jmso

deposito em ´duas promissorias na cgd desde 1983

4 publicações neste tópico

Os meu pais em 1983 fizeram-me dois depositos a prazo:um a 29 de setembro de 1983 de 5000 escudos com juros de 30% por um periodo de um ano renovaveis por iguais periodos nas condições então em vigor. deduzindo o imposto de capitais se o titular não estiver isento destes.outra a 11 de novembro de 83 de 6255 escudos nas mesmas condições.Os juros em ambos os depositos são capitalizados no deposito a prazo.O banco em questão é a caixa Geral de Depositos.A minha questão e a seguinte, apos ter estado no banco nao foram muito claros sobre o valor que eu tenho la acumulado destes anos todos, inicialmente falaram de um valor reclamei e eles disseram outro, de qualquer forma ainda não levantei o dinheiro da aplicação, gostava de saber se existe forma de eu calcular os juros de 1983 até hoje.cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem a certeza que o deposito é renovavel pelas mesmas condições? 30%ano?

Se assim for:

Regime de Juros Composto.

S=C(1+i)n

Se considerar 5000 escudos 25€

O i é a taxa de juro, (0,30)

n - nºo periodos, como era anual, em setembro faz 29 anos.

Então temos

S= 25(1+0,30)29

Não preciso de dizer que dá um valor muito alto...

O melhor é consultar as taxas a que foi remunerado todos os anos desde 1983 até à presente data... Certamente terá documentos emitidos pelo banco (extractos) que indiquem o valor aplicado e a taxa.

Senão o melhor mesmo é deslocar-se a um balcão, e pedir o historico...

E depois em casa, faz as contas...

Não se esqueça que as taxas afixadas são anuais nominais brutas. Para calcular a taxa liquida tem de saber qual o imposto que pagava em 1983, 84... até á presente data que são 25%. Ou seja, se actualmente quiser calcular a taxa liquida correspondente a uma Taxa anual nominal bruta de 6% tem de fazer esta conta:

TANL=Taxa Anual Nominal Bruta (1- t)

O t corresponde, actualmente a 0,25

Assim fica,

TANL= 0,06(1-0,25)

= 0,06 x 0,75= 0,045 =4,5%

Se as contas não forem o seu forte, clique em

http://www.pedropais.com/depositos-e-investimentos/simulador-depositos-prazo e calcule aqui. Muito fácil de usar.

Boa sorte.

Votos de bons investimentos,

José Gonzalez

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Taxa de juros de 30% por um periodo de um ano renovaveis por iguais periodos nas condições então em vigor.

Penso que esta situação refere que as condições do ano de renovação, quer dizer os juros foram descendo, a questão é que o banco não está a ser claro começou por dizer que aquilo já não existia, depois assumiu que la estava, depois disse que tinha lá 200€ depois já tinha 400€ e eu precisava de saber as taxas de juro anuais para poder fazer contas desde 1983. até parece que me estão a enganar..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Taxa de juros de 30% por um periodo de um ano renovaveis por iguais periodos nas condições então em vigor.

Penso que esta situação refere que as condições do ano de renovação, quer dizer os juros foram descendo, a questão é que o banco não está a ser claro começou por dizer que aquilo já não existia, depois assumiu que la estava, depois disse que tinha lá 200€ depois já tinha 400€ e eu precisava de saber as taxas de juro anuais para poder fazer contas desde 1983. até parece que me estão a enganar..

Pois, mas para saber as taxas de juro, só consultando o preçário do banco. E como admito que não estejam por aí disponíveis os preçários desde 1983, só pedindo esses valores ao banco, mesmo.

Tens os extratos desde essa altura? Por aí daria para ter essa informação, mesmo que de forma indireta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead