Lucko23

Indemnização por despedimento / IRS

2 publicações neste tópico

Boa noite!

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida relativa à entrega de IRS. A minha esposa foi despedida em 2011. No último mês trabalhado recebeu os proporcionais Férias e Natal + Férias, etc e recebeu uma indemnização correspondente aos 3 anos trabalhados no valor de 2570 €. Tenho de declarar esse valor na declaração? Onde? A minha ideia é que não devo declarar nada, até porque no recibo que lhe deram na rubrica "indemnização" diz que está isenta de IRS, sendo que nas restantes rubricas fizeram-se descontos. No entanto algumas pessoas dizem-me que sim, que tenho de declarar esse valor e, no meio disto tudo, apenas quero evitar problemas.

Não sei se ajuda mas ela recebia um ordenado mensal bruto de 842 €.

Já agora, a ter de declarar, se optar por "Declaração pré-preenchida ou anteriormente submetida" esse valor não consta logo automaticamente (declarado pela entidade empregadora)?

Grato pela atenção e parabéns pelo Fórum.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

alínea B) do nº4 do artigo 2º do CIRS.

"B) Na parte que exceda o valor correspondente a uma vez e meia o valor médio das remunerações regulares com carácter de retribuição sujeitas a imposto, auferidas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo número de anos ou fracção de antiguidade..."

Se exceder, tem que declarar o excedente. Se não, não há nada a declarar.

Não excede.

Se optar pelo pré-preenchimento, consta logo os valores declarados pela entidade patronal e sujeitos a IRS. (além das contribuições para a ss, impostos retidos...)

Não vai constar, porque não está sujeito a irs...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead