IRS - Morada Fiscal

4 posts in this topic

Posted · Report post

Pesquisei em vários foruns contudo não encontrei nenhum esclarecimento sobre a situação que passarei a descrever.

A minha declaração de IRS está identificada como contendo divergencias, e pelo que me acabei de perceber deve de ser pela morada fiscal.

Comprei casa em Novembro de 2010 e na altura efectuei a alteração da morada fiscal. Contudo em Novembro de 2011 fiz o cartão de cidadão e colocaram-me a morada antiga. Questionaram-me se queria manter a mesma morada de residencia registada no BI(como a casa antiga ainda me pertence e não vi qualquer inconveniente), sem explicarem as consequencias de manter a mesma morada, ao qual eu concordei e assinei a papelada.

Contudo, só agora me apercebi que quando fiz o cartão de cidadão alterou novamente a morada fiscal, o que irá originar uma divergencia no meu IRS, dado que declarei juros do crédito habitação da minha nova casa.

A minha questão é:

Como poderei resolver este problema?

No primeiro contacto que fiz com as finanças foram bem claros que o que conta é a morada fiscal a 31 de Dezembro, sem darem qualquer abertura para resolução deste assunto.

Desde já agradeço atenção dispensada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted · Report post

Alguém me poderia ajudar sobre este assunto?!

O que poderei fazer para solucionar o meu problema?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted · Report post

não podes, perdes o direito ao abatimento dos juros relativos à compra de habitação.

não foi o que te disseram nas finanças ? 

aliás essa norma (da data de 31 de Dezembro ) aplica-se a outras coisas : por exemplo o IMI de um dado ano (que é pago no ano seguinte, como sabes) é liquidado ao contribuinte em nome do qual a casa esteja a 31 de Dezembro desse ano. Ou seja, se adquirires  e registares uma casa a 30 de Dezembro vais desde logo pagar o IMI referente a esse ano e o anterior proprietário (até 29 de Dez ) fica livre desse encargo - a menos que negoceies com ele dar-te esse dinheiro ou fazer-te esse desconto no preço da casa !

Parece-te mal ? São as regras, há que respeitá-las. No teu caso há que assumir o (teu) erro que, embora por desconhecimento, em nada te pode eximir. Olha, para te consolar...para o ano há mais , a vida não acaba aqui !

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted · Report post

Boa tarde,

É o seguinte no preenchimento do anexo B ele pede me uma data de coisas

1º não consigo por a entidade que me passou o acto isolado, mesmo selecionando no campo 403 como sendo acto isolado, na declaração que a entidade me deu tenho 60€ mais os 13.80 de iva e o total de 73.80€ nao tenho retenção e nao sei os campos certos onde por os valores correspondentes. Obrigada

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Your content will need to be approved by a moderator

You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.