mutuo acordo a segurança social não dá subsidio de desemprego caso não exista extinção do posto de trabalho. Se for caso a empresa deverá pagar o subsidio de desemprego junto com indemnização (eu pediria 1 ano).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Para deixar um comentário é necessário estar registado

Criar uma conta

Registe uma conta nova na nossa comunidade. É fácil!

Registar uma conta nova

Entrar

Já está registado? Entre aqui.

Entrar agora