xpt€

tendência dos juros nos DP´s para maio?

10 publicações neste tópico

Caríssimos,

Gostaria de deixar como tema de debate a tendência dos juros nos DP´s para o próximo mes(ou meses).

Sendo certo que a euribor está a baixar,a tendência natural seria as taxas descerem...no entanto a inflação é alta,e como sugeriu a DECO, não deveremos aceitar DP´s com taxas inferiores a 3,5%(mais ou menos)!! Posto isto,não terão os bancos de "lutar" entre si pelos cada vez menos investidores??de forma a manterem níveis,a assegurar financiamentos e o seu capital??

Ao fim de contas em que ficamos?

Penso que a maioria dos bancos "se está nas tintas" para o limite imposto pelo banco de portugal,uma vez que não saem "muito" penalizados por isso. Irá a Euribor "mandar" mais que a necessidade de financiamento e angariação de novos capitais por parte dos bancos??

Sobe?Desce?Mantêm-se?

Eis a minha dúvida....

Cps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estou mais inclinado para a descida.

Não é verdade que os bancos se estão nas tintas para os limites do BdP. Prova disso são as novas descidas que houveram desde que entraram as novas penalizações.

Isto por uma razão simples. Os bancos que mais querem os rácios não vão praticar taxas que impossibilitem de contar com esses DP nesses mesmos rácios.

Os bancos que se estão mais nas tintas para o BdP (PrivatBank e Invest) são os que não se preocupam tanto com os rácios, mas apenas com as contas internas deles e das taxas euribor.

Resumindo, com euribor a descer e o BdP a apertar, o cenário mais provável é mesmo descida das taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo esclarecimento,em quando falei "que se estavam nas tintas" estava-me mais a referir aos bancos online,não tanto aos tradicionais.Até porque no Santander,pelo menos comigo,dizem que cumprem escrupolosamente o "teto" imposto. Concordo consigo!

No entanto a euribor tem vinda a baixar desde à alguns meses e os bancos(tanto quanto sei) não acompanhavam de forma deliberada essa descida,é certo que aquando do BdP ter imposto essas penalizações as taxas caíram um pouco, no entanto têm aparecido novas taxas bastante aliciantes,como a do barclays(5%) e muitos das dos bancos online...

Certo de que terei muito a aprender consigo @ruicarlov,grato pelo sua dedicação para com todos os participantes desde fórum

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tendência dos Juros dos Dep. Prazo - DESCENDENTE PARA OS PROXIMOS MESES.

Vão continuar a existir alguns dep. prazo especiais, para cativar novos recursos para o banco, mas por norma serão sempre dep. prazo com periodos muito curtos (3 a 4 meses).

Independemente da imposição do Banco de Portugal, os bancos não irão por em causa a estabilidade da sua margem financeira.

Tens sempre outras alternativas aos dep. prazo, que conseguem remunerar com taxas acima da inflação tais como:

• Certificados de Tesouro (liquido a 5 anos = 5.10% , e 10 anos = 5.325%)
  • Obrigações : existem varias obrigações yields a apresentar valores acima 10% (no bigonline esta opcção é mais economica)
  • Fundos de Investimentos de Obrigações com Protecção de Capital (que estejam fortemente desvalorizados)
  • Fundos de Investimento em Mercados Bolsistas
  • Acções

Por exemplo no mês passado venceu um dep. prazo que tinha na cgd de 2500 (não mobilizavel) e rendeu 20,21 euros liquidos por 6 meses (miseria, mas tinha feito em 2009, por isso tive de comer).

Este mês de abril investi através do Activobank na compra de acções do BCP em que comprei 18200 acções por 0.110 e vendi 6 dias depois por 0.112 as mesmas acções, e tive um lucro liquido 21 € (as comissões de venda e compra foram 15.4 euros, a guarda de titulos está isenta em caso de titulos do BCP no ActivoBank).

Não estou a dizer para comprares a acções do BCP, mas existem outras alternativas +/- seguras que apresentam uma rentabilidade superior a um dep. prazo, desde que cumpras à risca o investimento.

Pessoalmente desde do inicio do ano tenho desinvestido nos dep. prazo, ultimos 2 dep. prazos com montantes acima 1000 euros que investi foram o ano passado:

Na CGD : 1000 € X 3.25% (TANB) X 1 ANO = 24.78 € + 25 € (PAP EXPERIANCE) = 49.78 €  (+6.5%tanb)

No Banif : 11500 € x 6.75% (tanb) por 10 anos com juros anuais

Depois disso tenho investido em outros produtos. Este ano somente tenho renovado algumas contas poupança com montantes inferiores ao que tinha, do estilo 100 euros no maximo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse do Banif foram os certificados de depósito, certo?

Também estive de olho neles em Outubro, mas só fiquei com dinheiro disponível em Novembro e nessa altura baixaram muito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse do Banif foram os certificados de depósito, certo?

Também estive de olho neles em Outubro, mas só fiquei com dinheiro disponível em Novembro e nessa altura baixaram muito.

Sim eram certificados de deposito. Para não conhece este produto, informo que o mesmo está abrangido pelo fundo garantia tal como qualquer outro dep. prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@davidmleal

certificados de depósito?eu que consiste ou consistia esse produto?

vi agora o seu post no banif e a tendência é mesma queda livre ao que me parece...so espero que o DP do barclays aguente mais e mesitos com os 5% a um ano!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certificados de Deposito de Medio e Longo Prazo

1. Identificação

Grupo de Familia de Produtos - Operações Passivas

Familia de Produtos - Deposito a Prazo

Descrição do Produto - Titulo representativo de deposito no Banif, nominativo e transmissivel por endosso, nos termos gerais, com ele se transferindo todos os direitos relativos ao deposito que representa.

2. Caracteristicas

Moeda - Euro

Montante Maximo - Não aplicavel

Montante Minimo - 5000 €, com incrementos em multiplos de 500 €

Garantia de Capital - Garantia de capital no vencimento

Prazo - 2,3,4,5,8 ou 10 Anos

Taxa de Juro - As taxas de juro anuais nominais bruta (não negociaveis) serão as que forem cotadas pelo Banif no dia da Constituição do Certificado

Periocidade de Pagamento de Juros - Semestral ou Anual, devendo a ultima contagem de juros coincidir com a data de vencimento do deposito

Regime de Juros - Simples e postecipados

Base de Calculo - ACT/360 com arrendomentos à centesima

Bonificações - As taxas cotadas estão adicionadas de spreads promocionais, como contrapartida do não resgaste antecipado do Certificado

Representação - Titulo nominativo que ficará, por defeito, à guarda do Banco

Despesas e Comissões - Não aplicavel

Renovação - Não renovavel

Resgate Antecipado - Não é permitido o resgate antecipado podendo, no entanto, os certificados ser transmitidos por endosso a Clientes com conta de Deposito à Ordem no Banif.

Caracteristicas especificas do Produto - Não permite reforços de capital. O capital e os juros serão pagos na respectiva data de vencimento, no caso o certificado esteja à guarda do Banco, ou na data da apresentação do certificado e/ou dos seus cupões na Direcção Financeira do Banif, caso tenha solicitado e autorizado o seu levantamento. O pagamento de capital e juros ocorrerá sempre em dia util.

3. Informação Pós-Contratual

Extractos - Informação em Extracto Integrado

4. Fiscalidade

Juros - Juros passiveis de IRS/IRC à taxa legal

Comissões - Não aplicavel

Despesas - Não aplicavel

5. Legislação Aplicavel

Certificados de Deposito - Decreto-Lei n.º372/91, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 387/93

6. Fundo de Garantia de Depositos

Os certificados de Deposito emitidos pelo Banif beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depositos sempre que ocorra a indisponibilidade dos depositos por razões directamente relacionadas com a sua situação financeira.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é possivel fazer uma desmobilização, mas é possivel endossar a outro cliente do banco que esteja disponivel assumir a aplicação.

Como os titulos ficam à guarda do banco, os juros serão creditos na conta ordem no dia do vencimento.

A taxa fica fixada para periodo longo com remuneração anual ou semestral, optimo de subcrever em periodos de taxas elevadas. Comparando com os depositos crescentes ou depositos não mobilizaveis que apresentam taxas médias inferiores os certificados apresentam uma melhor remuneração. Os certificados de tesouro tem uma remuneração semelhante, mas é preciso esperar 5 anos até ver frutos, enquanto os certificados bancarios remuneram à mesma taxa logo à partida.

Nem foi o gestor de conta contactou sobre este produto, tive a sorte de estar a ver o preçario do banif e achei estranho esse produto. E depois contactei o serviços atendimento que prestaram alguns esclarecimentos e depois fui informar na agência. Este produto tem zero de publicidade, mas talvez seja complicado vender algo que não tenha a palavra deposito a prazo, e que seja desconhecido para a maior parte da população. Os jornais economicos penso que nunca referiam sobre as taxas desse produto.

Mas a principal vantagem é estar garantido pelo fundo de garantia dos depositos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não estou enganado, foi neste fórum que vi pela primeira vez referência a esses produtos. Daqui fui olhar para o preçário e depois fui perguntar na agência.

A questão era que era para fazer uma conta conjunta com um familiar e ele demorou mais tempo a transferir o dinheiro. Entretanto entra o BdP, e os 6.5% a 5 anos desapareceram.... :-\

As novas taxas não valem a pena. Prefiro o DP de longo prazo do Privat

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead