Raudi

Efectuar partilhas sem acordo entre herdeiros

3 publicações neste tópico

Desde já agradeço as resposta e ajuda que me possam dar.

O meu sogro faleceu e os 4 filhos (2 rapazes e 2 raparigas) não se entendem quanto as partilhas e o que gostaria de saber era o seguinte:

Além de valores monetários existem algumas acções, um processo de divórcio pelo meio, duas viaturas, peças em ouro, um seguro de saúde da sávida, doações efectuadas ainda em vivo, e foi fiador num impréstimo habitação de um filho.

As doações efectuadas em vivo (uma viatura a cada um dos rapazes), tranferências monetárias (entre os €1000 e os €2500)  para um dos rapazes, do outro rapaz foi fiador do crédito habitação (por infelicidade teve de ser o meu sogro a pagar o impréstimo devido ao meu cunhado ter deixado de pagar). As raparigas nunca receberam nada até hoje.

Agora o que gostaria de saber era se as doações feitas em vivo  e se a questão dele ter sido fiador e ter liquidado o empréstimo contam para as partilhas.

A minha sogra tem direitos sobre os bens dele ou algum subsidio por parte da segurança social ou do próprio seguro de saude existente apesar de no processo de divórcio já terem sido feitas as partilhas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá boa noite.

a situação é a seguinte:

minha mãe casou e teve uma filha que é minha irmã, infelizmente o pai dela morreu, e o que tinham era uma casa começada. anos mais tarde a minha mãe voltou a casar e nasci eu. o meu pai acabou a casa e moram nela. ou seja somos irmãs só da parte da minha mãe. gostaria de saber visto que só existe  essa casa . que direitos tem ela a mais que eu, visto que a casa foi começada pelo pai dela, mas foi o meu que a terminou. ela gostava de herdar com a casa, mas e que direitos tenho dessa casa??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

minha mãe casou e teve uma filha que é minha irmã, infelizmente o pai dela morreu, e o que tinham era uma casa começada. anos mais tarde a minha mãe voltou a casar e nasci eu. o meu pai acabou a casa e moram nela. ou seja somos irmãs só da parte da minha mãe. gostaria de saber visto que só existe  essa casa . que direitos tem ela a mais que eu, visto que a casa foi começada pelo pai dela, mas foi o meu que a terminou. ela gostava de herdar com a casa, mas e que direitos tenho dessa casa??

A casa está em nome de quem?

Se estiver em nome da vossa mãe, caso esta falecesse primeiro, a casa ficava 1/3 para o marido e o resto dividido em partes iguais pelos filhos. Quando o pai morresse, a sua parte era dividida apenas pelos filhos dele.

Caso o pai fosse o primeiro a morrer, a casa continua no nome da vossa mãe e, à morte deste, é dividida em partes iguais pelos filhos.

Se estiver em nome dos dois, seja qual for o que morrer primeiro, à partida, os filhos dele terão sempre uma parte maior que a tua.

Tudo isto é obviamente alterável por testamento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead