Pedro85

IRS para bolseiros com actividade aberta

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tenho dúvidas sobre quando entregar a declaração de IRS.

Durante o ano passado tive rendimentos como trabalhador dependente (estive a trabalhar para uma empresa com contrato até meados de Março). No mesmo mês de Março, comecei a trabalhar num centro de investigação (onde me encontro agora), recebendo uma Bolsa de Investigação. Também abri actividade nas finanças durante o ano passado, pois recebo complementos de bolsa e para isso tenho que passar recibo verde.

Suponho que tenha de entregar a declaração de IRS em Maio, estou certo? Ou é já em Abril?

Já agora, os rendimentos que recebo da bolsa, tenho de os declarar em algum sítio na declaração de IRS?

Desde já obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho dúvidas sobre quando entregar a declaração de IRS.

Durante o ano passado tive rendimentos como trabalhador dependente (estive a trabalhar para uma empresa com contrato até meados de Março). No mesmo mês de Março, comecei a trabalhar num centro de investigação (onde me encontro agora), recebendo uma Bolsa de Investigação. Também abri actividade nas finanças durante o ano passado, pois recebo complementos de bolsa e para isso tenho que passar recibo verde.

Suponho que tenha de entregar a declaração de IRS em Maio, estou certo? Ou é já em Abril?

Se tem ou teve durante o ano de 2011 atividade aberta nas finanças, tem que entregar a sua declaração de IRS durante o mês de Abril (em papel) ou Maio (internet).

Relativamente à bolsa de investigação, existe o seguinte entendimento por parte da AT:

"As bolsas de Investigação, bem como as remunerações provenientes da realização de actividades

complementares, porque envolvem a prestação de trabalho subordinado e das mesmas

resultam vantagens económicas para a entidade de acolhimento, são enquadradas no artigo

2º, nºs 1e 2 do CIRS, estando, assim, sujeitas a tributação em sede deste imposto.

Aconselho-o a ler este comunicado da Associação de Bolseiros de Investigação Científica: http://www.abic-online.org/index.php?view=article&catid=14&id=321%3Abolsas-sao-isentas-de-irs&format=pdf&option=com_content

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor