PedroContribuinte

Dúvida na tributaçãode rendimentos na Declaração IRS

8 publicações neste tópico

Boa tarde,

É o meu primeiro post neste fórum pelo que peço desculpa se já existe algum tópico com este tema.

A minha dúvida baseia-se com a interpretação, no Anexo B, quadro 4 C, da "opção pela aplicação das regras da categoria A".

Eu tenho obtido, desde 2008, rendimentos de categoria A e B, estes últimos com um valor sempre inferior a 10M€. Apenas este ano, com a entrega da declaração de IRS referente a 2011, se tornou claro para mim a diferença entre o Sim e o Não na questão "Em caso afirmativo, opta pela tributação segundo as regras  estabelecidas para a categoria A". Nos anos de 2008, 2009 e 2010 inseri sempre Sim. Efetuei o exercicio da simulação de entrega de declaração de IRS referente aos anos de 2008, 2009 e 2010, inserindo não, e concluí que paguei uma quantia considerável e completamente desnecessária ao longo destes três anos resultante apenas da minha ignorância sobre este assunto. A minha questão é se é possível entregar declarações de substituição referentes a estes três anos e, em caso afirmativo, é preciso alegar algum motivo mais concreto do que apenas alterar este ponto somente porque apenas agora tomei conhecimento do que se tratava.

Agradeço, desde já, qualquer esclarecimento que me possam prestar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já fiz a simulação para este ano e dá o mesmo valor colocando Sim ou Não nesse campo...Pensei que desse um valor diferente. No IRS de 2010 coloquei não e podia ter colocado Sim pois trabalhei para uma só entidade.

Acho que essa questão tributária só se aplica se tiver rendimentos de uma só entidade.

Quanto à sua questão, não sei responder mas duvido muito que possa corrigir as declarações anteriores.

Aguarde por alguém que saiba como isso se processará (também vou estar atenta à resposta que lhe derem).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

É o meu primeiro post neste fórum pelo que peço desculpa se já existe algum tópico com este tema.

A minha dúvida baseia-se com a interpretação, no Anexo B, quadro 4 C, da "opção pela aplicação das regras da categoria A".

Eu tenho obtido, desde 2008, rendimentos de categoria A e B, estes últimos com um valor sempre inferior a 10M€. Apenas este ano, com a entrega da declaração de IRS referente a 2011, se tornou claro para mim a diferença entre o Sim e o Não na questão "Em caso afirmativo, opta pela tributação segundo as regras  estabelecidas para a categoria A". Nos anos de 2008, 2009 e 2010 inseri sempre Sim. Efetuei o exercicio da simulação de entrega de declaração de IRS referente aos anos de 2008, 2009 e 2010, inserindo não, e concluí que paguei uma quantia considerável e completamente desnecessária ao longo destes três anos resultante apenas da minha ignorância sobre este assunto. A minha questão é se é possível entregar declarações de substituição referentes a estes três anos e, em caso afirmativo, é preciso alegar algum motivo mais concreto do que apenas alterar este ponto somente porque apenas agora tomei conhecimento do que se tratava.

Agradeço, desde já, qualquer esclarecimento que me possam prestar.

Pode sempre entregar, no entanto terá sempre coimas pois o periodo de substituição já passou... é uma questão de números. Será que compensa pagar a coima e enviar uma declaração de substituição?

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é o valor da coima por cada entrega de declaração de substituição de anos anteriores?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ou é 100 ou 125 euros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, obrigado pelas respostas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas. Fiz a mesma asneira na declaração de 2010. Gostaria de reclamar este ano.

Pedro consegui reclamar. Como procedeu?

Basta uma declaração de substituicão?

obgd

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas. Fiz várias declarações de substituição, uma por cada ano de queixa, mas ainda não obtive resposta. Darei notícias quando as tiver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor