Visitante Tania Reis

IRS 2011 - Trabalhador independente

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

tenho o IRS de um familiar para fazer e não sei como!

A pessoa em causa abriu actividade em 2010 e cessou em 1 Nov 2011 (actividade restauração)

Em paralelo é sócio gerente de uma empresa que está "em águas de bacalhau", com dívidas fiscais, seg social, etc. Não tem TOC.

Preciso de fazer uma declaração de rendimentos para esta pessoa relativamente àquilo que descontou em 2011 para a Seg. Social (por parte da empresa de que é socio gerente).

A minha dúvida é a seguinte: que valores aplicar na taxa de retenção IRS e nas contribuições obrigatórias p a seg social? (já cheguei ao valor de rendimentos total, através da Seg Social directa)

Depois ainda se coloca a questão de não saber se coloco como despesas (relativas ao trabalho independente de restauraçao), facturas como edp, água, gás, etc.

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o teu familiar está é num belo 31. não tem TOC, mas se calhar devia pensar em arranjar. a empresa está em águas de bacalhau mas encontra-se a laborar? se ele não encerrou a empresa, tem que continuar a entregar IRC, Modelo 22 etc etc

quanto à outra actividade (restaurante) é necessário saber se está no regime simplicado ou não.

acho que a situação é demasiado complexa para resolver atraves de um forum

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A outra sócia gerente resolveu rescindir com o TOC e logo de seguida saiu de gerente também. Agora ninguém aceita ser TOC. A empresa já não labora (apesar de continuar aberta)

em relação ao restaurante a contabilidade é simplificada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A outra sócia gerente resolveu rescindir com o TOC e logo de seguida saiu de gerente também. Agora ninguém aceita ser TOC. A empresa já não labora (apesar de continuar aberta)

em relação ao restaurante a contabilidade é simplificada.

Se existirem dividas ao anterior TOC mais nenhum incorre no risco de "pegar" na empresa... pois é solidário no pagamento...

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor