Pataniska

Emigrante na Suíça desde 2010 - IRS em Portugal

19 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Obrigada aos criadores deste fórum !!

Tentei procurar casos semelhantes ao meu noutros assuntos mas ainda não consegui encontrar uma resposta mesmo concreta pelo que precisava da vossa ajuda;

Em Março 2010 resolvi juntar-me à minha família e vir trabalhar para a Suíça. Tive rendimentos unicamente por conta de outrem em Janeiro, Fevereiro e Março e depois despedi-me. Por burrice minha, perdi a minha senha e não entreguei o IRS desses três meses.. devia ter feito isso em março 2011...

1º Sabem dizer-me que tipo de multa me  espera quando quiser regularizar isto? Já não vou a Portugal hà mais de um ano e não tenho absolutamente nada em Portugal... (tirando uma conta à ordem com uns trocos..)

2º Vieram uns amigos aqui a casa hoje à noite e pregaram-me um susto daqueles pois disseram-me que devia ter declarado às finanças que já não vivia em Portugal e que no caso contrário, devia ter declarado os rendimentos que tenho aqui na Suíça... (aqui na Suiça, os impostos são enormes e directamente descontados do salário todos os meses...) Nunca imaginei que a partir do momento que não tivesse rendimentos em território português tivesse que declarar fosse o que fosse, afinal pago os impostos aqui...

O que precisava de saber é o que devo fazer para ter tudo direitinho... :) quais os problemas que poderei ter?

Obrigada desde já.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A situação não é tão má.

No entanto tenhaem atenção o seguinte:

1º.

Quando passou a trabalhar na Suissa deveria ter alterado a sua residência para esse país e comunicado esse facto á administração fiscal.

2º.

Deveria ter declarado que já não era residente em Portugal e que não mantinha residencia permanente ou "habitação" em condições que ... (artº 16º do cirs).

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_IGF/IRS/CIRS_ARTIGO_016.htm

Note que este artigo do CIRS  APENAS se aplica ao direito interno.

Tendo a Suissa uma CDT assinada com Portugal, apenas interessa o previsto nessa convenção!

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/919631BC-42BC-4631-AB64-DAC756823E13/0/suica.pdf

leia com atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá.

Estou a trabalhar e a morar na suiça. As finanças em portugal sabem que a minha morada é na suiça. No entanto tenho uma casa arrendada em portugal. Quais são as despesas que eu posso deduzir quando entregar a declaração de rendimentos em Portugal?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se bem consigo entender, é emigrante na Suíça mas faz o seu IRS em Portugal como NÂO RESIDENTE. É isso?

E mantém uma casa alugada em Portugal, ou seja paga as rendas dessa habitação.

Não entendo  porque razão tem a sua residência fiscal em Portugal.

Tem outros rendimentos em Portugal?

Paga impostos na Suiça e volta a pagá-los cá?

Ou só paga lá?

Ou só paga cá?

Reside cá mais de 183 dias por ano?

Anda a ser duplamente tributado?

Faz a sua declaração de IRS conjuntamente com a sua mulher e preeenche o anexo f?

Francamente não entendo a sua questão!

Se não tem cá rendimentos quer deduzir as suas rendas onde?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a trabalhar e a morar na suiça. As finanças em portugal sabem que a minha morada é na suiça. No entanto tenho uma casa arrendada em portugal. Quais são as despesas que eu posso deduzir quando entregar a declaração de rendimentos em Portugal?

Se a casa é tua e está arrendada a outros (foi o que percebi à primeira mas depois da mensagem do nili fiquei confuso) então podes deduzir às rendas que recebes as despesas com esse arrendamento (IMI, obras que sejam feitas na casa, condomínio). Só serás tributado sobre a diferença, ou seja, sobre o lucro que tens com o arrendamento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só alterei a minha morada para a Suiça em Março, tenho de apresentar IRS em Portugal e pagar os respectivos descontos dos meses de Janeiro e Fevereiro ou esses dias incluem-se naqueles que tenho direito a estar cá?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou imigrante nos estados unidos da américa,tenho uma casa para arrendar em portugal,além do imposto de selo ao registar o contrato, gostava de saber quanto vou pagar de imposto no fim do ano , uma vez que são os únicos rendimentos que tenho em portugal e arenda vai ser de 200,00€ por mês. Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou imigrante nos estados unidos da américa,

tenho uma casa para arrendar em portugal,

além do imposto de selo ao registar o contrato, gostava de saber quanto vou pagar de imposto no fim do ano , uma vez que são os únicos rendimentos que tenho em portugal e

a renda vai ser de 200,00€ por mês. Obrigada

Para além do imposto de selo (10% do valor da renda; não o pode declarar no IRS) tem de pagar IMI, seguros, condomínio...

Em relação à sua dúvida relativa a impostos seria necessário mais dados (cidade, valor do imóvel, valor patrimonial, despesas, opta por englobamento ou não, conta ter o imóvel arrendado o ano todo,...?) para lhe responder com um valor exato.

Use um dos simuladores que encontra aqui: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9548.0

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9548.msg91494#msg91494

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No inicio do ano vim para a suica procurar emprego, recebendo o fundo de desemprego de portugal, em maio comecei a trabalhar aqui, acontece que no inicio do ano comprei um apartamento em portugal , como faco em relacao aos impostos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No inicio do ano vim para a suica procurar emprego, recebendo o fundo de desemprego de portugal, em maio comecei a trabalhar aqui, acontece que no inicio do ano comprei um apartamento em portugal , como faco em relacao aos impostos?

Em primeiro lugar convém avisar as Finanças que já não és residente e desde quando. Porque essa casa em Portugal dá ideia que sim. Não te esqueças de garantir que ficam com uma morada onde possas receber atempadamente a correspondência (ou alguém da tua confiança o possa fazer) para evitar pagar multas por só ler notificações com meses de atraso.

Tens algum registo da saída de Portugal? É que essa notificação feita só agora pode complicar as coisas com o IRS - se passares mais de metade do ano fora de Portugal és considerado não residente e só és tributado sobre os rendimentos obtidos cá. Mas se for considerado que só saíste de Portugal agora em Julho, serás tributado como residente e aí mesmo os rendimentos obtidos aí na Suíça têm de ser declarados e tributados cá também.

Admitindo que consegues ser considerado não residente, e que os únicos rendimentos que obtiveste cá este ano foram os do subsídio de desemprego (não tributáveis), então não tens rendimentos cá e não terás sequer de entregar a declaração de IRS. Assim de repente, o único imposto que me ocorre que terás de pagar é o IMI, pela casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O comprovativo de que sai do pais foi feito na segurança social, para que podesse receber o subsidio de desemprego na suiça ,aqui fui acompanhada por uma conselheira federal que fez as comunicações a portugal ate começar a trabalhar em maio. O meu problema é se depois me pedem para pagar os impostos tambem em portugal, porque isso aconteceu ao meu namorado quando ele veio para a suiça. A minha casa neste momento é habitada pela minha mãe, e é ela quem a paga, apesar do credito e a casa estar em meu nome . Que faço em relação a isso? Vai me trazer problemas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O comprovativo de que sai do pais foi feito na segurança social, para que podesse receber o subsidio de desemprego na suiça ,aqui fui acompanhada por uma conselheira federal que fez as comunicações a portugal ate começar a trabalhar em maio. O meu problema é se depois me pedem para pagar os impostos tambem em portugal, porque isso aconteceu ao meu namorado quando ele veio para a suiça. A minha casa neste momento é habitada pela minha mãe, e é ela quem a paga, apesar do credito e a casa estar em meu nome . Que faço em relação a isso? Vai me trazer problemas?

Diria que tens bases para provar que estivestes mais de metade do ano fora do país.

Quando chegar a altura da declaração de IRS no próximo ano, metes como não residente e declaras só os rendimentos obtidos cá. Se te pedirem para comprovar a tua situação de não residente podes apresentar os comprovativos da SS.

Quanto à casa, não tens com que te preocupar - deixas é de poder deduzir os juros no IRS porque já não é a tua habitação própria e permanente. Se porventura tinhas isenção de IMI vais perdê-la (aliás, esse facto sim, justifica uma comunicação às Finanças o mais depressa possível). Por via das dúvidas, podes enviar uma mensagem através do e-balcão do Portal das Finanças a perguntar se deves fazer mais alguma coisa, só para confirmar. Não te esqueças de meter os detalhes que meteste agora na segunda mensagem, quanto mais clara a questão, mais adequada será a resposta.

Relativamente ao teu namorado, depende da altura em que ele saiu do país. Se passar mais de metade do ano cá é considerado residente e é tributado também pelos rendimentos obtidos no estrangeiro. Depois pode é apresentar os comprovativos de que já pagou imposto na Suíça e isso abate à tributação.

Mas, como referi, passando mais de metade do ano fora do país só se é tributado pelos rendimentos obtidos cá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou portuguesa  e  vivo no Brasil desde  os 5 anos de idade...  Trabalhei aqui toda a minha vida  e agora estou aposentada. e penso em  morar  em Portugal.... Gostaria de saber se for morar em Portugal eu serei tributada nos proventos que recebo no Brasil, visto que  já pago imposto de renda alto...Agradeço a sua atenção....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou portuguesa  e  vivo no Brasil desde  os 5 anos de idade...  Trabalhei aqui toda a minha vida  e agora estou aposentada. e penso em  morar  em Portugal.... Gostaria de saber se for morar em Portugal eu serei tributada nos proventos que recebo no Brasil, visto que  já pago imposto de renda alto...Agradeço a sua atenção....

Os residentes em Portugal são tributados sobre os rendimentos obtidos cá e sobre os que são obtidos no estrangeiro também. No entanto, o imposto pago no estrangeiro sobre esses rendimentos é tido em conta de forma a minimizar a dupla tributação.

Não é garantido que não vá pagar nada aqui (até porque os impostos em Portugal neste momento também são bastante altos) mas em princípio não vai pagar a dobrar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite a todos,

Obrigada aos criadores deste fórum !!

Tentei procurar casos semelhantes ao meu noutros assuntos mas ainda não consegui encontrar uma resposta mesmo concreta pelo que precisava da vossa ajuda;

Em Março 2010 resolvi juntar-me à minha família e vir trabalhar para a Suíça. Tive rendimentos unicamente por conta de outrem em Janeiro, Fevereiro e Março e depois despedi-me. Por burrice minha, perdi a minha senha e não entreguei o IRS desses três meses.. devia ter feito isso em março 2011...

1º Sabem dizer-me que tipo de multa me  espera quando quiser regularizar isto? Já não vou a Portugal hà mais de um ano e não tenho absolutamente nada em Portugal... (tirando uma conta à ordem com uns trocos..)

2º Vieram uns amigos aqui a casa hoje à noite e pregaram-me um susto daqueles pois disseram-me que devia ter declarado às finanças que já não vivia em Portugal e que no caso contrário, devia ter declarado os rendimentos que tenho aqui na Suíça... (aqui na Suiça, os impostos são enormes e directamente descontados do salário todos os meses...) Nunca imaginei que a partir do momento que não tivesse rendimentos em território português tivesse que declarar fosse o que fosse, afinal pago os impostos aqui...

O que precisava de saber é o que devo fazer para ter tudo direitinho... :) quais os problemas que poderei ter?

Trabalho na Suíça já à muitos anos, mas a minha esposa trabalha em Portugal, possuímos uma habitação própria em Portugal onde reside com um filho menor do casal como terei de apresentar os rendimentos de trabalho de ambos?

Obrigada desde já.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Os residentes em Portugal são tributados sobre os rendimentos obtidos cá e sobre os que são obtidos no estrangeiro também. No entanto, o imposto pago no estrangeiro sobre esses rendimentos é tido em conta de forma a minimizar a dupla tributação.

Não é garantido que não vá pagar nada aqui (até porque os impostos em Portugal neste momento também são bastante altos) mas em princípio não vai pagar a dobrar...

creio q pode registar-se como residente não habitual ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
creio q pode registar-se como residente não habitual ?

Admitindo que não foi residente em Portugal nos últimos 5 anos, sim, pode. E convém-lhe, é verdade.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Em 2014 trabalhei 3 meses em Portugal e os restantes 8 meses nos Paises Baixos, mas não dei baixa da minha morada fiscal junto das autoridades portuguesas. Todos os descontos (IRS, Seg Social) foram efectuados pela empresa onde estava. Terei de fazer referência a esses valores auferidos mo estrangeiro quando realizar o IRS de 2015 aqui em Portugal?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, sera que alguem me pode ajudar ?

Estou em vias de ir trabalhar para a suica. Como tenho familiares na alemanha viverei na alemanha e trabalharei na suica.

Alguem me pode esclarecer que impostos irei pagar ??

Obrigado

Leonor costa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead