Pedrodias

Trabalhador independente - Rendimento baixo, o que fazer?

5 publicações neste tópico

Comecei a trabalhar a recibos para uma entidade bancária, e dei inicio de actividade em 20 de Março nas finanças, pouco depois de assinar o "contrato".

Trabalho à comissão, não tenho horários e apenas recebo quando passo o recibo, que é quando pretender. 

Já fui isento quando estava na faculdade como trabalhador estudante em 2006, e encerrei a actividade (agosto 2006)reabrindo-a agora. ou seja não tenho isenção para a SS. 

Tive a infelicidade de pensar q estava isento, porque não me recordei de 2006, e só agora ao ir à SS, soube que querem que pague 124 euros dado que fui automaticamente enquadrado no 1º escalão desde Março, mas os meus rendimentos de Março foram 20 euros (comecei em finais de Março) e abril de 260 euros. 

Neste momento devo à SS 284 euros, e auferi 270. Ou seja, tenho que pagar por trabalhar. 

O que é que deverei fazer neste momento? que sugerem que faça? Ainda não passei nenhum recibo, mas tenho já as dividas na SS. 

Estimo mesmo passar dos 2500 euros anualmente, mas é quase impossível passar dos 5000. 

Dizem-me nas finanças que deveria ter aberto a actividade mais tarde, e que só deveria abrir quando passar o recibo (coisa que posso fazer quando quiser) e só pagaria a actividade desse mês. Ou seja, poderia fechar a actividade agora, pagar o que tenho em dívida e só voltar a pagar há SS quando passar outro recibo, por exemplo em Dezembro. 

Na SS, dizem que posso fazer isso, mas tb podia escrever uma carta a explicar a minha situação para ser pago em duodécimos, pois consideraram automaticamente o 1º escalão para mim, e poderia pagar 62.5 euros por mês(no minimo) 

Em termos de contas de mercearia: 

Neste momento vou no 4º mês, ou seja 4 x 125 euros = 500 euros, mais outro mês se fechasse agora a actividade e só abrisse em dezembro p passar recibo ou seja 625 euros este ano. 

A outra opção seria escrever a carta, e caso fosse aceite e me reenquadrassem, poderia pagar os 625 euros por mês desde Março, o que prefazia por coincidencia 625 euros este ano. Claro que podem não aceitar e corro esse risco.

O que é q me aconselhavam fazer? Se necessitarem de mais informações disponham.

Muito obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bem o primeiro passo é fechar imediatamente a actividade e informar a seg. social desse facto para que a divida não aumente.

segundo é largares essa entidade financeira, que parece-me não interessar a ninguem. Não devias ter aceito esse "emprego", que eu chamo de escravatura.

se ganhas à comissão, da forma como está a economia, achas que vais fazer vida a vender produtos financeiros.

Quanto à solução, a própria seg. social já te deu o solução. Abres e fechas a actividade no mes que passas o recibo, fala com eles, ver se eles te pagam e passas um recibo de 3 em 3 meses, por exemplo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O melhor mesmo é abrir e fechar actividade consoante a necessidade, é o que eu faço. Sempre que possível acumulo 2 meses num e só pago 1 mês de segurança social, caso contrário ando a trabalhar para pagar ao estado.

Infelizmente as reformas que têm sido feitas para os trabalhadores independentes são desajustadas da realidade, neste momento se tiver um trabalho em que vá ganhar 100€ e for o único recibo que tenha de passar nesse mês prefiro recusar o trabalho!!!  >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

jseq e pagas quanto sempre q abres? os 124 euros?

Obrigado Paulo. a questao é que gosto mesmo do que faço, e queria ganhar cv na banca. foi a hipotese.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, agora são os 124€, antes eram 186€!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead