s3co

Cota parte de herança!!

2 publicações neste tópico

O meu assunto é o seguinte:

O meu sogro morreu à diversos anos e nunca ouve qualquer partilha de herança, no entanto agora apareceu um problema de registo de uma casa que é partilhada com outra família, herdeiros de há muitos anos.

No entanto foi possível realizar de um artigo em dois, de forma que cada cada familia ficou com a sua parte separada, isto de "boca" pois legalmente cada familia tem uma cota parte na casa da outra, uma barafunda!

Para resolver este imbróglio, e porque uma das famílias quer vender a sua casa, foi realizada uma permuta de cota partes de forma a que cada familia fique efectivamente com a sua casa.

Segundo o Notário disse a permuta foi de forma equitativa ou seja no registo ficou que nós demos 3 e tal euros pela parte da outra familia e eles deram o mesmo valor pela nossa parte.

A familia da minha esposa são 5 irmãos mais a mãe (que mantém tudo na sua posse), ou seja não ouve propriamente uma venda ou um recebimento de uma herança da nossa parte mas sim uma legalização do imóvel.

Já no caso da outra família, como referi, vão efectivamente vender a casa que lhes pertence.

As questões são, tenho de declarar esta permuta no IRS do próximo ano, se sim, de que forma, será que vou sofrer alguma penalização em termos de IRS?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como já passou algum tempo e não obtive resposta, vou "puxar" para cima um pouco.

Agradeço qualquer esclarecimento que possa ser dado.

JS

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead