pedrofelgueiras

Onde investir +50.000 euros [averso a risco]

84 publicações neste tópico

Boa noite,

Sou novo neste fórum, que encontrei enquanto investigava a possibilidade de adquirir obrigações da EDP.

Pelo tópico das obrigações, de Novembro, fiquei "desencantado" com a perspectiva de as adquirir. Como me pareceu, também, que havia no fórum vários utilizadores profissionais e/ou conhecedores da área, propunha-me expor a minha situação para aconselhamento.

Não percebi se havia uma secção de apresentações ou passos a cumprir antes, portanto desculpem se estou a saltar algumas regras.

De momento, tenho uma poupança com 30000 euros, da ocidentalvida, que teve uma rendibilidade de 2.4% o ano passado. Parece-me baixo.

Acresce a isto cerca de 50 mil numa conta da CGD, cujos juros devem saber ser risíveis, tendo no último pagamento rendido 0.95%

Há ainda cerca de 25mil,de outra pessoa, que estão no fundo Santander Global, que teve resultados catastróficos este ano ( -11%), e que quereria também reinvestir, embora em separado (outro titular).

Pensei inicialmente em converter tudo em obrigações da EDP, visto que os 6% pareciam apelativos, mas já vi que com as diversas comissões fica bastante menos apetecível, e segundo o negócios, a taxa máxima possível seria de 4.47%. Acresce ainda o risco de incumprimento, que penso ser reduzido, tendo em conta a empresa.

O que perguntava aqui era, então, como acham ser a maneira mais rentável de investir o dinheiro. A ideia seria qualquer coisa até 3 anos, até por ter alguma fé que a partir de 2015 a conjuntura económica seja mais favorável, começando a haver recuperação assinalável. Dava preferência a instrumentos que pagassem regularmente, mas não é absolutamente essencial, se o trade-off for uma rendibilidade declaradamente maior.

Desde já agradecido por qualquer ajuda.

Cumprimentos,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é avesso a risco, então não há nada como começar a discutir os melhores depósitos a prazo. As obrigações podem de uma forma geral dar melhores rendimentos, mas isso é acompanhado de um risco maior (não são cobertas pelo fundo de garantia de depósitos).

Já que tem muito capital disponível, uma hipótese é tentar negociar taxas ao balcão de alguns bancos. Para isso recomendo o Banif ou então o PrivatBank (agência do Porto é a melhor para negociar, ao que parece).

Dentro de taxas tabeladas, uma opção rentável seria o banco Finantia.

http://www.finantia.pt/dynamic.aspx?one=on&type=_DEPOSITOS&itemIndex=4.1&menuid=_DEFAULT

Como pode ver, tem depósitos a 3 anos com 6% (a partir de 50.000€, pagam juros anuais) ou 6.5% (a partir de 100.000€)

São os valores mais altos para taxas tabeladas, seguidas do PrivatBank (5.5% a 3 anos), Invest (5.25% 1 ano)

Se quiser mesmo ir para as obrigações, procure comprá-las no mercado secundário e não no primário (como foi o caso da EDP 6%).

As obrigações que pagam mais são as Obrigações to Tesouro português - 11,6% YTM bruta até Setembro de 2013. Mas dado o que aconteceu na Grécia, muitos especulam que o mesmo pode acontecer a estas.

Por esse motivo obrigações de empresas são consideradas mais seguras.

Para que tem pouco capital só estão acessíveis EDP 2015 - 7,2% YTM; Brisa 2013 - 5,5% YTM; REN 2013 - 5,9%

e mais umas da EDP com outras maturidades com YTMs  6.9-7.1%

Mas no seu caso, como tem pelo menos 50.000€, já tem acesso a obrigações de bancos, que exigem mínimos de investimento maiores. O mais rentável de momento são as do BCP para 2014 (10,2% YTM)

Pode consultar uma lista aqui https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes

Caso opte por investir em obrigações, faça-o através do Big ou do Invest, que são os mais baratos. O BEST é careiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com tal capital, a negociação é a palavra chave como lhe sugeriu o ruicarlov. Atente neste artigo:

http://www.deco.proteste.pt/investe/20111018/719-Attach_s4921324.pdf

exemplo:

"no PrivatBank o funcionário disponibilizou-se para aumentar 0,5% a cada uma das taxas brutas dos depósitos a três, seis e doze meses para o montante de 25 mil euros. Assim, em vez dos 5,15% brutos, o nosso “cliente mistério” conseguiu 5,65% a seis meses."

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e por falar no Privat , pode-se abrir conta por correio sem la ir?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim mas tens de autenticar os docs!

Por vezes e se não ficar muito longe de uma das agências, eles deslocam-se para recolher os docs necessários, segundo o que me disseram na agência do Porto. Mas nada que um telefonema (ou email), não resolva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se não precisas de dinheiro compra ot 2013 de portugal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já tenho muitas ot e o principio fundamental é : não aplicar o dinheiro todo no mesmo produto nem no mesmo banco , diversificar...........................

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu comprava um imóvel... que pudesse ser arrendado por 400 euros por mês... não é difícil...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

imoveis! um desastre ainda pior no meio disto tudo e neste momento sobra pouco ou nada em termos de investimentos rentaveis e com segurança futura

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim mas tens de autenticar os docs!

Por vezes e se não ficar muito longe de uma das agências, eles deslocam-se para recolher os docs necessários, segundo o que me disseram na agência do Porto. Mas nada que um telefonema (ou email), não resolva.

A parte chata é a autenticação dos documentos uma vez que só pode ser feita por notários, advogados e pela própria instituição bancária, ou seja, como não me posso deslocar a uma agência do privat bank teria de pagar pela autenticação dos documentos. Será que existirá outra opção sem custos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não creio que eles tenham protocolo com os CTT para autenticar sem custos, mas de qualquer forma, deve sair mais barato nos CTT do que em qualquer outra das opções mencionadas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que, segundo o que ouvi, que nas Juntas de freguesia é mais barato! Ainda segundo o que ouvi, nos CTT é caro! Mas nada que um telefone não esclareça!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas opiniões e sugestões.

Acabei por investir numa obrigação do BCP, 50mil, com rendibilidade de 4.75%, a 360 dias, com resultado líquido de cerca de 1780 euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O quê? Só 4.75? Para 50k em obrigações séniores?

Meu caro amigo, se estava interessado em dívida de bancos podia ter mencionado isso aqui antes de se meter logo nisso. Se olhar para a minha primeira resposta menciono logo lá obrigações do BCP a acabar em Junho de 2014 (logo +/- 2 anos) com 10.2%

Actualmente estão com 9.5%, mas continua a ser uma grande diferença, ainda que o período de investimento seja mais longo.

Pronto, o que está feito está feito, mas não deixa de uma boa oportunidade perdida.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Dentro do teu perfil tinhas o deposito a prazo de 1 ano do barclays, a 5%, dar-te-ia 1875€ líquidos.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acabei por investir numa obrigação do BCP, 50mil, com rendibilidade de 4.75%, a 360 dias, com resultado líquido de cerca de 1780 euros.

Péssimo investimento para o produto em questão. Até num mero depósito a prazo 5,25% TANB (ainda tens muitas alternativas e melhor no Finantia para esse valor) terias uma rentabilidade superior: +/- €1.970

Nunca se compra dívida com rentabilidades inferiores a DP's

Foste bem enganado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o melhor ainda era este num curto espaço de tempo: 6,96%[table]  [tr][td]BCPPL 28/02/2013[/td] [td]

BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS

[/td] [td]

95,8385

[/td] [td]

6,9680

[/td] [td]

1,9060

[/td] [td]

28-02-2013

[/td][/tr]  [/table]

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Era uma questão de procurar e ter um outro tipo de aconselhamento :) daqui a 360 dias procura melhor!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se calhar a rentabilidade de 4,75% já é liquida o que dá no minimo 6% brutos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se calhar a rentabilidade de 4,75% já é liquida o que dá no minimo 6% brutos!

Se fizeres as contas vês que são 4,75 brutos, ou seja, 3,56% líquidos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Péssimo investimento para o produto em questão. Até num mero depósito a prazo 5,25% TANB (ainda tens muitas alternativas e melhor no Finantia para esse valor) terias uma rentabilidade superior: +/- €1.970

Nunca se compra dívida com rentabilidades inferiores a DP's

Foste bem enganado!

Não percebi muito bem porque disseste "péssimo negócio" uma vez que não estamos a falar de milhões... É verdade que a opção não foi muito feliz, mas tendo em conta as taxas actuais no máximo iria ganhar uns 2.250€ (6%) o que corresponde a menos 470€ (quase um salário mínimo) no final do ano ou aprox. 40€ mensais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Precisamente pelo que referiste. Não sendo um investimento de milhões há que o capitalizar ao máximo. Se eu tivesse milhões investia em dívida alemã ou depositava-o na Suiça. Não ganhava nada, mas sentia-me seguro.

Reitero que nunca se deve comprar um produto de risco superior com uma TIR inferior a um produto de menor risco. Não é lógico nem faz sentido.

Portanto, tal como vários comentadores afirmaram, para obrigações tinha investimentos bem melhores. E esses 470€ que referes, num DP a 6%, é uma diferença considerável.

É simplesmente um aviso para novos pequenos aforradores que vão surgindo pelo fórum à procura de conselhos. Há que ter calma e não assumir tudo o que o nosso gestor de conta nos diz ao balcão por melhor relação que tenhamos com ele(a). Há que reflectir e ponderar com calma e, depois de alguma pesquisa, tomarmos as nossas próprias decisões sem influência de terceiros.

É o nosso dinheiro que está em jogo e como actualmente não abunda em grande parte das carteiras e a tendência é diminuir há que o alavancar com a maior eficácia possível.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi muito bem porque disseste "péssimo negócio" uma vez que não estamos a falar de milhões... É verdade que a opção não foi muito feliz, mas tendo em conta as taxas actuais no máximo iria ganhar uns 2.250€ (6%) o que corresponde a menos 470€ (quase um salário mínimo) no final do ano ou aprox. 40€ mensais.

Por acaso é mais do que isso. Optando pelas obrigações do BCP, mas no mercado secundário, seria qualquer coisa como 3562€ líquidos. (Fazendo umas aproximações e já considerando o pior cenário da declaração de mais-valias onde 20% é tributado.)

Ou seja +1782€ num ano - o dobro do que vai receber. Todos podemos concordar que duplicar a rentabilidade, qualquer que seja o valor, não é de desperdiçar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

20% querias agora é 25% e até ver

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor