rpjsuser

Doação de Pais para filhos

4 publicações neste tópico

Bom dia ao fórum,

Tenho uma questão e preciso de uma ajuda para resolver um problema de herança.

Após o falecimento dos meus pais, apareceu uma doação onde a minha irmã tem direito à totalidade do único imóvel da herança dos meus pais.

A minha pergunta é, não terei eu direito a nada? Terei só direito a 1/3? Ou esta doação está sujeita à colação?

A doação foi feita nos anos 80, pelos meus pais à minha irmã, mas eu nunca assinei nada nem sequer sabia da existência da mesma.

Obrigado.

Ricardo Pinto

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

em principio tens direito ao teu quinhão e os teus pais não poderiam ter feito isso: a parte disponível da herança é de 1/3 apenas e sendo tu herdeiro legitimário não podes ser afastado da herança.

a menos que, por exemplo, esse imóvel seja menos de 1/3 da herança total: por exemplo, se os teus pais deixaram um imóvel de 100.000 euros e deixaram 500.000 euros no banco então eles poderiam dispor do imóvel, pois este era inferior à quota disponível, compreendes, e a herança seria tudo o resto, nesse caso a dividir em partes iguais por ti e pela tua irmã.

se existe apenas o imóvel então não podem fazer, essa doação é totalmente ilegal e deve ser anulada: até talvez a tua irmã compreenda isso, se for uma pessoa normal.

fala com um advogado , ou notário, que te ajudarão nisso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok. obrigado pela ajuda. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, a minha avó, antes de falecer doou a casa à minha mãe. A casa ainda não se vendeu e vão aparecendo despesas da água, luz, gás para pagar apesar de a casa estar fechada. A minha questão é: estas despesas deverão ser pagas na totalidade pela minha mãe ou deverão ser divididas por todos os filhos?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Para deixar um comentário é necessário estar registado

Criar uma conta

Registe uma conta nova na nossa comunidade. É fácil!

Registar uma conta nova

Entrar

Já está registado? Entre aqui.

Entrar agora