Visitante Mónica Vicente

Duvida no IRS - Deduções especificas

7 publicações neste tópico

Boa tarde

Estava a fazer o IRS da minha sogra e tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer. Ela tem 75 anos e é viúva.

O ano passado quando apresentamos o IRS dela, ela nao teve que pagar nem receber nada, mas este ano a simulaçao refere que ela tem de pagar 1200 euros. Estive a comparar as duas simulações e a grande diferença, a meu ver, reside nas deduções específicas, que este ano são metade do valor do ano passado, o que torna o rendimento colectavel mais elevado este ano.

Em termos de anexo A, ela recebe rendimentos referentes à pensão dela e do meu sogro (todos eles de valor baixo e nao sujeitos a taxa de IRS) e em termos de anexo H, só estamos a indicar despesas de saúde e juros e amortizações da casa.

Na declaração do ano passado, indicamos o numero de IRS do meu sogro, porque tinha falecido nesse ano fiscal (2010), mas este ano já só indicámos que o estado civil dela era "Viuva".

Pode ajudar-me a perceber o porquê disto?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim de repente, vejo duas possiveis diferenças..

O ano passado foi considerada uma dedução especifica para cada um. Este ano é só uma. Imagino que o ano passado consideraram 12000 de dedução especifica e este ano só 6000.

E o coeficiente conjugal era 2 e agora é só 1.

Isto influencia a matéria colectável e o enquadramento no escalão das taxas a aplicar.

O que não entendo é como é que esses rendimentos não foram sujeitos a retenção na fonte e agora vem dá uma simulação de 1200 euros a pagar???!

Não há para aí erros de preenchimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação ao valor das pensões, a minha sogra diz não recebeu nada para preencher a declaração de rendimentos e, como tal, só tenho os dados que vêm preenchidos por default na propria aplicação quando estou a fazer o preenchimento (não tenho como comprovar a sua veracidade).

Relativamente aos valores:

Rendimentos (quadro 4A - Anexo A)

-Pensão: 7.880,46€ (sem retenção na fonte e com retenção de sobretaxa de 38€)

-Pensão: 2.653,28€ (sem retenção na fonte e com retenção de sobretaxa de 4,11€)

-Pensão sobrevivência: 1.025,46€ (sem retenção na fonte nem retenção de sobretaxa)

-Pensão sobrevivência: 5,714,28€ (sem retenção na fonte e com retenção de sobretaxa de 6,88€)

Deduções à colecta e benefícios fiscais (quadro 7 - Anexo H)

-Juros e amortizações: 61.604,00€

Despesas de saúde e educação (quadro 8 - Anexo H)

-Despesas de saúde (isentas de IVA ou a 6%): 931,88€

Obrigada

Mónica Vicente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É exactamente a situação de Ra descreveu...

Dedução específica este ano é 6.000,00€

Coeficiente Conjugal 1

Atenção que o pré-preenchimento da declaração pode não estar correto. É importante confirmar com o documento que foi enviado pela entidade pagadora. É realmente estranho não haver retenção na fonte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

repare que a sua sogra tem rendimentos superiores a 17.000 € e de retenções não chega a 50 euros. É claro que tem que pagar IRS, o que acho tb estranho é não terem feito a retenção na fonte. Mas se virmos são pensões baixas, o que se passa é que todas somadas já fazem um rendimento considerável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caso o ano passado tenha sido o ano do óbito do cônjuge, os cálculos são feitos como se fossem casados (coeficiente conjugal 2), e os rendimentos do cônjuge falecido são indicados como sujeito passivo F nos anexos respectivos. Será essa talvez a razão da segunda dedução específica que refere.

Tal não acontece nos anos seguintes: todos os rendimentos são declarados pelo sujeito passivo A, que origina a diferença nas deduções específicas (assim como no resto do cálculo).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor