Rodrigo Castanheira

CAsados, mas entregar o IRS em Separado

11 publicações neste tópico

BOas, o meu nome é Rodrigo, tenho uma duvida, sou casado a menos de dois anos, e a minha duvida é como posso entregar o IRS em separado?

Existe essa possibilidade? no simulador das finanças não encontro...

Outra coisa, estando a trabalhar o ano todo em 2010 na ilha da Madeira mas com residência fiscal no continente, posso escolher a opção da ilha da Madeira?

Desde ja obrigado..

cumps.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é possível. Os casados e não separados de facto têm de entregar o IRS em conjunto. É estranho que os unidos de facto tenham essa opção e os casados não, mas é a vida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entao quer dizer sendo casado th de entregar em comum certo?

E se for casado e tiver em separação? meto separado de facto?

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se for casado, mas estiver em separação, coloca tb casado. afinal de está em separação, quer dizer que ainda não se separou definitivamente.

quanto à questão da madeira, é apenas para os que tem residência fiscal na madeira, se a sua é no continente logo essa opção não é para si.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas entao e se ela n quiser fazer o IRS como casados? visto que na net se meter casado tenho de meter NIF e senha e nao tenho acesso a isso... como faço?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas entao e se ela n quiser fazer o IRS como casados? visto que na net se meter casado tenho de meter NIF e senha e nao tenho acesso a isso... como faço?

bem quanto a isso não tenho resposta, mas certamente que numa repartição de finanças sabem dar a resposta.

Afinal de contas não é uma questão de ela querer ou não querer, porque se não querer está a infringir a lei, agora se não houver cooperação de uma das partes o outro não pode ser prejudicado por causa disso.

Pelo sim pelo não, envia um email às finanças (está no site) para que tenhas a reposta deles tb por email. Sempre serve de comprovativo caso eles te informem mal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Efectivamente o que foi dito é o correto, no entanto, um casal pode estar separado de facto e residir na mesma habitação. A lei civil não se opõe e a fiscal também não...

Assim sendo, na Declaração Modelo 3 do IRS, Rosto, quadro 6, se selecionar a opção 3 - Separado de Facto pode fazê-lo. Esta opção é diferente da opção Separado Judicialmente, neste caso há necessidade de fazer prova documental.

Acredite que os funcionários das finanças não irão averiguar o que o faz com a sua esposa (ou ex-esposa) na vossa habitação.

Se optar por seleccionar a opção Separado de Facto a sua "esposa" terá que fazer o mesmo na declaração que entregar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

A minha questão vem um pouco fora de tempo, mas acredito q é oportuna.

Que tipo de prova documental se deve apresentar caso se opte por entregar a declaração como separado de facto?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Actualmente não é solicitada qualquer prova documental. Duas pessoas podem estar separadas de facto e partilharem a mesma habitação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, vivo à menos de 2 anos com o meu companheiro, precisamos de fazer o irs juntos ou podemos fazer separado?

Mesmo fazendo separado ele vai pertencer ao meu agregado familiar certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, vivo à menos de 2 anos com o meu companheiro, precisamos de fazer o irs juntos ou podemos fazer separado?

Mesmo fazendo separado ele vai pertencer ao meu agregado familiar certo?

Se é há menos de dois anos têm de fazer em separado. Para efeitos fiscais considera-se que são dois agregados familiares distintos (que, por acaso, partilham a mesma morada fiscal).

Para outros efeitos (por exemplo, SegurançaSocial) podem fazer parte do mesmo agregado familiar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead