ruben02

Dúvida sobre mais valias em venda de apartamento seguida de compra de terreno

6 publicações neste tópico

Viva,

A minha situação é a seguinte:

- Comprei em 1998, um apartamento por 87500 euros.

- Vendi-o em 2011 por 100000 euros.

- Em 2011 comprei 1/2 parte de um terreno para construção à minha namorada por 28500 euros.

- Ainda em 2011 iniciamos (em nome dos dois) a construção de moradia nesse terreno.

NOTA: Em 2011, recebi Notificação de Avaliação por parte das Finanças que indicou o valor patrimonial do apartamento como sendo de 55780 euros + 2890 euros da garagem.

Com base nisto, o que faço na declaração de IRS de 2011 ? Tenho que preencher o anexo G? Vou pagar mais valias ?

Estou um bocado confuso...

Agradecia ajuda.

Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem de preencher o anexo G.

Mesmo que não declare reinvestimento (compra do terreno, construção da nova casa), isso já dá "menos-valia".

Valor da aquisição = 87500  - valor actualizado aplicando o coeficiente de desvalorização da moeda = 87500 x 1,34 = 117250

Mais valia = 100000 - 117250 =  - 17250

Fiscalmente teve um "prejuízo" de 17250.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apesar de não ter imposto a pagar resultante da venda do imóvel, tem que declarar o valor da venda e o valor do reinvestimento no Anexo G.

Alerto que o imóvel vendido teria que estar destinado a habitação própria permanente, assim como o terreno (terá que construir a sua habitação própria permanente, se construir um armazem, já não é considerado reinvestimento).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora também fiquei com uma duvida... Concordei com a parte de ter de declarar no Anexo G a venda (como disse no meu post).

Mas ... o reinvestimento não é opcional de se declarar? apesar de realmente haver intenção de reinvestir...

Como não haverá mais valia tributavel o reinvestimento não ajudará em termos fiscais.

Mesmo assim é obrigatório declarar o reinvestimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não li bem e assumi que havia intenção de declarar o reinvestimento...  :-[

Efectivamente a reinvestimento é uma opção, havendo "mais valia" ou "menos valia".

Neste caso há "menos valia", não há por isso necessidade de declarar a compra do terreno.

Peço desculpa pelo lapso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E realmente pode ser intenção dele declarar o reinvestimento. E a sua resposta foi bastante esclarecedora e toca em pontos importantes para serem considerados os reinvestimentos.

Eu é que depois fiquei na duvida se seria opcional ou não...daí a pergunta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor