mc1

Seguro Multirisco Habitação

26 publicações neste tópico

Bom dia

Contratei um seguro multiriscos habitação na Fidelidade através da CGD na altura da compra da minha casa, em 2005. O que acontece é que nessa altura o capital seguro era de 169.591,00€ e o prémio era de 184,16€. Todos os anos têm aumentado o capital seguro, e consequentemente o prémio a pagar. Este ano o valor do capital seguro é de 206.601,12€ e o prémio 237,25€. A minha pergunta é: É normal este aumento, principalmente nesta altura em que o valor das casas está a descer consideravelmente?

Obrigada pela atenção.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A subida não é muito normal, mas vai acontecendo em quem não questiona ou "bate o pé".

Proponho que consulte algumas seguradoras e tente ver os valores que propoem, depois é actuar com a fidelidade ou mudar.

Posso sugerir algumas:

Liberty Seguros, S.A.

AXA Portugal - , S.A.

Império Bonança - , S.A.

Macif Portugal, , S.A.

Lusitania, , S.A.

victoria habitat +

Generali - , S.p.A.

Mapfre Seguros Gerais, S.A.

Victoria - Seguros, S.A.

Allianz Portugal, S.A.

Crédito Agrícola Seguros

Zurich Insurance PLC - Sucursal em Portugal

Açoreana, S.A.

Fidelidade-Mundial, S.A.

Tranquilidade, S.A.

Seguro Directo Gere - , S.A.

Cardif Assurances Risques Divers

Ace European Group Limited

Mutua de Riesgo Marítimo

Financial Insurance Company Limited

BES, , S.A.

Mútua dos Pescadores, Mútua de Seguros, C.R.L.

Popular Seguros - , S.A.

Groupama Seguros, S.A.

N Seguros, S.A.

Society of Lloyds - Sucursal em Portugal

Via Directa - , S.A.

Hiscox Insurance Company Limited

Chartis Europe S.A. - Sucursal em Portugal

Ocidental - Companhia Portuguesa de Seguros, S.A.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A subida é perfeitamente natural. De certeza quando subscreveu o seguro subscreveu a cobertura de actualização automática de capital ( por isso o valor de capital seguro está a aumentar e assim é que se deve subscrever um seguro).

O facto do valor das casas estar a baixar em nada altera o principio pelo qual o seguro multiriscos deve ser efectuado : Quanto é necessário para fazer uma casa igual em caso de "destruição" total do bem.

Agora uma coisa é perguntar se é normal esses aumentos ( e isso posso garantir que é ) outra é perguntar se é caro e aí só com outros elementos poderia dizer algo.

Vasco Martins

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Relativamente a este assunto, tenho a seguinte questão: como é determinado o valor do imóvel a segurar? É o segurado que diz o valor ou o mesmo é determinado por alguma tabela?

grato pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Relativamente a este assunto, tenho a seguinte questão: como é determinado o valor do imóvel a segurar? É o segurado que diz o valor ou o mesmo é determinado por alguma tabela?

grato pela ajuda.

Existe uma tabela do valor por metro quadrado:

http://dre.pt/pdf1sdip/2011/11/21200/0476704768.pdf

Depois pode ter benfeitorias (obras, melhoramentos outros extras) que são descritos e avaliados pelo próprio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Era mesmo isso que ia perguntar...

Também contratei um Seguro Multi-riscos Habitação na Fidelidade (que inicialmente se chamava Caixa Seguro Lar, acho eu, pelos dados dos papéis que batem certo com o que vem agora designado como Multi-riscos Habitação) através da CGD na altura da compra da minha casa, em 2004. Tal como aconteceu ao autor do tópico, nessa altura o capital seguro era de 77.500,00€ (valor da compra da casa) e o prémio era de 82,69€. Todos os anos têm aumentado o capital seguro, e consequentemente o prémio a pagar. Este ano o valor do capital seguro é de 98.586,80€ e o prémio a pagar de 115,59€.

É normal este aumento?

Para eu "bater o pé" onde tenho de ir? À Fidelidade ou à CGD?

Para poder "bater o pé" convem levar dados de outras seguradoras, certo?

Que dados tenho de apresentar a essas seguradoras para me darem simulações?

Obrigado desde já!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para eu "bater o pé" onde tenho de ir? À Fidelidade ou à CGD?

Para poder "bater o pé" convem levar dados de outras seguradoras, certo?

Que dados tenho de apresentar a essas seguradoras para me darem simulações?

Batero o pé em ambos os locais, entretanto e para as simulações apresente o que pedirem, pois depende de companhia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sou cliente da fidelidade desde2002, e tenho varios seguros. Infelizmente tive uma inundação e quando tentei acionar o multiriscos fui informada que a apolice foi cancelada por falta de pagamento. Tentei junto da CGD e da propria companhia sacar informação relativamente a esta situação, e qual não foi o meu espanto a fidelidade afirma que enviou aviso de falta de pagamento, no entanto eu nunca o recebi. Pergunto eu, como é que fazem prova da entrega da correspondência no domicilio do cliente? Como é possivel que as restantes apolices sejam sempre pagas (cerca de 800 euros por ano) e nem sequer me dão uma justificação, quer a CGD quer a propria companhia...

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ddascaldas

Tenho de ir a varias seguradoras antes para depois ir à minha porque acho realmente o valor alto face ao apartamento que é... Valorizarem um T1 em 100.000€ quando foi comprado por 70.000€...

Batero o pé em ambos os locais, entretanto e para as simulações apresente o que pedirem, pois depende de companhia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Aguem sabe se o produto "Multi-proteção lar premier" vendido ao balcão do Banif é um produto razóavel?

Este produto tem uma parceria entre a Genius/Banif/Açoreana.

Alguem sabe algo?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas! Também tenho um seguro Riscos Múltiplos - Habitação, no BCP aquando do empréstimo em 2008, para um capital de 170.300€, pagava 119.02€, agora vou passar a pagar 17.31€/Mês, sou obrigado a continuar com a Ocidental, por causa do empréstimo ser no BCP, ou posso mudar para outro mais barato?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sobre o tema dos seguros multirriscos tenho a seguinte questão: há sanções previstas na lei para condóminos que não tenham o seguro actualizado? Ou que não tenham qualquer seguro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acuso a recepção da carta da Ocidental Seguros- Milleniumbcp  Fortis (Grupo Segurador) de 29.09.2012, em 11.10.2012 referente ao plano de pagamento da apólice anteriormente mencionada.

No entanto, gostava que me esclarecessem porque motivo há um aumento do montante a pagar sempre que a apólice renova?

Como pode aumentar, se a avaliação das propriedades está em queda?!

É este um seguro que tem de ser efectuado na V/ entidade obrigatoriamente?

Enviei o mail ao BCP, vou aguardar a ver se respondem....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acuso a recepção da carta da Ocidental Seguros- Milleniumbcp  Fortis (Grupo Segurador) de 29.09.2012, em 11.10.2012 referente ao plano de pagamento da apólice anteriormente mencionada.

No entanto, gostava que me esclarecessem porque motivo há um aumento do montante a pagar sempre que a apólice renova?

Como pode aumentar, se a avaliação das propriedades está em queda?!

É este um seguro que tem de ser efectuado na V/ entidade obrigatoriamente?

Enviei o mail ao BCP, vou aguardar a ver se respondem....

Tenho ideia que existe uma "tabela de valorização" que as seguradoras usam para actualizar o valor para efeito de seguro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas somos obrigados a ter o seguro no Banco? Pois pode existir mais barato...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas somos obrigados a ter o seguro no Banco? Pois pode existir mais barato...

O seguro pode estar em qualquer lado, mas o banco poderá alterar as condições do Crédito à Habitação (se for o caso). É preciso pesar ganhos e perdas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim, é do crédito habitação, mas só poderá alterar as condições, se estiver no contrato,certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim, é do crédito habitação, mas só poderá alterar as condições, se estiver no contrato,certo?

Sim, claro. Isto é, se o contrato previr a aplicação de condições mais favoráveis em função da existência desse seguro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Estive a fazer alguns contactos com diversas entidades (nomeadamente seguradoras e bancos) e recolhi alguns elementos importantes:

1. Se eu quiser fazer um seguro novo para uma casa que já está paga, o valor do capital a segurar é calculado com base no chamado "valor de reconstrução", que é aquele que a companhia paga em caso de sinistro.

2. No entanto, quando se trata de um seguro feito no âmbito de um crédito habitação, o valor de reconstrução não é tido nem achado para o caso e é o banco que diz quanto vale a casa com base numa "avaliação de técnicos credenciados". Esta avaliação pode ser muito superior ao valor de reconstrução e como é evidente tem impacto no prémio do seguro.

Isto é mesmo assim? Ou seja, as regras são diferentes consoante haja um não um crédito associado e o banco pode avaliar pelo valor que entender independentemente do que se encontra tabelado?

Agradeço desde já a quem puder esclarecer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na sequência da mensagem anterior, apurei o seguinte:

- o banco é o tomador do seguro, eu sou o segurado

- segundo o site do Instituto de Seguros de Portugal, "O tomador do seguro é responsável por estabelecer, no início e ao longo do contrato, qual é o capital seguro."

As minhas dúvida são pois estas:

o banco tem poder discricionário para fixar o valor do capital a segurar?

terei eu como segurado algum poder para exigir que o valor seguro baixe?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor de reconstrução (valor pelo qual uma casa deve estar segura) é determinado anualmente por portaria, o valor para 2013 já foi publicado https://dre.pt/pdf1sdip/2012/10/21100/0628706288.pdf. Os m2 da casa estão descritos na caderneta predial e é só fazer as contas, dirigir-se à seguradora com esse valor e alterar o valor segurado. Não tem de ser na data da renovação, pode ser em qualquer altura, já o fiz várias vezes e já recebi estorno de prémios pagos. Num condominio o único seguro obrigatório nas fracções e nas partes comuns é contra-incêndios artigo 1429º do Código Civil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tinha um seguro multi riscos na Fidelidade. Ja nao tenho o imovel e o novo proprietario contractou outra seguradora. Eu nao paguei porque nao quero continuar com o seguro. Agora dizem me que tenho de enviar uma copia da promessa de compra e venda ou escritura e documento assinado por mim para a anulacao. A falta de pagamento nao anula automaticamente o seguro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tinha um seguro multi riscos na Fidelidade. Ja nao tenho o imovel e o novo proprietario contractou outra seguradora. Eu nao paguei porque nao quero continuar com o seguro.

Agora dizem me que tenho de enviar uma copia da promessa de compra e venda ou escritura e documento assinado por mim para a anulacao.

A falta de pagamento nao anula automaticamente o seguro?

Sim, mas se quiser ficar descansada entre em contacto com eles. Informe-os que já não habita aquela residência e como tal não precisa de continuar com o seguro!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

A data limite de pagamento já se venceu?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

DICAS

Creio que a actualização é automática

Utilizo o valor matricial que é considerado para o IMI

De dois em dois anos renovo o capital para o valor matricial  e não o da actualização 

Óptimo é ter um mediador - consegue mais do que ir ao balcão onde funciona "chapa 5"

Editado por Antonio Antunes
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead