ruinavy

recibo verde - ato isolado - dificuldades de preenchimento

151 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

Concordei em fazer um trabalho e o valor que irei receber é 350€.

Sendo a 1ªvez tenho algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas

- No preenchimento do recibo de ato unico será a importância a colocar?

- o serviço prestado poderá ser: prestação de serviços?

- sendo ato unico tenho obrigatóriamente de incluir o IVA? continente 23% taxa normal correcto?

- base de incidência em IRS ? não percebo este passo

- retenção na fonte de irs? 11.5% 16.5% ou 21.5% ?

Sendo que ao colocar a importancia 350€ ele vai fazer a soma do IVA e do IRS, neste caso estarei a fazer o procedimento correctamente?

Agradecia colaboração!

um abraço

rui tavares

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Regra geral o acto isolado está sujeito a IVA. Excepto os serviços enquadrados no artigo 9º do CIVA. Por isso para o ajudar melhor seria interessante dizer-nos que serviço foi, ou então dar uma vista de olhos no tal artigo 9º.

Depois de ter a certeza que está sujeito a IVA, convinha saber como se deve interpretar esse "valor que irei receber é 350€", pois se a intenção da entidade que o contratou é só pagar os 350, você vai ter de retirar o IVA a esse valor para o entregar às finanças.

Em relação à retenção na fonte irs, pode optar pela dispensa... ou caso não opte, esse valor (21,5% sobre a importância) será subtraído ao valor a receber. Ficando este valor retido como uma espécie de pagamento por conta para o irs referente ao ano de 2012.

Sendo esse valor pequeno, creio não fazer grande diferença, pelo que vou fazer de conta que vai optar pela dispensa de retenção e dar-lhe dois exemplos de preenchimento.

1 - Com IVA incluído nos 350.

Importância: 284,55

IVA continente 23% taxa normal: 65,45

Base da incidência em IRS: Sem retenção (nº1, artigo 9º, dl 42/91)

Retenção na fonte: 0

Valor recebido = 284,55 + 65,45 = 350

2 - Com IVA a acrescer aos 350.

Importância: 350,00

IVA continente 23% taxa normal: 80,50

Base da incidência em IRS: Sem retenção (nº1, artigo 9º, dl 42/91)

Retenção na fonte: 0

Valor recebido = 350,00 + 80,50 = 430,50

A diferença está na forma como se deve interpretar o "valor que irei receber é 350€".

Uma diferença que se notará no seu bolso. Convém esclarecer este ponto.

O valor do IVA tem de o entregar às finanças até ao final do mês seguinte ao da conclusão do serviço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde novamente! desde já agradecido pela resposta!

O recibo será passado com base numa animação num centro comercial!

Apesar de a animação ter sido feita em meados de abril, a minha duvida prende-se com a data a colocar no recibo: teria algum periodo limite para o passar? ou ao dia de hoje, puderei passar com data de abril?

Obr

cumps a todos os utilizadores

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Solicito a vossa ajuda no sentido de perceber quanto hipoteticamente teria que pagar em impostos no caso de ter uma função part-time e passar recibo verde.

A situação seria a seguinte:

Pessoa A teve rendimentos em 2011-  25430€/ano

Pessoa B teve rendimentos em 2011-  14304€/ano

Caso a pessoa A passe a ter uma actividade em part-time que a remunere 17400€/ano

Quanto teria que pagar em impostos?

Agradeço desde já

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para se fazer uma simulação de irs, além dos rendimentos, é preciso saber a composição do agregado familiar, fazer uma estimativa de despesas (saúde, educação, crédito habitação,...), de beneficios fiscais ( PPR, donativos, seguros saude,...), pois isto tudo vai influenciar o imposto.

Para 2012, as deduções à colecta e beneficios fiscais serão menores em alguns tipos, e limitadas a partir do 3º escalão de rendimentos.

Em relação a esse part-time, que vai fazer a recibos verdes (trabalho independente), convem estudar/informar-se bem que tipo de tributação em IR vai optar de forma a ser menos penalizado (a simulação pode dar uma ajuda à escolha), e se a actividade/tipo de serviço está sujeito a iva, e se os valores que indicou incluem iva ou não.

Depois de juntar os elementos é arranjar um simulador fiável e fazer umas simulações para ter uma ideia do impacto do imposto.

Se quiser, eu ajudo... se disponibilizar os elementos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Tenho a mesma duvida...

"Regra geral o acto isolado está sujeito a IVA. Excepto os serviços enquadrados no artigo 9º do CIVA. Por isso para o ajudar melhor seria interessante dizer-nos que serviço foi, ou então dar uma vista de olhos no tal artigo 9º."

Não se pode justificar com o art.º 53º visto que não excede os 10000€?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Tenho a mesma duvida...

"Regra geral o acto isolado está sujeito a IVA. Excepto os serviços enquadrados no artigo 9º do CIVA. Por isso para o ajudar melhor seria interessante dizer-nos que serviço foi, ou então dar uma vista de olhos no tal artigo 9º."

Não se pode justificar com o art.º 53º visto que não excede os 10000€?

Obrigado

Não. O acto isolado não pode "usufruir" da isenção prevista no artigo 53º.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Estou com uma grande dúvida, agradecia muito se me pudesse ajudar, eu tenho de passar um acto único no valor de 250€, com IVA. É de um serviço fotográfico, tipo uum book.

O que eu queria saber é se o regime de IVA é o normal continente? E qual a base de incidência em IRS, e qual seria a retenção da fonte?

Muito obrigada pela ajuda.

Cump

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O prestador e o adquirente são de Portugal continental?

Se sim, IVA continente taxa normal 23%.

Quanto à retenção depende:

Se for um serviço a um particular ou a uma empresa sem contabilidade organizada, não há lugar à retenção:

"Sem retenção  Artigo 101, nº 1 CIRS"

Se for a uma empresa com contabilidade organizada, como o valor é pequeno, pode optar por não a fazer:

"Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 42/91, de 22 de Janeiro"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, somos de Portugal Continental.

Então não posso usufruir do artº53, não é?

E no preenchimento, visto que são 225€ com iva incluído, tenho de deduzir o valor do iva em cima, que ele automaticamente soma em baixo, não é?

Cump

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O acto isolado não pode usufruir da isenção prevista no artigo 53º.

225 euros com iva incluído?

Então coloca o valor de 182,93 no valor da importância do serviço prestado.

Ao escolher iva continente 23%, ele automaticamente somará 42,07 de IVA.

Na retenção escolhe uma das que indiquei, conforme o caso.

No final a soma dará 225 euros a receber.

Esse IVA (42,07) tem que o ir entregar às finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi muito prestável.

Com os melhores cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Vou, em breve, começar uma função numa escola na qual terei de passar recibo verde, peço o favor que me informe quais os passos que tenho que dar para que os recibos fiquem válidos e, já agora, quanto terei de descontar se receber 300€ mês? Posso fazer isso no site das finanças?

Atentamente

Amélia Alves

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Vou, em breve, começar uma função numa escola na qual terei de passar recibo verde, peço o favor que me informe quais os passos que tenho que dar para que os recibos fiquem válidos e, já agora, quanto terei de descontar se receber 300€ mês? Posso fazer isso no site das finanças?

Atentamente

Amélia Alves

1 - Abrir actividade nas finanças, apresentando a declaração de inicio de actividade.

Pode fazer a entrega em papel, ou fazer via portal das finanças na internet.

Para esse valor mensal aconselho:

- Optar pelo regime simplificado

- IVA isenção artigo 53º

2 - Emissão dos recibos verdes.

Pode emiti-los através do portal das finanças, na opção: Obter - Recibos verdes electrónicos - Emitir.

Preenchimento:

- Nif do adquirente do serviço

- Descrição do serviço

- Valor do serviço

- Iva: caso siga o meu conselho, escolhe a opção isento ao abrigo do artigo 53º.

- Retenção na fonte IRS: Pelo valor mensal que refere, pode optar por não a fazer.

3 - Segurança social.

Se for a primeira vez que inicia actividade indenpendente, ficará isenta pelo menos 12 meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A minha filha trabalhou durante uma semana para uma empresa na distribuição de flyers e o valor que vai receber é 160,00 + Iva , como estudante universitária este foi um trabalho pontual, assim sendo as minhas dúvidas são as seguintes : tem de fazer retenção na fonte? E se sim qual a taxa? Base de Incidência do IRS ? ou sem retenção? Paga imposto de selo? E em relação à data da prestação de serviços, o trabalho foi de uma semana a trabalhar em part time 2 horas de manhã e 2h de tarde...qual a data que se põe no recibo? o último dia de trabalho?

Agradecia ajuda.

Obgda

Sandra Anacleto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ela pode passar um recibo de acto isolado:

- Retenção na fonte: Pode optar pela dispensa escolhendo no recibo "Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 42/91, de  22 de Janeiro."

- Iva: 23%

- Data do serviço prestado = data da conclusão.

O recibo fica assim:

Importância = 160,00

Iva = 36,80

Retenção na fonte = 0

Total a receber = 196,80

"O pagamento do imposto devido pelo acto isolado será efectuado, até ao final do mês seguinte ao da conclusão da operação, e pode ser efectuado em qualquer serviço de finanças através do documento de cobrança mod. P2 que se encontra disponível na internet."

Ou seja, os 36,80 de iva têm de ser entregues nas finanças até ao fim do mês seguinte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigada pela ajuda. Fiquei esclarecida e foi muito prestável.

Melhores Cumprimentos

Sandra Anacleto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou técnica paramédica e prestei serviços de aplicação que inquéritos e rastreios, a uma entidade privada. A importância que a receber é e 120,80€ e vou proceder à emissão de recibo de acto isolado.

- Pelo que vi no artigo 9º do CIVA, sou isenta de IVA, e não necessito de realizar retenção na fonte, pois não?

- No recibo, a que se refere o "imposto do selo"?

- Para a descrição do serviço basta referir  "prestações de serviços efectuadas no exercício da profissão de técnico paramédico"?

Atentamente,

Filipa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Sim, também concordo que é isenta de iva ao abrigo do artigo 9º.

Quanto à retenção na fonte pode optar pela dispensa de retenção.

- No seu caso, o campo do imposto de selo não é para preencher, pois não é devido imposto de selo pela sua actividade.

- Sim, acho que pode ser. Só se quiser completar com " ... nomeadamente, inquéritos e rastreios. X horas a X € / cada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

tenho também algumas dúvidas neste tema.

Vou prestar um serviço que é o apoio na organização de uma conferência, nos meses de Setembro e Outubro. Aconselharam-me o ato isolado, mas o problema que vejo é que parece que tenho que cobrar IVA ao meu pagador, um centro de investigação (eles assim vão-me pagar menos).

Dúvidas:

-o apoio na organização de uma conferência pode ser considerado isento de IVA? Vi no  nº14 do artigo 9 do CIVA a isenção relativamente a serviços de congressos, mas efectuadas por pessoas colectivas de direito público e organismos sem finalidade lucrativa. Para individuais não dá?

-Devo passar com data igual à conclusão da tarefa (fim de Outubro)? Mas se fôr assim dá para o centro pagador avançar com a ordem de pagamento? Os pagamentos andam com algum atraso de meses, por isso queria avançar com a ordem de pagamento. Tenho também receio que tenha que pagar IVA antes que eles me paguem o serviço, dados estes atrasos.

- Se não tiver isenção de IVA, seria mais vantajoso abrir actividade e passar um só recibo verde? Está isento de IVA? Como já tive atividae aberta, já teria que pagar seg. social. Qual o tempo minimo de atividade aberta? Posso abrir, passar o recibo e fechar no mesmo dia?

-Para escolhaer sem retenção de IRS, devo escolher o art.101 nº1 ou n.º 4 do CIRS?

Obrigada desde já

Cumprimentos

Patricia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia , tenho umas dúvidas sobre recibos verdes.

é o seguinte, eu recebi uma proposta para trabalhar num quiosque para vender produtos de crianças , mas não sei se devo ir por causa dos recibos verdes. se eu receber 510 por mês que descontes tenho que fazer? sabendo a primeira vez que vou trabalhar a recibos verdes.

Obrigada desde já

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Precisava de esclarecimento para passar um recibo de ato isolado. Trabalho por conta de outrem e tambem sou atleta o meu clube pediu para passar um recibo de ato isolado relativamente ao valor que irei receber de 1500 euros pela prestação desportiva. como poderei proceder para passar o recibo, corretamente preenchido?

Atentamente

Célia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, tal como muitos dos utilizadores deste fórum, também me surgiu a dúvida de como preencher o recibo verde. Principalmente na parte respectiva ao IRS. Tendo em conta que realizei um projecto na área de webdesign no valor de 1000 euros para uma empresa, quais são as opções a seleccionar no campos:

1º Base de incidência em IRS

2º Retenção na fonte de IRS

3º Imposto do selo

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia , tenho umas dúvidas sobre recibos verdes.

é o seguinte, eu recebi uma proposta para trabalhar num quiosque para vender produtos de crianças , mas não sei se devo ir por causa dos recibos verdes. se eu receber 510 por mês que descontes tenho que fazer? sabendo a primeira vez que vou trabalhar a recibos verdes.

Obrigada desde já

Cumprimentos

Sendo a primeira vez, está isenta de ss pelo menos durante 12 meses.

Nos descontos para irs, pode usufruir da dispensa da retenção na fonte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Precisava de esclarecimento para passar um recibo de ato isolado. Trabalho por conta de outrem e tambem sou atleta o meu clube pediu para passar um recibo de ato isolado relativamente ao valor que irei receber de 1500 euros pela prestação desportiva. como poderei proceder para passar o recibo, corretamente preenchido?

Atentamente

Célia

Pode emiti-lo directamente no portal das finanças:

Obter - Recibos verdes electrónicos - Emitir Recibo Acto Isolado

Depois é completar os campos que lá pedem:

-Nif do adquirente (clube)

-Descrição do serviço

-Importância (valor)

-Base de incidência de irs (Pergunte no clube se eles estão sujeitos a contabilidade organizada: se sim escolhe " Sem retenção, nos termos do nº1, artigo9º, dl 42/91"; se não, escolhe " Sem retenção, artigo 101º, nº1)

-Iva (é acrescido 23% ao valor da importância)

O valor do iva tem de o ir entregar às finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead