Visitante Zeta

Dúvidas no preenchimento do anexo G

43 publicações neste tópico

É a primeira vez que estou a preencher o anexo G e tenho muitas dúvidas... Em 2010 comprei um apartamento por 72 950 (sem empréstimo) e em janeiro de 2011 comprei uma casa que escriturei por 150 000, fazendo um empréstimo de 100 000 para tal. Em Abril de 2011 vendi o apartamento que tinha comprado em 2010 por 80 000. Eu fiz o reinvestimento antes de vender o apartamento, como se verifica. Eu gostava de saber quais são as mais valias... e que valor coloco no reinvestimento? Obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Valor da aquisição = 72950

Valor da venda = 80000

Mais valia = 7050

Valor reinvestido = 150000 (casa nova) - 100000 ( empréstimo) = 50000

Ou seja, só reinvestiu 50000 dos 80000 da venda.

A mais valia será tributado pela proporção do valor não reinvestido.

Reinvestiu (50000/80000) *100 = 62,5 %

Não reinvestiu 37,5%

Mais valia tributada = (7050 * 37,5%) / 2 (a mais valia só é considerada em 50%) = 1321,88

O apartamento vendido tinha de ser a sua habitação própria e permanente e a casa comprada tem de ter o mesmo destino (habitação própria e permanente) para se poder considerar o reinvestimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas eu para não ser penalizada, não precisava só de reinvestir a mais valia que tive da venda do apartamento? Ou seja os 7050? Pois foi apenas esse o meu lucro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não. Tem mesmo de reinvestir os 80000 da venda. Tudo que seja abaixo, vai sendo abatido conforme a proporção do valor reinvestido, conforme expliquei anteriormente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No valor do reinvestimento, para além de colocar os 50 000 ( 150 000-100 000) posso também colocar as despesas da compra da nova casa? IMT, escrituras...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não.

Mas dá para colocar (noutro campo) as despesas e encargos com a aquisição e venda do apartamento que vendeu.

Na coluna «Despesas e encargos» são inscritos os encargos com a valorização dos bens comprovadamente realizados nos últimos cinco anos e as despesas necessárias e efetivamente praticadas, inerentes à aquisição e à alienação do bem transmitido (art. 51.º do Código do IRS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é o valor que coloco na aquisição do apartamento que vendi? Coloco o valor da escritura ou o valor pela qual ele foi avaliado nas finanças e pelo qual paguei o imposto de selo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando maior, prevalece o valor patrimonial tributável.

Tanta no valor da  compra como no valor da venda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que coloco no anexo g no quadro 4, nº da linha? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sempre preenchi a declaração de irs dos meus pais, mas este ano, tenho algumas dúvidas.

O meu pai recebe uma pensão (reformado) da S.Social e recebe uma pensão de França onde esteve emigrado.

A minha mãe não aufere qualquer rendimento.

No ano de 2011, venderam um pequeno terreno, no valor de 300€, que tinha sido uma herança do meu avô.

1) a pensão de frança é introduzida no anexo J - rendimentos obtidos no estrangeiro?

2) a mais valia da venda do terreno é introduzida no anexo G?

Se sim:

qual o número para a "realização"? 401?

que coloco na "aquisição"?

Obrigada a quem puder ajudar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou neste momentoa preencher dec. Irs 2012, teno preenchido os A e H. Pretendendo agora registar depósitos de valores mobiliários, como faço para abrir o anexo G ??

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou neste momentoa preencher dec. Irs 2012, teno preenchido os A e H. Pretendendo agora registar depósitos de valores mobiliários, como faço para abrir o anexo G ??

Obrigado

O anexo G só estará disponivel a partir de 1 de Maio, na 2ª fase.

Veja bem se a sua situação se enquadra na 2ª fase.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Eu tenho uma dúvida que é a seguinte: Dois senhores receberam por herança um apartamento, esses senhores são irmãos e eram irmãos da senhora que faleceu e deixou o apartamento, que está avaliado em 75000,00€. Após ser tratada de toda a documentação, os senhores venderam a casa a uma 3ª pessoa pelo valor de 62500,00€. Gostaria de saber quais os campos que devo preencher no anexo G da modelo do irs. Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Eu tenho uma dúvida que é a seguinte: Dois senhores receberam por herança um apartamento, esses senhores são irmãos e eram irmãos da senhora que faleceu e deixou o apartamento, que está avaliado em 75000,00€. Após ser tratada de toda a documentação, os senhores venderam a casa a uma 3ª pessoa pelo valor de 62500,00€. Gostaria de saber quais os campos que devo preencher no anexo G da modelo do irs. Obrigado

Tem de preencher o quadro 4 do anexo G.

Linha 401 e campo 401, com tudo o que lá pede.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1ª Duvida

Vendi uma moradia por 50 mil

A avaliação das Finanças no ano de venda foi de 70.000

No anexo G, no campo "Realização" entro com os 50 mil ou os 70 mil ?

Se for o maior valor, vou pagar mais valia do dinheiro que não recebi, certo ?

2ª Duvida

Comprei uma moradia por 40 mil.

Vendi por 80 mil.

No ano de venda paguei IMI da moradia avaliada em 77 mil.

No campo "Aquisição" coloco os 40 mil ou os 77 mil ?

No campo "Realização" entro com os 77 mil ou os 80 mil ?

Aguardo e obrigado !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1ª Duvida

Vendi uma moradia por 50 mil

A avaliação das Finanças no ano de venda foi de 70.000

No anexo G, no campo "Realização" entro com os 50 mil ou os 70 mil ?

Se for o maior valor, vou pagar mais valia do dinheiro que não recebi, certo ?

2ª Duvida

Comprei uma moradia por 40 mil.

Vendi por 80 mil.

No ano de venda paguei IMI da moradia avaliada em 77 mil.

No campo "Aquisição" coloco os 40 mil ou os 77 mil ?

No campo "Realização" entro com os 77 mil ou os 80 mil ?

Aguardo e obrigado !

1ª questão = 70000

2ª questão:

Realização = 80000

Aquisição = 40000 ou, se maior, o valor patrimonial à altura da compra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho dúvidas no preenchimento do anexo G do IRS.

Em maio de 1996 comprei um apartamento por 50.000 euros com empréstimo bancário de 50.000 euros.

Em novembro de 2010 comprei uma moradia por 250.000 euros com empréstimo bancário de 210.000 euros.

Em outubro de 2012 vendi o apartamento por 60.000 euros.

Gostaria de saber quais os campos do anexo G que tenho de preencher, e como são calculadas as mais-valias.

Pelo que pesquisei na net, penso que se pode referir a venda do apartamento no quadro 4 do anexo G e não preencher mais nada. Acho que não obtive mais valias ao vender por aquele preço.

Agradeço informação.

Muito obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho dúvidas no preenchimento do anexo G do IRS.

Em maio de 1996 comprei um apartamento por 50.000 euros com empréstimo bancário de 50.000 euros.

Em novembro de 2010 comprei uma moradia por 250.000 euros com empréstimo bancário de 210.000 euros.

Em outubro de 2012 vendi o apartamento por 60.000 euros.

Gostaria de saber quais os campos do anexo G que tenho de preencher, e como são calculadas as mais-valias.

Pelo que pesquisei na net, penso que se pode referir a venda do apartamento no quadro 4 do anexo G e não preencher mais nada. Acho que não obtive mais valias ao vender por aquele preço.

Agradeço informação.

Muito obrigado

Anexo G:

Quadro 4

Titular = A ou B (ou C se for bem comum do casal)

Realização Ano = 2012

Realização mês = 10

Realização valor = 60000 ou, se maior, o valor patrimonial no ano da venda. Veja se consegue saber o valor patrimonial actualizado do apartamente e caso seja superior a 60000, será o valor patrimonial a ter em consideração neste campo

Aquisição Ano = 1996

Aquisição mês = 05

Aquisição valor = 50000 ou, se maior, o valor patrimonial à altura da compra. Provavelmente 50000 é maior.

Despesas e encargos = Os encargos com a valorização dos bens, comprovadamente realizados nos últimos cinco anos, e as despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação.

Na parte de baixo do quadro identifica o artigo e a quota parte = 100%

A mais valia será calculada pela diferença entre o preço da venda (ou, se maior, o valor patrimonial actualizado) e o preço da compra (ou, se maior, valor patrimonial à altura) actualizado pelo coeficiente de desvalorização da moeda (1,46) mais as despesas.

Mais valia = Valor da venda - (Valor da compra x 1,46) - despesas e encargos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite Sr. Ra

Muito obrigado pela anterior resposta, penso que presta um serviço muito útil.

Tenho também uma garagem que comprei por 2.500 euros em 1996, mas passados 4 anos as finanças enviaram-me um aviso para pagar mais imposto de sisa pois esta fracção foi avaliada por 1.170 euros (não sei se é o valor ptrimonial porque como tive isenção durante 10 anos, desconheço o valor patrimonial, só disponho de uma cópia da avaliação das finanças do conjunto das fracções do prédio onde consta 1.170 euros na minha fracção).

Esta fracção foi vendida também em 2012 e gostaria de saber se tenho que colocar nos campos de aquisição e realização os valores de compra e venda, ou os valores patrimoniais de 1996 e 2012 respectivamente se estes forem superiores.

Para exemplificar:

Valor de compra em 1996: 2.500 euros

Valor da avaliação conjunta das finanças de todas as fracções (coluna-valor tributavel) em 1996: 1.170 euros

Valor da venda em 2012: 2.500 euros

Valor patrimonial 2012: 6.970 euros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa o valor anterior de 1.170 é contos, portanto será 5.835 euros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Passados 23 meses da compra da casa, vendi o apartamento e reinvesti todo o valor recebido, 60.000 euros para abater no emprestimo de 210000 euros, quais os quadros e campos que preencho no anexo G?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite Sr. Ra

Muito obrigado pela anterior resposta, penso que presta um serviço muito útil.

Tenho também uma garagem que comprei por 2.500 euros em 1996, mas passados 4 anos as finanças enviaram-me um aviso para pagar mais imposto de sisa pois esta fracção foi avaliada por 1.170 euros (não sei se é o valor ptrimonial porque como tive isenção durante 10 anos, desconheço o valor patrimonial, só disponho de uma cópia da avaliação das finanças do conjunto das fracções do prédio onde consta 1.170 euros na minha fracção).

Esta fracção foi vendida também em 2012 e gostaria de saber se tenho que colocar nos campos de aquisição e realização os valores de compra e venda, ou os valores patrimoniais de 1996 e 2012 respectivamente se estes forem superiores.

Para exemplificar:

Valor de compra em 1996: 2.500 euros

Valor da avaliação conjunta das finanças de todas as fracções (coluna-valor tributavel) em 1996: 1.170 euros

Valor da venda em 2012: 2.500 euros

Valor patrimonial 2012: 6.970 euros

Os maiores, tanto na compra como na venda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Passados 23 meses da compra da casa, vendi o apartamento e reinvesti todo o valor recebido, 60.000 euros para abater no emprestimo de 210000 euros, quais os quadros e campos que preencho no anexo G?

Obrigado

Se se confirmar como valor de aquisição de 50000 e o valor da venda de 60000 (se realmente forem os maiores entre valores contratos vs valores patrimoniais), não precisa estar a declarar reinvestimento pois o valor de 50000 de 1996 actualizado para 2012, "salta" (por aplicação do coeficiente de desvalorização da moeda) para 73000. Ficando assim uma menos valia.

Se na mesma pretender declarar o reinvestimento, é o quadro 5 do anexo G.

Campo 501 = 2012

Campo 502 = campo do quadro 4 correspondente à venda.

Campo 507 = valor reinvestido (só pode colocar até à parte que não foi coberta por crédito bancário = 250000 - 210000 = 40000)

No Quadro 5A, identifica o prédio em que reinvestiu.

Notas:

- O apartamento vendido, tinha de ser à data da venda a habitação permanente (morada fiscal).

- A nova moradia, teve de passar a ser a nova habitação permanente até 6 meses após a venda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais uma vez o meus agradecimentos, o seu desenvolvimento foi uma excelente ajuda

Faltava somente para não de dar erros na validação, o preenchimento do campo 506 do quadro 5 do anexo G "INTENÇÃO DE REINVESTIMENTO" cujo valor coloquei igual ao campo 507 "Concretização do reinvestimento antes da alienação".

Melhores cumprimentos

:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Somos dois irmãos

Vendemos um apartamento em 2013 por 95.000,00 cujo valor para IMI é de 60.180,00

Fiz obras no meu apartamento no valor de 5000,00

Como devo preencher o Anexo G?

Atentamente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead