jpv

Entrada vs Investimento

2 publicações neste tópico

Olá a todos.

Com o intuito de avaliar o "trade-off" entre o dinheiro que se dá de entrada para um empréstimo e o que se poderá obter do investimento do mesmo, fiz as seguintes contas (muito simplificadas) em 2 cenários hipotéticos:

- Objectivo: comprar casa no valor de 120.000€

- Dinheiro disponível: 60.000€

[table]

[tr][td][/td][td]Cenário 1[/td][td]Cenário 2[/td][/tr]

[tr][td]Entrada:[/td][td]60.000€[/td][td]30.000€[/td][/tr]

[tr][td]Duração empréstimo:[/td][td]10 anos[/td][td]20 anos[/td][/tr]

[tr][td]Prestação mensal:[/td][td]660€[/td][td]634€[/td][/tr]

[tr][td]Total de juros pagos no final:[/td][td]19.213€[/td][td]62.267€[/td][/tr]

[/table]

No Cenário 2, fica-se com 30.000€ para investir. Para esta cenário ser vantajoso, será necessário gerar 43.054€ a partir dos 30.000€ em 20 anos, ou seja, o dinheiro terá que valorizar em cerca de 150% a 20 anos, o que corresponde a cerca de 7,5% ao ano.

Tendo isto em consideração, parece-me que é claramente vantajoso pagar uma entrada mais elevada, uma vez que julgo (na minha ignorância sobre o assunto) que não será fácil garantir estas taxas de juros líquidas.

Disclamer: estas contas estão demasiado simplificadas. Não levam em consideração, entre outras coisas importantes, a valorização do dinheiro nem a capitalização dos juros. Porém julgo que servem para ilustrar a minha dúvida.

Qual é a vossa opinião?

Cumprimentos,

João

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cenário 1 sem dúvida. Considerando que investes os € 60.000,00 e não ficas a "travar no ferro".

7,5% em depósitos a prazo é quase inatingivel, em aplicações com mais risco podes eventualmente conseguir.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead