Pedro Martins

Cálculo da média da Euribor

125 publicações neste tópico

Gostaria de saber se existe algum site que indique a média da taxa euribor a 6 meses considerando este o indexante mais utilizado nos créditos à habitação? O objectivo é perceber a evolução potencial da minha prestaçãos (sevai subir ou descer). Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.........

Se eu contratar um crédito amanhã, com o indexante EUR3M, qual é a média que o banco aplica?

- Média de Outubro?

ou

- Média dos 30 dias subsequentes à contratação (20 de Outubro a 20 de Novembro)?

É que há uma grande diferença neste momento!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Média de Outubro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Média de Outubro

Então se for no dia 2 de Dezembro, é aplicada a media de Novembro né??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(...)

Então se for no dia 2 de Dezembro, é aplicada a media de Novembro né??

E assim sucessivamente. lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vai-se rever a minha taxa em Dez (vou pagar aí para o dia 2) e o que estou a liquidar na prática é a prestação de Novembro, logo....a revisão é feita com os valores médios de Outubro.. :-\ :-\ :-\

mas já vi aqui um artigo a explicar isso muito bem

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez não...

No meu caso a prestação sai dia 5 e a média não é a do mês anterior mas sim 2 meses antes (vai actualizar dia 5/12 pela média do mês de Outubro). Provavelmente depende do dia em que o cálculo é feito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também vou rever a taxa no final de Novembro e a média a aplicar é a do mês anterior (no meu caso).

Infelizmente a média de Outubro (a 3 meses e no resto das taxas) é a mais alta... os juros a descer e a prestação a aumentar  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez não...

No meu caso a prestação sai dia 5 e a média não é a do mês anterior mas sim 2 meses antes (vai actualizar dia 5/12 pela média do mês de Outubro). Provavelmente depende do dia em que o cálculo é feito.

Pois, o meu também vai alterar a prestação a 02 de Dez (supostamente é a prestação referente a Novembro) e desde logo conta a média de Outubro...., ou seja 2 meses antes da actualização...infelizmente....... :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros, ... reaproveitando este tópico...

Vai fazer agora 2 anos que fiz a escritura da minha casa.

Recebi do meu banco a seguinte notificação, referente ao empréstimo para habitação:

Lisboa, 24 de Outubro de 2008

Exmo Sr,

De acordo com a escritura do seu empréstimo a taxa de juro utilizada varia anualmente tendo como referência a EURIBOR 1 ANO, com valor de 5,248% no mês de Outubro de 2008. Desta forma, serve a presente para lhe comunicar que a nova taxa de juro do seu empréstimo, em vigor nos próximos 12 meses, está estabelecida em 6,148%.

Tenho um outro empréstimo que tive de fazer por causa da documentação da casa... e para este, o mesmo banco, no mesmo dia, diz o seguinte:

Lisboa, 24 de Outubro de 2008

Exmo Sr,

De acordo com a escritura do seu empréstimo a taxa de juro utilizada varia anualmente tendo como referência a EURIBOR 1 ANO, com valor de 5,248% no mês de Outubro de 2008. Desta forma, serve a presente para lhe comunicar que a nova taxa de juro do seu empréstimo, em vigor nos próximos 12 meses, está estabelecida em 6,248%.

DUVIDAS:

- Estive a ver o link acima (evolução da Euribor 12 meses)... e nos ultimos 12 meses, não atingiu nem o pico dos 6% - Como é que, em ambos os empréstimos, esta taxa é superior a 6%?

- Se estes empréstimos foram concedidos exactamente no mesmo dia, e, para além disso, se estas cartas foram ambas emitidas no dia 24 de Outubro... como é que têm taxas diferentes?

Queria perguntar a vossa opinião (...se é normal... se não) antes de falar com o banco. O que acham?

Obr

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao valor final tens que acrescentar o valor do SPREAD. Estás a fazê-lo?

A diferença que encontras, e como são dois empréstimos, quase de certeza se deve ao facto de teres SPREADs diferentes em cada contrato.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hummm... Então é isso...

Assumindo um spread de 1%, significa que a taxa da Euribor 12 meses é 5,148%... o que estará correcto, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hummm... Então é isso...

Assumindo um spread de 1%, significa que a taxa da Euribor 12 meses é 5,148%... o que estará correcto, certo?

É isso. E o outro é a 1,10%.

É assim mas com a seguinte correcção: o SPREAD de um empréstimo é de 0,90% e o outro 1,00%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas qual é afinal a formula que os bancos usam para calcular a taxa que aplicam antes do spread?

Taxa de determinado mês= ((média da euribor desses 30 dias) x 365) / (360)

É isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas qual é afinal a formula que os bancos usam para calcular a taxa que aplicam antes do spread?

Taxa de determinado mês= ((média da euribor desses 30 dias) x 365) / (360)

É isto?

De Junho em diante (se estiver errado corrijam-me), a fórmula utilizada é a média aritmética simples dos valores do mês (não são 30 dias).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afinal como é?

Alguém que saiba, escreva aqui a formula por favor...

Obrigado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha formula é assim:  :P

Pego neste link: http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html

clico em: Historical Data 2008

abro a página de excel onde aparece todas as taxas ao dia, faço a soma do mês e divido pelos dias, dá-me a média  ;) esta tem de ser igual á dos bancos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então por essa ordem de ideias a média da euribor a 3m de Novembro será:

4,238

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me sabe informar onde posso consultar os valores das médias mensais da Euribor, mas que tenha alguns anos (2 ou 3 pelo menos).

É que necessito de confirmar se efectivamente a actualização é sempre referente a dois meses antes do vencimento.

É que tenho cartas a informar a alteração (revisão dos 6 meses) datadas do mês anterior (implica 2 meses antes) e do próprio mês.

Esta necessitava de confirmar se é referente ao mês anterior ou também dois anteriores.

Desconfio que eles fazem do mês anterior ou dois meses antes conforme lhes "dá jeito".

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto esta questão de actualização ser com referência ao mês anterior como é de Lei, ou ser com referência aos dois meses anteriores, que foi o meu caso na última revisão em que deu "jeito" ao banco, nunca me tinha debruçado sobre ela mas é interessante.

Mas não vou procurar a retroactividade só vou estar mais atento para a próxima.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me sabe informar onde posso consultar os valores das médias mensais da Euribor, mas que tenha alguns anos (2 ou 3 pelo menos).

Bem, a lista do blog já leva ano e meio: http://www.pedropais.com/utilidades/media-mensal-da-euribor/

Mais do que isso não conheço. O próprio site da Euribor só começou a publicar a média mensal este ano. Mas têm o histórico de todos os anos anteriores, muitos deles em formato Excel (ou facilmente convertido em tal). Para chegar à média basta aplicar a fórmula de média simples... http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto esta questão de actualização ser com referência ao mês anterior como é de Lei, ou ser com referência aos dois meses anteriores, que foi o meu caso na última revisão em que deu "jeito" ao banco, nunca me tinha debruçado sobre ela mas é interessante.

Mas não vou procurar a retroactividade só vou estar mais atento para a próxima.

Já leste este artigo: http://www.pedropais.com/2008/03/07/revisao-da-taxa-de-juro-euribor/ ?

Se calhar ajuda a esclarecer algumas dúvidas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A média da taxa euribor a 3M deverá se situar em Dezembro nos 3,27%, uma diferença de -0,96% em relação a Novembro (4.238%) e de -1,84% relativo ao mês de Outubro (5,113%).

Já agora espero que se mantenha ou baixe ainda mais em Janeiro, já que a minha revisão é feita nesse mês  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead