viegaslx

Aluguer com contrato promessa de compra e venda

19 publicações neste tópico

Olá a todos. Tenho uma moradia geminada para venda acerca de 1 ano. Ontem apareceu-me uma pessoa interessada ( através de imobiliária ) a dizer que quer comprar a minha casa no entanto só pode comprar em Março/Abril ( quando receber os papeis para fazer o IRS - antes trabalhava em construcção civial e não descontava quase nada) mas que quer ir já viver para a casa e pagar um aluguer até essa altura e depois aí faz o contrato de compra e venda .

As questões que coloco são as seguintes:

1. Posso arrendar a casa até Março/Abril de 2009 ?

2. Os papéis dos rendimentos da entidade patronal para meter no Irs, chega para os bancos? ou tenho que esperar até agosto/setembro para ele receber nota de liquidação ?

3. O sr não tem disponibilidade de dar entrada (paga apenas 2 meses de aluguer), no entanto gostaria de saber se posso colocar no contrato para ele pagar uma indemnização se chegarmos a Março/Abril e desistirem?

4. Quais os riscos que realmente estou a correr neste negócio ?

O meu objectivo é apenas um : vender a casa, mas no entanto surgiu-me esta possibilidade. Gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Se a casa é tua podes fazer o que quiseres com ela

2. Julgo que servem. Acho que às vezes pedem os últimos recibos de vencimento para além /em vez dos papeis de IRS. Mas isso só o banco te sabe responder.

3. Contrato promessa compra e venda. As partes podem acordar as condições que quiserem. Mas era preferível que ele pagasse alguma espécie de sinal entretanto - pelo menos o dinheiro já ficava do teu lado. Que tal uma renda "particularmente alta", a título de sinal, cujos valores seriam abatidos depois ao preço de venda da casa?

4. O risco do comprador mudar de emprego ou mesmo ficar sem ele e ter que desistir da compra. O risco de desistirem do negócio depois de te darem cabo da casa enquanto lá moraram. O risco de teres que recusar outro potencial comprador porque entretanto tens um acordo com este... e este vir depois a desistir.

Agora, a probabilidade de ocorrência de cada um destes cenários é algo que só tu podes avaliar... apesar de haver por aí várias pessoas menos sérias a grande maioria continua a ser bastante honesta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obg pela resposta paulo.

Fazer um contrato de arrendamento até março/abril de 2009 é ilicito? o problema é que o periodo minimo é de 5 anos .

Trata-se de uma moradia com 2 anos ( nunca foi habitada - estado novo ).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obg pela resposta paulo.

Fazer um contrato de arrendamento até março/abril de 2009 é ilicito? o problema é que o periodo minimo é de 5 anos .

Trata-se de uma moradia com 2 anos ( nunca foi habitada - estado novo ).

Donde veio essa do período de 5 anos? Já procurei mas não encontro nada.

Conheço muito mal o Novo Regime de Arrendamento Urbano mas há lá uma disposição que altera o Código Civil e que diz:

SUBSECÇÃO II - CELEBRAÇÃO

Artigo 1069º - Forma

O contrato de arrendamento urbano deve ser celebrado por escrito desde que tenha duração superior a seis meses.

Se o limite mínimo fosse de 5 anos acho que não fazia muito sentido.

Além disso há que prever, parece-me, a hipótese de arrendamentos de menor duração como acontece no caso dos estudantes, por exemplo, que tipicamente arrendam a casa durante apenas 1 ano ou 2.

Talvez seja melhor esperares por outra opinião... mas realmente fiquei curioso de saber donde vem o limite mínimo de 5 anos...

Já agora, o Novo Regime do Arrendamento Urbano foi publicado na Lei n.º 6/2006 de 27 de Fevereiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me uma situaçao estranha!

Não pode dar entrada, mas quer alugar...

Uma renda alta passaria concerteza a ser um factor a considerar, mas também pode chegar a altura de comprar e não comprarem e nã quererem sair da casa, logo terás que os levar a tribunal...

Acho que deverias ter 2 pontos em consideraçao:

- Arranja informaçao sobre o interessado (ve se alguem ja caiu num problema semelhante :)), pede-lhe informaçoes sobre onde morava e tenta obter dados a partir daí.

- Eu não avançaria sem um contrato promessa compra e venda! Se o teu objectivo é vender, foca-te apenas nisso e não deixes que ninguem altere os teus próprios planos. Se ele quiser realmente a casa entra com um sinal e espera ate fazer o contrato. Quando queres comprar uma carro novo, não vais ao stand pedir para alugar e esperar que confiem em ti que compras passados uns meses... E se esses senhores, ppor descuido te incendeiam a casa, como resolverás o problema? Aposto que o seguro se corta a situaçoes de negligencia grosseira. Ora se o senhor não tem dinheiro... FICAS A ARDER!!!

Boa sorte e decide em consciencia!

Nelson

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me uma situaçao estranha!

Não pode dar entrada, mas quer alugar...

Uma renda alta passaria concerteza a ser um factor a considerar, mas também pode chegar a altura de comprar e não comprarem e nã quererem sair da casa, logo terás que os levar a tribunal...

Acho que deverias ter 2 pontos em consideraçao:

- Arranja informaçao sobre o interessado (ve se alguem ja caiu num problema semelhante :)), pede-lhe informaçoes sobre onde morava e tenta obter dados a partir daí.

- Eu não avançaria sem um contrato promessa compra e venda! Se o teu objectivo é vender, foca-te apenas nisso e não deixes que ninguem altere os teus próprios planos. Se ele quiser realmente a casa entra com um sinal e espera ate fazer o contrato. Quando queres comprar uma carro novo, não vais ao stand pedir para alugar e esperar que confiem em ti que compras passados uns meses... E se esses senhores, ppor descuido te incendeiam a casa, como resolverás o problema? Aposto que o seguro se corta a situaçoes de negligencia grosseira. Ora se o senhor não tem dinheiro... FICAS A ARDER!!!

Boa sorte e decide em consciencia!

Nelson

Gosto de ideias bem arrumadas e que fazem todo o nexo. Mais certo não pode estar o colega nfnf, isto claro em minha opinião.

E o mais importante, são as informações colhidas do individuo. Até pode parecer meio "Pidesco", mas recolher pelo menos duas informações e cruza-las permite obter dados que sem dúvida serão importantes sobre o que devemos ou não fazer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A senhora da imobiliaria foi investigar a vida da pessoa, e diz  que  está tudo ok .

Eles querem ir para lá habitar pq a casa onde vivem actualmente está mt longe do trabalho.

Este valor da prestação não iria abater sobre o valor final da casa.

Se ele der um sinal de entrada ( tipo 2500 euros ) + mensalidade (1 de caução) é arriscar mt ?

Isso dos 5 anos disseram-me. Não fui investigar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apenas uma questão:

- A Sra da imobiliaria vai ganhar com a transaçao já ou quando a casa for vendida?

Se for já, ela é interessada no negocio e portanto deverias descartar todas as informaçoes por ela dadas e procurares obter informaçoes por outros meios (nao conheces ninguem num banco que te possa dar um sinal sobre o estado financeiro do interessado, ou se faz parte da lista negra do BdP?).

Se ela se enganar sobre o interessado, não corre riscos: apenas tu estás a jogo!!

Ja te encontraste com ele? Ja falaste com ele e sentiste confiança no seu discurso?

Quanto a tua questao:

O sinal é melhor do que as duas rendas, pois não tens que devolver nada, caso ele desista(puro lucro), mas se for como entrada de aluguer tens que devolver ou não te vai pagar os meses finais.

Eu diria que se ele não consegue fazer o banco emprestar-lhe 3000-5000euros para um sinal, também não estou a ver o negocio a concretizar-se em Abril(5000eur nem é muito para uma moradia!).

Informaçao vale ouro.

Mas, a decisão deve ser tua!

Nelson

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tinha fixado um valor com a imobiliaria no caso de compra. Assim provavelmente terei que lhes pagar um mês ( ainda não discuti este assunto ). Isto foi-me dito ontem ao final do dia, por isso está tudo a quente. Ainda não conheci as pessoas, e irei tentar pedir a alguém para os investigar.

No entanto só aceitarei se houver um sinal.

Obg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra questão. É possível introduzir no contrato que caso ele não compre a casa até a data X, ele seja obrigado a pagar-me uma indemnização ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra questão. É possível introduzir no contrato que caso ele não compre a casa até a data X, ele seja obrigado a pagar-me uma indemnização ?

Um contrato promessa não tem grandes limitações. Deve é reflectir o acordo entre as partes. Se acordarem nesse sentido, claro que podes registar isso no contrato promessa.

De qualquer forma, caso ele não cumpra, no mínimo perde o sinal, não tens que restituir esse dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falei agora com a sra da imobiliária e ela disse o sr vai comprar uns móveis para a casa e como me paga 2 meses de renda, não tem agora possibilidade de me dar um valor em sinal. No entanto, diz que concorda com uma clausula no contrato em como ele tem de pagar 5000€ se não comprar a casa até Abril/2009.

Sinceramente assim acho que o risco é mt elevado e não irei aceitar.

:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

no arrendamento os cinco anos são o prazo regra do NRAU mas podes celebrar por menos tempo como o próprio art diz

Artigo 1095.o

Estipulação de prazo certo

1—O prazo deve constar de cláusula inserida no contrato.

2—O prazo referido no número anterior não pode, contudo, ser inferior a 5 nem superior a 30 anos, considerando-se automaticamente ampliado ou reduzido aos referidos limites mínimo e máximo quando, respectivamente, fique aquém do primeiro ou ultrapasse o

segundo.

3—O limite mínimo previsto no número anterior não se aplica aos contratos para habitação não permanente ou para fins especiais transitórios, designadamente por motivos profissionais, de educação e formação ou turísticos, neles exarados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não confies em demasia na sra da imobiliária pois ela de certeza que quer uma percentagem de tudo isto, e claro para ela está tudo bem, não é para alarmes mas eu tenho uma casa alugada e segundo me diz a dona da imobiliária eu tive muita sorte, pois eles tem muitas queixas de inquelinos que não pagam as rendas aos proprietários das casas, e eu todos os meses me pagam a renda toda certinha. neste caso considero-me um sortudo.

Lembrei-me agora, já foste ao banco de portugal pedir informações sobre essa pessoa.

cabeça fria e boa sorte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O artigo diz que se o prazo for inferior fica automaticamente ampliado ao prazo minimo: 5 anos.

Assim muito cuidado, pois podes estar a alugar por 5 anos.

Nao quero apenas pensar no pior, mas imagina qe o senhor se apanha la e depois com base nisso exige uma baixa no valor da casa ou nao deixa de alugar...

Bem, 4 meses tambem nao me parece muito para comprar uma casa, desconfio sempre de tamanha pressa nos negocios...

Como alternativa, penso que é possivel ceder a casa a titulo gratuito, sem ficares preso a um contrato que te pode prejudicar e ele pagar todas as rendas em avanço sob forma de sinal.

Cautela, que os caminhos faceis podem conter armadilhas.

Nelson

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como alternativa, penso que é possivel ceder a casa a titulo gratuito, sem ficares preso a um contrato que te pode prejudicar e ele pagar todas as rendas em avanço sob forma de sinal.

Não estou a perceber. Cedo a casa como ? que tipo de contrato é esse ? Ou seja, eles vão para lá agora e não faço contrato de arrendamento ?

Depois há questão da água e luz tendo em conta que a casa está no meu nome e eles querem ir já para lá ( daqui a 1 semana ).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

viegaslx :)

E se eles depois de lá morarem descobrem que afinal não gostam da casa. Há situações que só nos apercebemos delas depois de lá morarmos...

E se as coisas até correrem bem até à data da entrega dos papéis no banco e o banco não aceitar fazer o empréstimo?

E se o banco só aceitar a nota de liquidação do IRS, só lá para o fim de 2009 principio de 2010 é que teriam a escritura feita.

Penso que existem demasiados se´s nesta história.

Posso contar-te a história "parecida" que se passou comigo.

Quando entreguei os papéis no banco para a compra desta casa, tinha a minha antiga à venda. Por sorte, arranjei um comprador que não necessitou de empréstimo bancário. Consegui, assim, vender a outra casa 1º.

Desde a data de venda da antiga até à data de compra desta, o construtor emprestou-me esta casa e não me cobrou nada por isso. ;D

Mas foram apenas 10 dias, se fossem mais teria de alugar outra ou ir para casa de familiares.

Estás tentado a aceitar porque isto está mau para vender, mas se as coisas correrem mal, talvez percas mais do que se não aceitares...

Sempre podes pedir a opinião a um advogado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipocas nestas condições realmente não vou aceitar. A única coisa que me faria pensar era se me dessem 1 sinal ( neste momento já penso em 5000 €).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A sra da imobiliária diz que ele não aceita dar sinal  ( não tem dinheiro )  . Fim da História.

Obrigado a todos.  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead