joaopais

Obrigações - Como é que funciona?

4 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Sempre fiz até ao momento depósitos a prazo, sendo essa a única maneira que tenho para rentabilizar o meu dinheiro, no entanto, gostaria que alguém me explicasse se possível como é que funciona isto das obrigações (não percebo nada..)

Vi recentemente que a EDP,PT,Semapa e outras empresas estão a emitir obrigações a taxas da ordem dos 7/8%. Isso quer dizer que basta-me ir a um banco qualquer e gastar 10 mil euros em obrigações destas empresas, sendo que passado 1 ano vou lá buscar o dinheiro + os 7/8%, tal como sucede com os depositos a prazo?

Gostaria de saber se é assim que funciona e quais os riscos associados(apenas existe risco se a empresa falir??).

Ajudem-me por favor

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso quer dizer que basta-me ir a um banco qualquer e gastar 10 mil euros em obrigações destas empresas, sendo que passado 1 ano vou lá buscar o dinheiro + os 7/8%, tal como sucede com os depositos a prazo?

Não podes ir a qualquer banco! Somente aqueles que estão a comercializar as obrigações a subscrição, que no caso da Brisa são: BPI, BCP, Activobank, Banco Popular, BBVA e CGD.

Sendo que passado 1 ano vou lá buscar o dinheiro

Também não. As obrigações tem uma data de vencimento, que pode variar (umas mais longas outras mais curtas), no caso da Brisa penso que são 2 anos e 5 meses, do qual nessa altura irias receber o capital investido mais os respectivos juros do ultimo cupão.

Mas podes sempre durante esse periodo vender as obrigações no mercado secundário, mas nessa altura arriscas a perder parte do capital investido (se ocorrer uma desvalorização no preço da obrigação) ou até ganhar ( se ocorrer uma valorização no preço da obrigação).

+ os 7/8%,

Também não. Vais teres algumas comissões bancarias que irão diluir o efeito da rentabilidade dos juros.

• Comissão de Guarda de Titulos (trimestral)
  • Comissão de Pagamento de Juros
  • Comissão de Reembolso

+ O Efeito da Fiscalidade na retenção dos juros para IRS (25%).

Sugestão lê este artigo do Diario Economico.

http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-se-vale-a-pena-investir-em-obrigacoes-de-empresas_146986.html

Em veres de investires no mercado primario, sugiro que faças no mercado secundário onde irás conseguir uma rentabilidade superior. Por exemplo o Bigonline e Banco Invest não cobram a guarda de titulos de obrigações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou possuidor de obrigações do BCP com vencimento anual no dia 10 de junho, aconteceu que na data de vencimento, o banco negou-se a pagar os juros. Isto pode acontecer? Da mesma forma que não pagam também nós temos o direito de não pagar o que devemos ao banco. Se alguém me puder encaminhar neste assunto, agradeço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou possuidor de obrigações do BCP com vencimento anual no dia 10 de junho, aconteceu que na data de vencimento, o banco negou-se a pagar os juros. Isto pode acontecer? Da mesma forma que não pagam também nós temos o direito de não pagar o que devemos ao banco. Se alguém me puder encaminhar neste assunto, agradeço

Qual é o nome das obrigações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead