Visitante Hélder Fernandes

Venda de Pinhal proprio

7 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tenho uma duvida que me está tromentar para fazer o meu IRS este ano, o que se passa é que este ano vendi madeira de um pinhal proprio a um madeireiro que me rendeu a quantia de 27500€, na altura perguntei a uma contabilista se teria de colocar o valor em IRS, o mesmo disse-me que até 40.000€ estava isento de colocar o respectivo valor em IRS. Desta forma vendi a madeira e assinei uma declaração de venda ou coisa parcida com o respectivo madeireiro como prova do pagamento da mesma para que o mesmo podesse provar a saida do seu valor.

Agora quando vou para fazer o IRS um outro contabilista diz-me que fiz tudo mal, que devia ter feito um acto isolado e pagar o IVA da receita. e ainda tenho que por isto em IRS, o certo é que já falei com mais contabilistas e fiz leituras na net e não chego a uma conclusão expecifica. o que verifiquei é que:

Segundo o  ARTIGO 9.º, n.º 36 estou Isento de pagar IVA da respectiva venda conforme o seguinte link:

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_IGF/civa_novo_modelo/aplicacoes/Art_009_36.html

e em relação ao IRS tambem encontrei o seguinte:

São excluídos de tributação: Os proveitos resultantes de actividades agrícolas, silvícolas e pecuárias, cujo valor bruto isoladamente ou em conjunto com outros rendimentos ilíquidos sujeitos, ainda que isentos, de qualquer categoria e que devam ser englobados, não exceda, por agregado familiar, 5 vezes o valor anual do salário mínimo mais elevado (€ 33 250,00)

(n.º 4 art. 3.º);

http://www.jn.pt/infos/pdf/CATEGORIAB.pdf

As minhas questões são as seguintes:

Tenho uma declaração de rendimentos por contra de outrem de 7700€ relativa ao ano passado, segundo o ponto anterior devo somar esse valor ao que recebi da receita do pinhal para saber se ultrapassa 5 vezes o salario minimo?. se for dá-me 35200€, mas a frase diz "cujo valor bruto isoladamente ou em conjunto" e não diz e".

Por outro lado o salario minimo anual contabiliza os 14 meses ou a conta é só a 12 vezes?

Como devo proceder: sendo que sou o unico que tenho rendimentos e a minha mulher não, se tiver de colocar este valor no IRS onde coloco? que categoria devo apresentar?

Ou será que existe mesmo alguma lei que não sou abrangido até aos 40.000€ conforme me disse o 1º contabilista?

Muito grato pela atenção,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O seu primeiro contabilista tinha razão!

Estou mais que farto de TOCs e contabilistas que não entendem as especificidades da empresa agrícola e dos outros que acham que vender a mobilia da casa é uma transacção sujeita a impostos!

O cúmulo da debilidade mental veio em certos estudos que consideravam produção agrícola destinada a auto consumo como uma forma de economia paralela!

Pelos vistos tais génios da economia vevem por exemplo considerar a actividade sexual do casal como uma forma de actividade económica: por essa razão cada casal deve fazer a média mensal das suas relações, atribuir-lhe um preço médio, (pode para o efeito consultar a publicidade no Correio da Manhã) declarar esse "rendimento" mesmo tratando-se de "autoconsumo"!!

Se o meu caro não tem qualquer empresa agrícola serve perfeitamente a declaração que fez.

Repare que na actividade silvicola há custos! Se o meu caro vende agora por 30 000 euros, 40 000 euros ou mais  Quem vai calcular as despesa efectuadas muitas vezes ao longo de gerações para que uma floresta atinga esse valor?

Na cabeça dos contabilistas "urbanos" esses rendimentos são tipo chuva!!! Caem do céu!

Para ficar esclarecido consulte um agrónomo ou um técnico Agrícola ou florestal!

Não vá em cantigas de contabilistas. nem tudo é empresa, e mesmo na agricultura ou silvicultura nem tudo é empresa agrícola!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

ao ler este tópico, fiquei com uma dúvida:

faço o irs do meu pai todos os anos. Ele já é reformado e a minha mãe não tem qualquer rendimentos. No ano passado, venderam um terreno (pequeno) no valor de 300€ - herança de meu pai. Esse valor tem de ser declarado? Em que anexo?

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

ao ler este tópico, fiquei com uma dúvida:

faço o irs do meu pai todos os anos. Ele já é reformado e a minha mãe não tem qualquer rendimentos. No ano passado, venderam um terreno (pequeno) no valor de 300€ - herança de meu pai. Esse valor tem de ser declarado? Em que anexo?

Obrigada.

Anexo G durante o mês de Abril se entregar em papel, durante o mês de Maio se entregar pelo portal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos, na realidade consultei no Google precisamente porque tenho o mesmo problema, quero vender este ano madeira de pinho e eucalipto. Através da ajuda preciosa do Sr. Hélder Fernandes que facultou os sites para podermos ler a legislação em vigor, fiquei melhor esclarecido, pois, já tinha ouvido várias opiniões todas elas discordantes.

À Primeira vista sou obrigado a concordar com o Sr. Agrónomo visitante, que acho aliás, que não só deu uma boa resposta, como também colocou com alguma ironia salutar nos comentários que proferiu, pois na realidade, o estado só ainda não se meteu na vida conjugal/sexual porque ainda não se lembrou. Mas salvo melhor opinião numa leitura mais atenta precisamente do artigoº 9 nº 36, que diz, passo a citar : As pessoas singulares ou coletivas que tenham explorações agrícolas, silvícolas e pecuárias estão abrangidas pelo n.º 36 do art. 9.º do Código do IVA, isto é, desenvolvem uma atividade isenta de imposto sobre o valor acrescentado que não lhes confere direito à dedução. PORTANTO SE NÃO EXERCEREM OUTRAS ATIVIDADES,NÃO ESTÃO OBRIGADOS AO REGISTO EM IVA.

Por isso resta saber se o Sr. Hélder Fernandes tem outros rendimentos provenientes de outras atividades. interprete-se se tem uma profissão exemplo: professor, Policia, Banqueiro, etc. terá segundo a minha análise que declarar pois já tem rendimentos provenientes de outra profissão (embora pessoalmente não concorde com isto, acho abuso do Estado) se só vive da agricultura e não ultrapassa os valores anuais que originam a obrigatoriedade de declaração não tem obrigação de declarar.

Agradeço caso exista uma opinião mais correta ou informada do que aminha, que me corrija e que informe os restantes pois o direito ao conhecimento das leis é uma vantagem para todos nós.

Bem haja para todos os intervenientes

Sinceros cumprimentos

Rui Ferreira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradecia ajuda no esclarecimento do seguinte ponto, na medida em que não consigo obter opinioes coincidentes sobre a matéria em causa (inclusive junto do nº de apoio das Finanças) : -Este ano-2014-, vou vender madeira (pinho/eucalipto) de propriedades minhas, situação que é feita pontualmente, dado que não sou produtor florestal.Sou trabalhador por conta de outrem e tenho rendimentos de trabalho dependente.A minha dúvida é sobre a tributação em IRS : qual vai ser o impacto fiscal desta venda esporádica ?Grato pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Agradeço, se possível, a ajuda de alguém entendido na seguinte questão: Sou reformada de escriturária, e vendi em 2013, em ato isolado, por 4.000 euros, a madeira de um eucaliptal que herdei de meus Pais. Assinei uma espécie de recibo que o comprador me passou, sem constar qualquer referência a IVA. Serei tributada desse rendimento em IRS? Tanto quanto consigo interpretar a lei respetiva, se isoladamente o rendimento não ultrapassa os 22.637,88 euros, estou isenta; será que ou estou errada? Obrigada

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead