taranta

Produção de electricidade para vender à rede

12 publicações neste tópico

Estou tentado a investir 22.000,00, num sistema para produzir electricidade para vender à EDP. Instalarei o mesmo no telhado da minha habitação. Segundo os tecnicos o sistema está pago ao fim de 6 anos e tem uma duração de 25 anos. Nos primeiros 5 anos a EDP compra a electricidade a 0,65 / KWA. Os anos seguintes o preço é definido na altura. O rendimento que obterei deste investimento é muito superior a qualquer deposito a prazo e ainda estou a contribuir para um ambiente mais limpo.

O que acham desta opção ??????

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já fiz essas contas e batem mais ou menos certo com o que disseste. Já não me lembro bem, mas penso que o preço daqui a 6 anos já está definido à partida. Pelo menos tenho ideia que o ritmo de descida não pode ser superior a uma determinada percentagem.

Pessoalmente acho que compensa. Não sei se é particularmente rentável (Se aplicasses o dinheiro hoje, daqui a 5 anos tinhas seguramente mais... daqui a 20 não cheguei a fazer as contas - o que me interessou na altura foi calcular a altura do break-even).

De qualquer forma é uma opção ambientalmente mais responsavel, seguramente. E, se algum dia quiseres vender a casa, com as exigências cada vez maiores de certificação energética, será uma mais valia, sem dúvida...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E tb tens de fazer contas que vais ter custos de manutenção...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo o que tenho lido, isso é apenas um bom negocio para a EDP. Porque??

- Porque o cliente é que faz o investimento.

- Porque o cliente é que faz a manutençao.

- Porque o equipamento é vendido pela EDP(ou associadas)

- Porque a depreciaçao do equipamento vai ser do cliente.

- Porque daqui a 6 anos, os preços vao ser alterados, e podes ter a certeza que nao vai ser para te benefeciar!

Se isso fosse um negocio interessante para a EDP, ela propria instalava os paineis e nao precisava que ninguem os instalasse.

Alem do mais, imagina que se de repente uma nova invençao poem cá fora paineis que produzam 10x mais energia, achas que a EDP não vai querer baixar o valor pago?

Eu se fosse a ti não investiria pela EDP, é da responsabilidade deles investirem. Se isso fosse o negocio do seculo, nao precisavam que ninguem vendesse a ideia.

Nelson

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem ao valor que eles quiserem. Há regras para a definição desse valor, e dependem sobretudo do nível de produção já instalado.

No site das Renováveis na Hora há um Guia de Microprodução que explica essas regras (ver secção sobre o regime bonificado).

http://www.renovaveisnahora.pt/guia_microproducao

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tu com +- esse dinheiro consegues em 5 anos ter cerca de 35% de rentabilidade num produto Deutche Bank(EUR3M+3,35%.

Exemplo

Imagina que tens 25000€ para investir que é mais facil para as contas ;-) , o produto tem como minimo 50000€ mas o banco desde que tenhas 20% do capital empresta te o restante com um spread de 1% indexado á EUR3M assim como produto o que te dá sempre uma rentabilidade de 1,88% no valor que o banco te empresta.

1º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 4%)

1470€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1940€

2º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 3,5%)

1345€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1815€

3º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 3%)

1220€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1690€

4º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 2,5%)

1095€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1565€

5º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 2%)

970€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1440€

Um total de 8450€ uma media de 140€ nos 60 meses e ainda tem a vantagem de te ser pago trimestralmente, o unico problema é se o DeutchBank e a GE falirem ;)

Falta uma vantagem dos paneis é o facto de seres autonomo caso haja uma crise basta haver uma seca forte que estamos quase dependentes de espanha por causa dos rios com mais caudal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tu com +- esse dinheiro consegues em 5 anos ter cerca de 35% de rentabilidade num produto Deutche Bank(EUR3M+3,35%.

Exemplo

Imagina que tens 25000€ para investir que é mais facil para as contas ;-) , o produto tem como minimo 50000€ mas o banco desde que tenhas 20% do capital empresta te o restante com um spread de 1% indexado á EUR3M assim como produto o que te dá sempre uma rentabilidade de 1,88% no valor que o banco te empresta.

1º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 4%)

1470€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1940€

2º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 3,5%)

1345€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1815€

3º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 3%)

1220€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1690€

4º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 2,5%)

1095€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1565€

5º Ano( Com uma euribor media nos trimestres de 2%)

970€(dos teus 25000€) + 470€ (dos que o banco te empresta) = 1440€

Um total de 8450€ uma media de 140€ nos 60 meses e ainda tem a vantagem de te ser pago trimestralmente, o unico problema é se o DeutchBank e a GE falirem ;)

Falta uma vantagem dos paneis é o facto de seres autonomo caso haja uma crise basta haver uma seca forte que estamos quase dependentes de espanha por causa dos rios com mais caudal.

boas Cfinanceiro, já me foi proposto este produto do Deutshe bank, mas em outros "moldes", ou seja: bate tudo certo com o que dizes, mas a mim foi-me proposto o empréstimo pelo banco a uma taxa eur3M+0,5%...em vez dos 1% que mencionaste

eu como leigo, penso: compro o dinheiro a x+0,5 e vendo-o a x+3,35, logo margem de 2,85%....!!!!! parece-me bom, mas.....

já agora que conheces o produto, aconselhas? e o risco associado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e já agora tens algum link q possas disponibilizar? tive a ver no site do deustchebank mas não encontrei.

não, não tenho um link, mas estive com o banco e eles (a meu pedido) enviaram-me esta informação do produto:

Características da Emissão

.. Data de Negociação: 07 de Janeiro de 2009

.. Data de Emissão: 07 de Janeiro de 2009

.. Período de Subscrição no Mercado Primário: Das 09:00 (hora de Lisboa) de 03 de

Novembro de 2008 até às 15:00 (hora de Lisboa, sujeita a encerramento antecipado) de 31

de Dezembro de 2008.

.. Data de Vencimento Prevista: 20 de Dezembro de 2013

.. Data Final de Maturidade: Data de Maturidade Prevista, sujeito a Reembolso Antecipado,

Consequências do cumprimento das Condições de Liquidação, Extensão do Período de

Carência e Extensão da Data de Maturidade.

.. Cupão: EURIBOR a 3 meses + 3.35% (por ano).

.. Datas de Acréscimo de Cupão: Trimestralmente. Ajustada. A data de acréscimo do último

cupão será a Data Final de Maturidade.

.. Datas de Pagamento de Cupões: Cada Data de Acréscimo de Cupão.

.. Entidade de Referência: General Electric Capital Corporation (“GE”) e os seus Sucessores.

Benefício Chave para o Investidor

.. Caso o Deutsche Bank e a GE não apresentem um Evento de Crédito, durante o prazo da

Aplicação, o Capital encontra-se garantido no final do prazo da Emissão;

.. Garantia de pagamento trimestral de Euribor 3M + 3.35% (TANB) durante o prazo da

emissão.

.. Risco controlado. Apesar do investidor se expor ao risco de crédito destas duas instituições

a qualidade da sua dívida é de qualidade superior. A G.E. apresenta o Rating de Crédito

Máximo S&P, ou seja Rating AAA, indicando a probabilidade mínima de incumprimento. O

Deutsche Bank A.G. apresenta um Rating de Crédito S&P de AA-, equivalente ao risco do

estado Português.

.. Com a instabilidade que se vive ao nível dos mercados a nível global, as Obrigações db

Rendimento General Electric representam uma oportunidade única de criação de valor

acima das taxas de juro sem risco, com risco controlado e sem qualquer correlação com os

mercados.

.. O Deutsche Bank considera oportuno explorar esta aparente "irracionalidade" dos agentes

de mercado: - O mercado parece não fazer distinção entre empresas de elevado Rating /

Solidez e empresas menos robustas – este produto visa beneficiar dos elevados spreads de

crédito que se fazem sentir no mercado, os quais encaramos como sendo uma rara

oportunidade de investimento.

Período de Subscrição:

.. Data de Início da Campanha: 03.11.2008

.. Data do Fim da Campanha: 31.12.2008

.. Atenção: As contas de Depósitos à Ordem dos investidores que subscreverem este produto

serão remuneradas, a partir da data da subscrição e até ao final do prazo de subscrição, à

taxa de 5.00% (TANB) para o montante subscrito.

como disse antes, parece-me só "facilidades" e ser fácil de mais, apenas com o risco de falência da GE e do DB....., o banco empresta assim dinheiro a um custo mais barato daquele que os clientes realizam ??????

tambén mão conheço muito bem este tipo de produtos.....e daí ficar reticente e pretender mais informação e sobretudo opiniões dos colegas do forum....

??? ???

ajudas???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As obrigações vão estar em negociação no mercado mas o fundo ñ vai estar indexado ao seu valor só se por algum motivo as quiseres vender é que será em função desse valor. O que acontece é que o DBank ao comprar um valor grande terá um valor de desconto nunca inferior a 10% á cabeça logo ai já estará a ganhar, é mesma coisa que ires comprar algo e por comprares em grande quantidade tens um desconto. E outra coisa é que isto foi negociado quando os mercados ainda estavam mais instaveis pq se fosse neste momento terias uma nunca superior a EUR3M + 0,75%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu como leigo, penso: compro o dinheiro a x+0,5 e vendo-o a x+3,35, logo margem de 2,85%....!!!!! parece-me bom, mas.....

já agora que conheces o produto, aconselhas? e o risco associado?

Se o lucro é só de 2,85%  não é muito... ao fim dos 5 anos dá uns 15% (sem contar com o IRS).

Voltando ao tópico...

É verdade que o investimento em produção de electricidade não faz ninguém rico. Mas há tanta coisa que fazemos que nos fazem mais pobres, porque não investir algum dinheiro em coisas que podem dar uma ajuda ao ambiente?

Eu se fosse a ti não investiria pela EDP, é da responsabilidade deles investirem. Se isso fosse o negocio do seculo, nao precisavam que ninguem vendesse a ideia.

E não é isso que o governo está a fazer ao dar oportunidade às pessoas de entrarem nesse investimento, obrigando a EDP a comprar a energia daí resultante? (sim, porque o preço não é nada atractivo para a EDP, se não fossem obrigados a comprar, de certeza que preferiam investir em mais uma dúzia de ventoinhas, saía mais em conta).

O facto do preço não poder ficar eternamente caro também faz algum sentido - não se esqueçam que o acréscimo de custos que a EDP tem ao comprar energia a estes preço é reflectido em nós consumidores. Aliás, a electricidade só não está mais cara porque o governo tem impedido os aumentos bruscos de várias dezenas de porcento que as companhias eléctricas precisavam de fazer para reflectir os custos dos investimentos nas renováveis no consumidor (como a lei as obriga, aliás). Em Espanha, passa-se o mesmo.

Se podes fazer um investimento hoje que te pode ajudar a sentir menos o peso da factura eléctrica no futuro... porque não?  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o lucro é só de 2,85%  não é muito... ao fim dos 5 anos dá uns 15% (sem contar com o IRS).

Sim mas é lucro com dinheiro do banco ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor