SONIAROSA

Proposta de Investimento

2 publicações neste tópico

Gostaria de saber a vossa opiniao sobre este produto, obrigado.

•   Credit Linked Notes Portugal Telecom - CLN PT (para poder rentabilizar os seus activos, informo sobre o produto que vai estar em comercialização durante o próximo mês de Abril, sendo que o Documento Informativo ainda não se encontra disponivel, devendo estar disponivel ainda hoje).

Credit Linked Notes Portugal Telecom – CLN PT

• Prazo: 3 anos

• Taxa: 7,75% [TANB] Pagamento de Juros mensais
  • Periodo da Oferta: Abril (datas ainda por definir)

Caso invista 5 000 € minimo, para o mesmo montante investido em Obrigações ou no Produto Estruturado terá ainda acesso ao seguinte depósito a prazo:    Taxa: 4% TANBPrazo: 120 diasMontante: Igual ao Investido no CLN (com minimo de 5 000€) . 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lá vêm novamente as CLN....

Eu fiquei bastante de pé atrás com esse produtos depois de ler esta discussão:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=79007

Citando um post de lá que resume as CLN:

Os três maiores riscos das CLNs (que é um produto de risco alto) são o evento de crédito, o risco do emissor (que neste caso não é a PT, como parece, mas deve ser o BES) e a ausência de liquidez.

A definição de evento de crédito é bastante genérico e aberto a várias interpretações, como o fooman já referiu. A título de exemplo poderão ler no tópico das CLNs da Telefónica o pdf (página 2):

[table][tr][td]

[table][tr]      [td]Citação:[/td]  [/tr]  [tr]    [td]As Credit Linked Notes Telefonica estão sujeitas ao risco de crédito do Emitente.

As Credit Linked Notes Telefonica estão ainda sujeitas ao risco de crédito da Entidade

de Referência. Para o presente produto,  entende-se como Evento de Crédito as

situações de insolvência, falha de pagamento  e/ou  reestruturação, assim  como

determinadas pelo Agente Calculador com base nas deliberações do ISDA (International

Swaps and Derivatives Association, Inc.).  As deliberações podem ser consultadas em

http://www.isda.org/credit/. Em caso de Evento de Crédito o Emitente  ajustará ainda o

montante global devido aos  detentores das Notes  pelo valor (positivo ou negativo)  de

cancelamento do swap de taxa de juro contraído entre o Emitente e o Agente Calculador

Documento Informativo Credit Linked Notes Telefonica  2/9

para efeitos de cobertura do risco, incorrido pelo Emitente, de variação de taxa de juro.

O  reembolso do capital  investido que o produto proporciona na maturidade encontra-se

sujeito à não ocorrência de um Evento de Crédito. Assim, o pagamento de juros ao longo

da vida do produto e o reembolso de capital na data de reembolso do produto dependem

do bom cumprimento das responsabilidades por parte da Entidade de Referência e por

parte do Emitente. A remuneração e o capital não estão garantidos. [/td]  [/tr][/table]

Infelizmente já por diversas vezes e em diferentes bancos as CLN foram-me apresentadas como obrigações, o que é uma pura fraude, mesmo que haja um colateral por trás (nem sempre há, como o fooman já referiu).

As conversas mais habituais dos gestores de conta são:

- Dizerem que são obrigações normais

- Dizerem que transformaram um empréstimo da empresa X em obrigações

- Dizerem que têm obrigações de valor nominal alto (por exemplo obrigações de 50.000€) e transformaram-nas em obrigações de 1.000€ cada para que qualquer pessoa possa subscrever.

E geralmente omitem que isto tem não tem liquidez, ao contrário de uma obrigação cotada.

As CLNs podem ser um bom produto para quem esteja disposto a vender um seguro de crédito (uma espécie de CDS) de uma empresa mas, como pequeno investidor, não o consegue fazer porque não tem acesso ao mercado.

Quanto a investir ou não, é um produto derivado como tantos outros que já negociei e não vejo problemas desde que saiba onde me estou a meter (admito que a generalidade das pessoas não se dá ao trabalho de perceber o produto e muito menos de ler a ficha técnica e acreditam no que lhes é contado).

[/t][/t][/t]

Portanto cuidado. É um produto com risco. Mais risco que obrigações de empresas. Tendo em conta que temos a EDP a dar essa em obrigações (embora sem pagamento mensal de juros), eu pensava duas vezes.[/td][/tr][/table]

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead