sanjomar

herança indivisa - irs herdeiros

33 publicações neste tópico

Antecipadamente agradeço ajuda, para seguiinte questão:

O meu sogro faleceu o ano passado, e foi acordado entre os herdeiros que a minha sogra continuaria a usufruir da totalidade das rendas existentes. No entanto, agora, fomos alertados que todos os herdeiros deveriam declarar em IRS esses rendimentos na devida percentagem. Isto é verdade? Ou seja, vou declarar um rendimento que, apesar de ter direito, não usufruo?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

depende.

a) se vocês fizeram habilitação de herdeiros, registaram a herança (devem ser casas pois falas de rendas) em nome dos herdeiros e participaram às finanças essa situação - ou seja, se está tudo bem feitinho, de acordo com a lei - então sim, de facto deves declarar a quota das rendas correspondente à tua mulher na vossa declaração - isso são rendimentos vossos e se vocês os oferecem à tua sogra as finanças nada têm a ver com o assunto, compreendes ?

B) se vocês mantiveram tudo (refiro-me aos registos prediais das casas) tal como estavam antes de o teu sogro falecer então nesse caso está tudo em nome da tua sogra (agora viúva) mas formalmente as finanças não sabem nada sobre os restantes herdeiros e nesse caso nada terás a declarar pois a situação não está formalizada nos registos (registo predial, registo do prédio nas finanças de acordo com as respectivas quotas herdadas, registo do contrato de arrendamento)

o mais que vos pode acontecer é terem alguma multa a pagar, quando a tua sogra falecer, pelo atraso dessa participação do falecimento do teu sogro - mas tu deves saber se a tua sogra já o participou ou não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

aliás deixa-me alertar-te para outra coisa:

se os registos (predial, finanças) foram correctamente efectuados tu não só deverás declarar o rendimento no teu IRS como também começarás (a tua esposa, pois a herdeira é ela - ou seja isso é um bem próprio dela, compreendes ? ,e não teu... ) a receber em casa as liquidações de IMI para pagares - ou seja passarás a ter que pagar o IMI correspondente à % da quota da tua esposa nas propriedades herdadas - as finanças enviam a cada herdeiro a sua liquidação, na % respectiva.

convém veres isso e saber exactamente como está porque se nada foi feito então é a tua sogra que recebe sozinha a liquidação e paga tudo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A nossa situação enquadra-se na situação a) ou seja temos tudo direitinho nas finanças.

O problema é que já entregamos o IRS na 1ª fase  e inclusive já recebemos o reembolso.

Este ano vai ficar assim, e no próximo ano, provavelmente já com as partilhas efetuadas, faremos tudo direitinho.

Um grande bem haja e um agradecimento sincero pela sua preciosa ajuda no esclarecimento

Cumprimentos :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A nossa situação enquadra-se na situação a) ou seja temos tudo direitinho nas finanças.

O problema é que já entregamos o IRS na 1ª fase  e inclusive já recebemos o reembolso.

Este ano vai ficar assim, e no próximo ano, provavelmente já com as partilhas efetuadas, faremos tudo direitinho.

Um grande bem haja e um agradecimento sincero pela sua preciosa ajuda no esclarecimento

Agora não percebi. Mas afinal as partilhas foram feitas ou não? É que se as coisas ainda não estão no vosso nome, não há nada a declarar no vosso IRS...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que nós fizemos logo a seguir ao falecimento, foi a declaração de bens  e habilitação de herdeiros (penso que é assim que se chama)nas finanças. Recebemos depois um ofício das finanças com o Nº Contribuinte dos herdeiros, onde constam os valores tributáveis dos bens, ex: Vrb1......, vrb 2..... et.

As partilhas ainda não foram feitas.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por morte dos meus sogros os seus tres filhos herdaram 2 casas de habitação na aldeia de baixo valor.

Repartiram os imóveis entre si,sendo que, acordaram,um dos imóveis ficou para um dos herdeiros e o outro foi repartido pelos outros dois. Tudo isto dentro dos prazos legais e com as respectivas escrituras.

Posto isto pergunto: Estes bens têm que ser declarados em sede de IRS ?

Se sim, qual o anexo?

OBRIGADO

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

O meu pai faleceu e como herdeiros fiquei eu e a minha mãe.

Fizemos as partilhas e foi feita escritura para ficar tudo no meu nome com o usufruto da minha mãe até falecer.

Acontece que isto já foi feito em 2007 e o IMI continua a vir em nome do cabeça de casai da herança.

O que me falta fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O meu sogro faleceu o ano passado, e era herdeiro (junto com os irmãos) de um edificio c/ comercio está em heranca indivisa. A renda é recebida por a cabeca de casal que é tia do meu marido. Recebe as rendas, paga as despesas e o IMI. Quando o meu sogro faleceu o meu marido foi dar participacao do obito e informaram que o meu marido é cabeça de casal e teria de declarar as rendas na declaraçao de IRS. Teve de dar o nome do irmão e nº contribuinte.

Somos obrigados a declarar no IRS? A herança fica com dois cabeças de casal? Ajudem-me

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

O meu pai faleceu e como herdeiros fiquei eu e a minha mãe.

Fizemos as partilhas e foi feita escritura para ficar tudo no meu nome com o usufruto da minha mãe até falecer.

Acontece que isto já foi feito em 2007 e o IMI continua a vir em nome do cabeça de casai da herança.

O que me falta fazer?

Na altura actualizaram os registos (conservatória registo predial e finanças) com a escritura de partilhas?

As notificações para pagamento do IMI são dirigidas ao cabeça de casal ou em nome próprio do usufrutuário que por acaso era o cabeça de casal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O meu sogro faleceu o ano passado, e era herdeiro (junto com os irmãos) de um edificio c/ comercio está em heranca indivisa. A renda é recebida por a cabeca de casal que é tia do meu marido. Recebe as rendas, paga as despesas e o IMI. Quando o meu sogro faleceu o meu marido foi dar participacao do obito e informaram que o meu marido é cabeça de casal e teria de declarar as rendas na declaraçao de IRS. Teve de dar o nome do irmão e nº contribuinte.

Somos obrigados a declarar no IRS? A herança fica com dois cabeças de casal? Ajudem-me

Aí no meio existem duas heranças, logo dois cabeças de casal.

Uma é herança que vem dos avós do seu marido (cabeça de casal = tia) e a outra é a herança do seu sogro (cabeça de casal e herdeiro= seu marido ; e outro herdeiro = cunhado).

A administração da herança deixada pelos avós cabe à tia, mas a herança deixada pelo sogro (que inclui parte da herança deixada pelos avós) é administrada pelo seu marido.

Agora como herdeiros do seu sogro, os seus representantes (marido e cunhado), terão de declarar a quota parte das rendas que era do seu sogro (pois também será a eles entregue esse rendimento, se sobrar das despesas).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Necessito de ajuda quanto a uma questão. O meu pai faleceu em 2011, em Junho de 2012 foram feitas as partilhas, até Junho existiram rendimentos prediais em que os recibos foram em nome da herança (NIF de herança) que foram para pagar dívidas e eu não recebi nada. Estas rendas prediais devem ser declaradas em sede de IRS em nome do NIF de herança, ou devem ser declaradas no meu IRS de acordo com a percentagem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Necessito de ajuda quanto a uma questão. O meu pai faleceu em 2011, em Junho de 2012 foram feitas as partilhas, até Junho existiram rendimentos prediais em que os recibos foram em nome da herança (NIF de herança) que foram para pagar dívidas e eu não recebi nada. Estas rendas prediais devem ser declaradas em sede de IRS em nome do NIF de herança, ou devem ser declaradas no meu IRS de acordo com a percentagem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Agradecia uma ajuda no seguinte caso:

O meu pai faleceu faz 13 meses e eu ,a minha mãe e mais 2 irmãos herdamos um apartamento. No mês da sua morte tratamos de tudo nas finanças e a herança ficou indivisa.Estamos a vender o imóvel com escritura marcada para 8 de Agosto.Pergunto se podemos vender o imóvel como herança indivisa ou temos de fazer antes a escritura de habilitação de herdeiros?

Grata pela vossa resposta

FdasNeves

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quero vefar um contrato de arrendamento e sou a cabeça de casal. tenho que por meu nome e do meu pai que morreu e mais ualgum numero de registo?Tem que ser triplicado e assinado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha mãe faleceu em 01/08/2013, sou o único herdeiro da parte da minha mãe o meu pai ainda é vivo é o proprietário de um imovel arrendado, no entanto com fiz a participação de óbito na Repartição de Finanças, muito recentemente fui notificado para pagamento do IMI que veio em meu nome, e não em nome do meu pai.

O que eu pretendia saber:

1º. Tendo eu  supostamente de pagar o IMI relativamente ao ANO de 2013, também terei que declarar parte das rendas recebidas a partir da morte da minha mãe ?

2º Estando o bem ainda em nome do meu pai e da minha mãe terei que fazer alguma ateração na Conservatória do Registo Predial, ou poderá continuar tudo como estava?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

gostaria de uma ajuda no preenchimento do IRS.

Sou cabeça de casal de herança de..., tendo sido atribuido um contribuinte. no qual o rendimento é uma renda de um café explorado a uma pessoa.

que anexo tenho de peencher no IRS, e os meus irmãos?

é que uns informam que será p anexo I e outro que é o anexo F.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha mãe faleceu em 01/08/2013, sou o único herdeiro da parte da minha mãe o meu pai ainda é vivo é o proprietário de um imovel arrendado, no entanto com fiz a participação de óbito na Repartição de Finanças, muito recentemente fui notificado para pagamento do IMI que veio em meu nome, e não em nome do meu pai.

O que eu pretendia saber:

1º. Tendo eu  supostamente de pagar o IMI relativamente ao ANO de 2013, também terei que declarar parte das rendas recebidas a partir da morte da minha mãe ?

2º Estando o bem ainda em nome do meu pai e da minha mãe terei que fazer alguma ateração na Conservatória do Registo Predial, ou poderá continuar tudo como estava?

Portanto, basicamente ficaste tu como cabeça de casal.

O tal imóvel arrendado era só do teu pai ou era dos dois? Se era dos dois, então uma parte pertence agora à herança e, enquanto não houver partilhas, é da responsabilidade do cabeça de casal gerir (ou seja, pagar o IMI, declarar as rendas, etc). Se era só do teu pai então há aí um erro qualquer que convém esclarecer junto das Finanças.

Se quiseres podes fazer as partilhas ou deixar tudo como está. Mas enquanto não forem feitas partilhas, o cabeça de casal é que fica responsável pela gestão da metade que pertence à herança. Ou seja, metade do imóvel é do teu pai, metade é dos dois. E tu tens de tratar da papelada referente a essa metade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Somos quatro herdeiros com cabeça de casal.

Todos os anos no IRS de cada herdeiro vão mencionados os rendimentos (alugueis de prédio arrendado) e despesas (IMI) desse prédio.

Este ano é necessário mencionar na declaração IRS os números de contribuinte de cada caseiro desse prédio ?

Agradeço desde já a vossa resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Somos quatro herdeiros com cabeça de casal.

Todos os anos no IRS de cada herdeiro vão mencionados os rendimentos (alugueis de prédio arrendado) e despesas (IMI) desse prédio.

Este ano é necessário mencionar na declaração IRS os números de contribuinte de cada caseiro desse prédio ?

Agradeço desde já a vossa resposta.

Parece que sim.

É uma novidade para este ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho 2 IRS em mãos para fazer e estou com dúvidas no seguinte:

Trata-se de uma partilha com 17 bens imóveis no valor de 726.406,06 € entre 3 irmãos e o pai.

Pai - direito a 5/8 da partilha = €454.003,78 - ficou com 6 bens no valor de €539.943,91 - pagou de tornas € 85.940,02

irmão a) direito a 1/8 da partilha = €90.800,76 - ficou com 5 bens por €88.395,72 - recebeu de tornas € 2.405,04

irmão B) direito a 1/8 da partilha = €90.800,76-  ficou com 4 bens por €1.156,53 - recebeu de tornas € 89.644,23

irmão c) direto a 1/8 da partilha = €90.800,76 - ficou com 2 bens por €96.910,00 - pagou de tornas € 6.109,24

Eu estou a fazer o IRS aos irmãos B) e c).

Quanto ao irmão c) não tenho dúvidas, não há nada a declarar.

No irmão B) é que gostaria que me ajudassem no sentido de saber se estas tornas devem ser declaradas no IRS, pois já vi opiniões nos 2 sentidos e nas finanças também não me souberam dar certeza!!

Cumprimentos,

Lúcia Caetano

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde o meu pai faleceu em agosto de 2010 tendo uma herança indivisa de um prédio juntamente com mais 4 tios., entre eles as rendas do imóvel eram divididas entre eles, após a morte do meu pai a minha mãe juntamente com a minha irmã(vivem juntas) ficaram a receber na totalidade a parte que cabia ao meu pai. Quais os meus direitos dessa herança indivisa deixada pelos meus avos paternos agradecia vossa resposta o mais breve possível obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde o meu pai faleceu em agosto de 2010 tendo uma herança indivisa de um prédio juntamente com mais 4 tios., entre eles as rendas do imóvel eram divididas entre eles, após a morte do meu pai a minha mãe juntamente com a minha irmã(vivem juntas) ficaram a receber na totalidade a parte que cabia ao meu pai. Quais os meus direitos dessa herança indivisa deixada pelos meus avos paternos agradecia vossa resposta o mais breve possível obrigado

Primeira informação útil, a ler com atenção: http://www.flip.pt/flip-on-line/gramatica/sinais-de-pontuacao.aspx

Agora, a ver se percebi: o teu pai, juntamente com 4 irmãos dele, herdaram um prédio dos teus avós e dividiam as rendas do mesmo entre eles. É isso, certo? Mas também não é muito relevante...

Essas rendas eram um bem próprio do teu pai (isto é, não eram do casal), logo entram pela totalidade para a herança. Assumindo que os herdeiros são só tu, a tua mãe e a tua irmã, dá 1/3 para cada um. Assumindo que o teu pai recebia 1/4 das rendas quer dizer que tens direito a 1/12.

Agora, isso é quando forem feitas as partilhas. Até lá, o cabeça de casal (imagino que seja a tua mãe) é que recebe as rendas e que é responsável pela manutenção do prédio que cabia ao teu pai (por exemplo, pagamento do condomínio, obras, etc). Em teoria, até pode fazer o acerto de contas só quando forem feitas as partilhas.

No entanto, é responsabilidade dela dar anualmente contas aos herdeiros de como vai correndo essa gestão. E deve passar declaração a cada um dos rendimentos e despesas que a herança vá dando (como é neste caso com as rendas do prédio) de forma a que os herdeiros os possam incluir na sua declaração de IRS.

Naturalmente que se vão pagar impostos sobre os mesmos, os herdeiros têm interesse em ir vendo pelo menos parte desses rendimentos. A tua mãe não tem que os distribuir a cada mês, mas devia de tos ir fazendo chegar de vez em quando, sim (até porque o dinheiro desvaloriza).

Em último caso podes sempre pedir as partilhas da herança do teu pai/avô a qualquer altura e combinar com quem faz/recebe os pagamentos das rendas que te passem a enviar diretamente a tua parte (pois depois das partilhas já é tua).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que casei sempre vivi numa casa de meus pais sem pagar renda.

Este ano o meu pai faleceu e os meus irmãos dizem que não tenho direito a receber a mesma parte da herança por nunca ter pago renda.

Somos quatro:

Eu, que nunca paguei renda.

Dois irmãos que durante alguns anos também viveram numa casa de meus pais sem pagar renda e depois construíram eles próprios casa.

Uma irmã de 60 anos solteira que vive ainda em casa de meus pais, trabalha mas nunca pagou nada.

O que acha? Não sei que fazer e não quero guerras.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que casei sempre vivi numa casa de meus pais sem pagar renda.

Este ano o meu pai faleceu e os meus irmãos dizem que não tenho direito a receber a mesma parte da herança por nunca ter pago renda.

Somos quatro:

Eu, que nunca paguei renda.

Dois irmãos que durante alguns anos também viveram numa casa de meus pais sem pagar renda e depois construíram eles próprios casa.

Uma irmã de 60 anos solteira que vive ainda em casa de meus pais, trabalha mas nunca pagou nada.

O que acha? Não sei que fazer e não quero guerras.

Sugiro que faças duas coisas:

* que leias o Livro das Sucessões do Código Civil (a partir do artigo 2024º - http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?ficha=2001&artigo_id=&nid=775&pagina=21&tabela=leis&nversao=&so_miolo= )

* sugere a mesma leitura aos teus irmãos. E depois vejam se chegam a alguma conclusão.

Há regras sobre a forma como são feitas as partilhas. Se se fugir a essas regras, o fisco vai querer cobrar impostos adicionais sobre as mais valias (a quem ficar com mais do que devia).

Eventualmente eles até têm por onde lhe pegar para diminuir a tua parte da herança. Mas isso tem que ser bem justificado e "estar a viver em casa dos pais sem pagar renda" não é justificação válida...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead