Visitante lmcc1966

obrigaçãoes sonae

72 publicações neste tópico

Bom dia

Em relação ás obrigações em geral ,tenho uma duvida que é a seguinte :

O capital investido é garantido se não for resgatado antes do termo ou pelo contrário

pode sofrer alterações  ?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na maturidade o capital é sempre reembolsado na totalidade, só o não seria se vender a obrigação antes da maturidade, ai está sujeito á cotação em que estiver a obrigação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a empresa não declarar insolvência nem estiver perto disso o capital é reembolsado.

No caso da Sonae não é provável que daqui a 3 anos esteja em apuros mas nunca se sabe...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

como posso subscrever estas obrigações não sendo cliente de nenhum dos bancos que as comercializam?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

como posso subscrever estas obrigações não sendo cliente de nenhum dos bancos que as comercializam?

Obrigado.

Não podes. Só os bancos que as comercializam é que estão autorizados (senão não tinham vantagens ;) )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia! Eu tenho conta no banco popular e vou investir em obrigações continente, não percebo muito disto, mas disseram-me que ao fim dos 3 anos é capital garantido, por isso a 7% acho que é de aproveitar....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia! Eu tenho conta no banco popular e vou investir em obrigações continente, não percebo muito disto, mas disseram-me que ao fim dos 3 anos é capital garantido, por isso a 7% acho que é de aproveitar....

E qual é o banco onde as compras?

Qual é a comissão de custódia que te cobram?

Qual é a percentagem líquida desse investimento no final?

Não basta olhar para os 7%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vai ser no banco popular, já que tenho conta lá, ainda não esclareci tudo muito bem, mas sei que é capital garantido, e sei que dos 7% retiram 25% para irs, como em qualquer deposito, quanto a outras comissões ainda vou esclarecer....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cuidado se estamos a falar de obrigações. Não existe capital garantido é verdade que os bancos tentam passar essa mensagem mas se na hipótese remota de o Continente falir quem comprou as obrigações fica a arder.

Eu sei que os bancos afirmam que o capital é garantido também me disseram o mesmo à uns tempos no BES quando fui lá.

Informa-te bem e pondera as várias possibilidades, deixo-te aqui o link das obrigações comercializadas no banco BIG para teres uma comparação:

https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente foi o que me disseram no banco, mas foi confirmar...obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Para os clientes do Banco Popular, estas Obrigações estão isentas de comissão de subscrição, comissão de custódia e comissão sobre eventos sobre valores mobiliários, nomeadamente pagamento de juros e reembolsos.

http://www.bancopopular.pt/portugal/investimento/obrigacoessonae

Portanto neste caso o rendimento deve ser semelhante a um depósito a prazo com TANB 7%, excluindo os eventuais custos de manter uma conta no Banco Popular (preçário).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já sou cliente do banco popular e não pago nada por ter conta, então é aconselhável eu investir nas obrigações do continente, visto neste caso ser semelhante a uma conta dp a 7%, e não tem risco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já sou cliente do banco popular e não pago nada por ter conta, então é aconselhável eu investir nas obrigações do continente, visto neste caso ser semelhante a uma conta dp a 7%, e não tem risco?

Claro que não é semelhante (acabei de corrigir o meu post para evitar confusão). Estas obrigações, tal como todas as outras, não estão ao abrigo do fundo de garantia que abrange os depósitos a prazo. Portanto tens sempre o risco do emitente (Sonae) não poder pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado, vou ter que confirmar isso com o banco, apesar de achar dificil a sonae falir nos proximos 3 anos....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente a estas obrigações da Sonae e como não sou grande entendido nesta matéria, alguém que seja cliente do BancoInvest ou que tenha conhecimento me sabe dizer quais os custos para um investimento de 5000€ nestas obrigações a 7%? Gostaria de ter uma base de comparação com os Depósitos a prazo mas realmente não vou lá sozinho. Agradeço desde já qualquer eventual ajuda. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No banco Invest não se negoceiam obrigações em mercado primário (como é o caso destas da Sonae). As obrigações disponíveis são só em mercado secundário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está enganado, foi mesmo no centro de investimentos do banco invest em Leiria que me disseram que estavam a vender essas obrigações, como estava de saída não pedi grandes detalhes mas vim para casa tentar fazer algumas contas que acabei por não conseguir fazer de modo que agradecia uma ajuda. Obg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está enganado, foi mesmo no centro de investimentos do banco invest em Leiria que me disseram que estavam a vender essas obrigações, como estava de saída não pedi grandes detalhes mas vim para casa tentar fazer algumas contas que acabei por não conseguir fazer de modo que agradecia uma ajuda. Obg

É verdade. Na semana passada o Invest Leiria enviou-me o prospeto e convidou-me a subscrever. Aliás, o BIG fez o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então a pessoa certa é o gestor de conta :)

Alguém sabe as comissões que Invest e BIG estão a cobrar (ou a isentar?). O Popular está a isentar todas. Eu preferia subscrever noutro banco, mas parece-me que todos os outros estão a cobrar as comissões normais (menos o Carregosa/GoBulling, que isenta subscrição e custódia), pelo que vai ser mesmo no Popular...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem toda a razão, mas acaba por fazer a mesma pergunta que eu. :laugh:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem toda a razão, mas acaba por fazer a mesma pergunta que eu. :laugh:

E a resposta certa é:

NÃO, não há mais nenhum banco, além do Popular, que cometa a proeza de não cobrar comissões nenhumas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu gostaria de saber que tipo de comissões e custos implicam a compra de obrigações em mercado primário, porque mesmo olhando para o preçário do banco não consigo identificar o que é relevante ou não para o caso que eu queria simular, dos 5000€ para essa obrigação, para saber até que ponto eventualmente é mais vantajoso que os 5,25% que dão para os novos depósitos. No mail que lhe enviaram tinham alguns detalhes relativamente ao que pergunto que possa aqui partilhar comigo? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu gostaria de saber que tipo de comissões e custos implicam a compra de obrigações em mercado primário, porque mesmo olhando para o preçário do banco não consigo identificar o que é relevante ou não para o caso que eu queria simular, dos 5000€ para essa obrigação, para saber até que ponto eventualmente é mais vantajoso que os 5,25% que dão para os novos depósitos. No mail que lhe enviaram tinham alguns detalhes relativamente ao que pergunto que possa aqui partilhar comigo? 

Não tinha nada sobre isso.

Mas o que o Invest e o Big cobram de comissões é igual (pelo menos era, até há poucas semanas atrás):

- comissão de compra/subscrição - 0,20%

- comissão de venda/reembolso - 0,25%

- comissão de custódia ou guarda de títulos - 0%

- comissão sobre o cupão (juros) - 2% sobre os ditos.

O Best tem comissões mais duras.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então vejamos se estou a fazer bem as contas.

Para subscrever 5000€ teria portanto que investir 5100€ (5000 x 1.02) e relativamente aos juros, uma vez que a obrigação é de 3 anos, portanto cerca de 1080 dias eu teria um rendimento bruto de 787,5€, retirando os 2% do banco ficaria 771,75 e retirando os 100€ iniciais para a subscrição o rendimento total líquido seria de 671,75€ e portanto o equivalente a uma TANB de 5,971 pelas minhas contas.

A ser mesmo rigoroso teria que ter em conta que o pagamento é semestral mas calculei assumindo o pagamento no final dos 1080 dias. Creio que agora posso afirmar que tem uma rentabilidade interessante.

Cálculos errados, mais em baixo estão os valores corretos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead