sniper_atomic

Fazer declaração de IRS?

7 publicações neste tópico

Boas,tenho uma duvida,se alguem me puder ajudar,agradecia.

Então é o seguinte os meus rendimentos enquadram-se na 3º situação ) Rendimentos de trabalho dependente, sujeitos passivos que tenham um rendimento anual, de trabalho dependente, inferior a 4.104€, estão dispensados de entregar a declaração de IRS.

Mas tenho um rendimento da categoria B, que é considerado ato isolado e em outras prestações de serviços e rendimentos, que esta isento de iva e não sujeito a retenção na fonte de IRS.

Devo mesmo assim prencher a declaração de IRS mesmo sem ter feito qualquer contribuição de IRS?

Devo preencher por causa do rendimento da categoria B mesmo que a retenção de IRS seja de valor zero?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, tem de fazer a declaração.

É na 2ª fase.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que me faz confusão é ter de prencher a declaração de IRS sem ter feito qualquer contribuição de IRS

Já que nao tenho valores a receber ou devolver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O facto dos seus rendimentos não serem sujeitos (estarem dispensados) a retenção na fonte em irs, não quer dizer que as contas estão acertadas com o fisco.

Se forem valores pequenos, certamente será como disse, nada a receber, nada a pagar.

Mas imagine que, por exemplo, o rendimento da categoria B (acto isolado) era de 9000 euros (dispensa de retenção até 10000)... retenção = 0

Era tributado sobre 70% que dava 6300 €.

Depois estes 6300 enquadram-se no 2º escalão... o que dava uma colecta de cerca de 760 euros. Mesmo abatendo a dedução do sujeito passivo, ainda dava cerca de 500 euros a pagar. Isto supondo que não havia despesas de irs para se deduzirem.

Por isso, apesar da dispensa da retenção, e do sujeito passivo nada ter "contribuído", ainda tinha contas a acertar  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim o rendimento da categoria B é pequeno, nao ultrapassa os 100 euros.

Vou preencher a declaraçao de Irs pela internet,penso que so o puderei fazer no mês de Maio,certo.

Obrigado pelo esclarecimento, Ra

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, pela Internet é em Maio.

Perde uns minutos e resolve isso. É só uma vez por ano  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas, não sei se alguém me poderá ajudar.

Sou mãe solteira e a minha filha está a meu cargo porém em 2011 não trabalhei, portanto a minha declaração de irs é a zeros. Resido com a minha mãe e quem pagou as minhas despesas e da minha filha foi ela. Apesar de não ser dependente nem por idade nem por deficiência, estive dependente da minha mãe, qual é a melhor forma de declarar? Creio que não posso ser o sujeito passivo B do Irs da minha mãe ou isso é possível? Obrigada desde já...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor