xpt€

como são taxadas as horas extraordinárias

7 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de saber como são taxadas em termos de IRS as horas extraordinárias. Por exemplo se eu tiver um ordenado base de 1000€ e tiver 300€ de horas extras a dedução de irs é feita a taxa equivalente aos 1300€? ou os 1000€ são taxados da mesma forma,levando as horas outra tipo de taxa?

Agradecia a ajuda e se possível podem dar exemplos.

Obrigado.

Cps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se estás a falar da taxa de retenção na fonte se do escalão do IRS. Mas em qualquer dos casos  é feita à taxa correspondente ao valor total do rendimento, ou seja, 1300€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

refiro-me ao escalão de IRS, ou sejam são taxadas ao valor percentual equivalente ao rendimento total bruto?(1300€)

julguei que es horas extras não afectariam o "corte" no ordenado base...e seriam taxadas de forma independente do base...penso que seria o mais correto...

estou errado?

obrigado pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

são taxadas os 1300 euros.

se num mes ganhas 1000 euros, vão à tabela ver o valor e retem 5% (por exemplo)

se noutro mes ganhas 1300 euros,  vão à tabela ver o valor e retem 5,5% (por exemplo)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

refiro-me ao escalão de IRS, ou sejam são taxadas ao valor percentual equivalente ao rendimento total bruto?(1300€)

julguei que es horas extras não afectariam o "corte" no ordenado base...e seriam taxadas de forma independente do base...penso que seria o mais correto...

Porque é que seria o mais correto? Se me conseguires explicar isso, consigo perceber o que está trocado no teu raciocínio...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

refiro-me ao facto de termos de "dar" mais de 8 horas por dia à empresa... isto é,todas as pessoas que fazem horas extras têm de se privar da sua vida normal,têm de trabalhar mais do que o exigido por lei, e isso por si só já é um sacrifício ou (infelizmente para muitos) uma necessidade... logo as horas extras deveriam sim ser taxadas à taxa de acordo com a remuneração base, ou seja os 1000 com 10% de irs e as horas taxadas ao mesmo valor percentual... em vez de levares 13% no base e nas horas...

Não sei se me fiz entender...penso ser uma questão de "justiça"...até pq se fala inclusive em não taxar as horas extras num futuro próximo! quem trabalha mais é porque necessita e por isso merece ser premiado pelo seu esforço! é por estas e por outras que muitas empresas pagam as horas "por fora"....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

refiro-me ao facto de termos de "dar" mais de 8 horas por dia à empresa... isto é,todas as pessoas que fazem horas extras têm de se privar da sua vida normal,têm de trabalhar mais do que o exigido por lei, e isso por si só já é um sacrifício ou (infelizmente para muitos) uma necessidade... logo as horas extras deveriam sim ser taxadas à taxa de acordo com a remuneração base, ou seja os 1000 com 10% de irs e as horas taxadas ao mesmo valor percentual... em vez de levares 13% no base e nas horas...

Mas repara que depois, ao meteres a declaração de IRS, não é feita qualquer distinção entre horas extra e horas normais. Ou seja, se foste fazendo menos retenção na fonte, no ano seguinte terás um reembolso muito menor ou mesmo passar a ter de paagr ainda mais imposto em falta. A "justiça" está em que a retenção na fonte de deve procurar aproximar o mais possível do imposto a pagar - se recebes mais e sobes de escalão, faz sentido que pagues mais. E repara que, ainda assim, nunca em cenário algum ganhas menos.

Não sei se me fiz entender...penso ser uma questão de "justiça"...até pq se fala inclusive em não taxar as horas extras num futuro próximo! quem trabalha mais é porque necessita e por isso merece ser premiado pelo seu esforço! é por estas e por outras que muitas empresas pagam as horas "por fora"....

Se deixassem de ser tributadas as horas extra, aí é que ia piorar - com a desculpa de que pagavam menos impostos, as empresas iam passar a convencer muito mais facilmente os trabalhadores a fazer horas extra - e, lá está, nem por isso iriam pagar menos impostos quando se fizesse o acerto de contas ao meter a declaração...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor